About Me

Desert Smoke – “Desert Smoke” Review


Como já puderam reparar, o próximo álbum dos Desert Smoke é homónimo. Lançado no dia 28 de março, este novo trabalho sucede a Karakum de 2019, ou seja, estamos a falar de uma banda que leva o seu tempo a fazer as coisas.
É muito habitual lermos nas críticas a álbuns de stone rock que a sua música nos leva numa viagem, nos mostra uma paisagem, bláh, bláh, bláh… facilmente me imagino a conduzir ao som deste quarteto, em direção ao horizonte, mas a sua música vai muito para além disso. Será possível passar uma mensagem, ou apelar aos sentimentos do ouvinte através da música, sem recorrer a vocais? Claro que sim, embora tal tarefa não seja fácil. Os Desert Smoke conseguiram-no neste trabalho, através de quatro novos temas com enorme qualidade. Podem fazer-nos pensar, entretendo-nos em simultâneo, pois são suficientemente psicadélicas para isso, fazendo com que aqui e ali revisitemos distantes décadas ao som de uma incansável guitarra solo.
Os riffs são também uma presença constante (como não podia deixar de ser) e o primeiro tema, Fuzzy Txitxu”, é aquilo que se pode chamar de uma entrada a todo o gás. As músicas que formam este álbum podem parecer poucas, mas são longas, fugindo muito aos habituais quatro minutos pelos quais muitos artistas se pautam e foram alinhadas neste álbum com mestria. Não só o ritmo dentro de cada tema oscila, tornando a sua descoberta uma agradável experiência para quem ouve, mas também as próprias músicas, por serem diversificadas, sem nunca fugirem ao género que as caracteriza, encontram-se na ordem perfeita.
Se fosse preciso uma prova da qualidade deste trabalho, ela aqui está. Os Desert Smoke estão prestes a fazer-se à estrada para o promover em algumas importantes salas europeias. A escolha para primeiro avanço deste trabalho recaiu em “49th Steam Box” que tem peso e melodia nas dozes certas, mas eu confesso ter ficado muito agradado com a anterior, “Blind Watcher”.
As qualidades destas quatro faixas fazem deste trabalho um bom álbum. Se existe algo a que possamos apontar o dedo, será apenas por saber a pouco. Mais um tema, com atributos semelhantes aos restantes, tornaria a tal “viagem” ainda mais agradável e a “paisagem” ainda mais bonita.

Nota: 8.5/10

Review por António Rodrigues