About Me

ΔIII/XIII – “Abysminal” Review

Algo muito fora da caixa, é o mínimo que se pode dizer acerca deste trabalho dos ΔIII/XIII. Com a curiosidade extra de ter sido gravado ao vivo, este Abysminal é denso, escuro e leva-nos até um sítio profundo, muito, muito profundo.
O palco escolhido para a recolha deste registo sonoro foi o da associação GASOLINE, por altura do festival OUT.FEST, no Barreiro, mais propriamente na sua edição de 2023. Ou seja, estamos perante uma gravação com mais de um ano, mas não deixem que isso vos assuste, pois 2023, 2024, a sonoridade deste agrupamento do Barreiro precisará de muito mais de 12 meses para que fique fora de validade.
A música em Abysminal é experimental, no verdadeiro sentido da palavra, o que torna esta gravação ao vivo um verdadeiro ato de coragem. É possível existir ordem no caos? Os ΔIII/XIII parecem querer responder a isso neste trabalho. A sua sonoridade drone é alimentada com componentes ambientais e consegue-se perceber a tensão existente em cada um dos cinco temas que compõem Abysminal.
Apesar de ter sido gravado no primeiro concerto da banda, este álbum visa encerrar um capítulo, que marcou o consequente arranque para uma próxima fase que exige muita preparação. Os temas são cantados em português, neste álbum que vai ser lançado no próximo dia 13 de dezembro.
Este é um trabalho que vale pela audácia de ter sido gravado ao vivo, apesar de viver do improviso, tornando-o assim num registo importante deste quarteto do Barreiro.

Nota: 7.2/10
Ouvir ΔIII/XIII, no Bandcamp
Review por António Rodrigues