A banda de metal progressivo melancólico confirmou que entrou em estúdio em Ribe, Dinamarca, com o produtor Jacob Hansen para começar a gravar a continuação do álbum “Halo” de 2022. Espera-se um lançamento no outono de 2025 via Reigning Phoenix Music.
Os finlandeses partilharam uma foto da banda com Hansen no estúdio com a seguinte mensagem:
“Saudações da ventosa Dinamarca! Aqui estamos nós a gravar o 15º álbum de estúdio dos Amorphis com Jacob Hansen como produtor. Desta vez, quisemos quebrar um pouco a nossa fórmula habitual e explorar novas nuances produtivas. É inspirador estar aqui, e os próximos meses vão revelar como os Amorphis vão soar em 2025.”
Hansen tem vindo a oferecer serviços de classe mundial nas últimas duas décadas. Produziu, engenhou, misturou e masterizou inúmeros nomes do mundo da música pesada, incluindo artistas como Volbeat, Arch Enemy, Amaranthe, Katatotina, The BLack Dahlia Murder, Pretty Maids, Epica, Delain e Evergrey.
Numa entrevista de julho de 2024 à Loud TV, o teclista dos Amorphis, Santeri Kallio, falou sobre o progresso do processo de composição do 15º LP de estúdio da banda:
“Acho que toda a gente já fez algumas músicas nos seus estúdios caseiros, mas ainda não as reunimos. Acho que vamos começar depois de a tour de 'Halo' terminar. Faremos uma tour americana com os Dark Tranquility, que começará no grande festival ProgPower, em Atlanta. Eu diria que, depois da digressão, começamos a recolher o material e a enviá-lo para o produtor. Depois este poderá selecionar um pouco as canções e dar-nos ideias.
Diria que, no final do ano, provavelmente já teremos a maior parte dos instrumentos gravados. Acho que está planeado para sair talvez no próximo ano, no outono ou algo do género, porque leva tempo a fazer a promoção e a preparar tudo. No entanto, para ser sincero, ainda não temos a data de lançamento definida. Mas eu diria que no inverno o álbum será gravado, misturado e masterizado e provavelmente o mais tardar em março, talvez já em fevereiro [de 2025] será lançado. Ainda está um pouco em aberto para nós”.
Por: Marta Oliveira - 09 janeiro 25