Alguma expetativa em torno deste novo trabalho dos Black Hill Cove. A banda obteve um considerável impacto no denominado underground nacional através do seu álbum de estreia, Broken, de 2021, sendo, portanto, natural que estejam muitos olhos postos neste novo Ex Tenebris Vita.
Autêntica constelação de estrelas a que se encontra reunida nesta banda. Não gosto do termo “superbanda”, mas é certo que os elementos que compõem os Black Hill Cove já deixaram -ou continuam a deixar- a sua marca em projetos importantes como Painstruck; Grog; Fonte; Grankapo; Switchtense e We Are The Damned. É muito provavelmente esta combinação de estilos que torna a música dos Black Hill Cove tão interessante e variada. Se por um lado temos “Another Step to the Sun”, primeiro single de avanço e que tem um refrão que entra bem no ouvido, com a dose certa de melodia, temos também “No Escape” que para além de segundo single, é também o tema de abertura deste álbum. E que abertura, é aquela estalada necessária para nos despertar para o que aí vem, pois trata-se de uma música bem rasgadinha e direta. Encontramos outras com esses atributos ao longo deste álbum, “Carry On” e “Enemy of Self” são dois bons exemplos disso mesmo.
A mistura de estilos musicais é notória em todo este disco, com destaque para o death metal e o hardcore, que predominam, mas como a própria banda gosta de referir, o thrash metal e o Groove também estão presentes nas suas composições. Atentemo-nos em “You”, música que foge ao conceito deste trabalho e onde encontramos Rui Fac num registo vocal, também ele, bastante diferente.
Falta referir que o terceiro single de Ex Tenebris Vita já se encontra disponível. A escolha recaiu -e bem- sobre “Deceiver” que é mais um tema bastante forte e também que os Black Hill Cove fizeram a apresentação de Ex Tenebris Vita no passado dia 20 de abril, no Cine Incrível, em Almada.
Tal como já haviam feito em Broken, a única faixa com nome em português é instrumental. Chama-se “Enquanto a Terra Chora” e encerra de forma perfeita este Ex Tenebris Vita. Uma palavra final para o artwork deste álbum que está à altura dos temas que o compõem, ou seja, muito bom.
Nota: 8.7/10
Ouvir Black Hill Cove, no Spotify
Review por António Rodrigues