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Entrevista aos Amorphis


No reino do metal, os Amorphis têm feito um caminho distinto desde 1990. Das raízes do death metal a uma fusão de elementos folk e progressivos, a sua jornada é um testemunho da evolução artística. Nesta entrevista exclusiva, exploramos as inspirações e transformações que definem o som único dos Amorphis, desde contos míticos até inovações melódicas. 
Juntem-se a nós para uma visão sobre uma banda que continua a moldar a narrativa do metal moderno. Estivemos com o Tomi Koivusaari, que nos falou sobre o álbum ao vivo e os projetos futuros da banda.

M.I. - Vamos começar por falar sobre a vossa jornada. Têm feito música há mais de três décadas. Como sentem que o vosso som evoluiu desde os vossos primeiros dias até agora?

Bem, claro, quando começámos, éramos rapazes de 16, 17 anos, e tudo o que ouvíamos na altura era praticamente death metal. E claro, à medida que envelhecemos, começamos a explorar diferentes tipos de música também. Portanto, penso que começámos a receber influências de outras músicas também e a combiná-las com a nossa música, por isso a maioria do progresso foi muito natural à medida que envelhecíamos e ficávamos mais experientes. Mas também penso que encontrámos um som mais único nesta jornada. Quando começámos, tentámos soar como os Paradise Lost ou era isso que admirávamos. Mas hoje em dia tentamos soar a nós próprios, como Amorphis.


M.I. - Foste o primeiro vocalista nos três primeiros álbuns. Como é que o Tomi Joutsen entrou no mundo dos Amorphis?

Bem, antes do Tomi, havia o Pasi. O Pasi esteve na banda durante cerca de 9 anos, penso eu. E quando os nossos caminhos se separaram, procurámos um novo cantor durante bastante tempo e estávamos a falar sobre talvez fazer um álbum instrumental ou algo do género, mas quando encontrámos o Tomi, foi meio que o início de uma nova era para a banda. Porque foi a primeira vez que começámos a olhar para trás também, para o que tínhamos feito. Levámos alguns desses elementos connosco também porque o Tomi queria. O Tomi era fã dos Amorphis, por isso queria que tocássemos algumas coisas antigas e ficámos entusiasmados com isso também.


M.I. - A vossa música é conhecida pela fusão de vários subgéneros do metal e elementos folk. Podem falar-nos sobre algumas das vossas principais influências musicais e como moldaram o vosso som único?

Bem, quando começámos, era mais a cena do death metal porque estávamos naquela cena de troca de cassetes e ouvíamos muitas bandas que nem sequer tinham lançado um álbum ainda, apenas demos. E depois evoluiu para um gosto musical mais extremo. Mas de repente mudou. Começámos a ouvir música progressiva dos anos 70, Pink Floyd e Carmel, bandas assim, e ao mesmo tempo havia bandas, como uma banda finlandesa chamada Kingston Wall, que era um rock dos anos 70 e em algumas das suas músicas havia um saxofonista chamado Sakari Kukko. Começámos a procurar o que ele tinha feito e ele tinha uma banda de folk progressivo dos anos 70 e começámos a gostar mais de música folk e a procurar mais e mais folk de diferentes países. E foi assim que chegou à nossa música também. Começámos a receber essas influências e penso que não havia muitas bandas que o tinham feito antes de nós, pelo menos na cena do metal. Portanto, veio daí e ao mesmo tempo tivemos a ideia de usar poemas nacionais finlandeses como o Kalevala e isso encaixou muito bem com esses elementos folk. Foi meio que uma coincidência, mas permaneceu.


M.I. - Lançaram um álbum ao vivo em outubro. Por que decidiram lançar um álbum ao vivo?

Sim, um álbum ao vivo especial para nenhum público, porque foi durante a pandemia de COVID que o gravámos. Pareceu-nos uma ideia divertida, já que não tínhamos nenhum concerto. Acho que fizemos um ou dois concertos online e não pareciam tão ao vivo para nós, claro, mas estávamos felizes só por nos podermos reunir e fazer um espetáculo. Se filmássemos, seria algo divertido, e acho que estávamos mais focados em tocar do que o habitual, porque não havia público. Penso que, pessoalmente, teria sido melhor lançá-lo imediatamente naquela altura, porque toda a gente ainda se lembrava dos tempos da COVID em que não havia concertos. Mas, claro, agora parece um pouco estranho recordar esses tempos. Acho que ainda assim ficou bom, certo? Bom som e parece agradável. Mas talvez, esperançosamente, façamos um álbum ao vivo normal um dia.


M.I. - Nas vossas atuações ao vivo, transmitem muita energia e paixão pelo que fazem em palco. Como foi tocar sem público? Conseguiram trazer essa mesma energia para este álbum ao vivo como fazem nas atuações ao vivo com público? Acham que essa energia passa para o álbum ao vivo mesmo sem público?

Bem, penso que tivemos apenas de fingir que havia pessoas ou câmaras. Mas, ao mesmo tempo, foi uma boa lição. Trata-se do público e é assim que funciona. Não podes fazer isto sozinho. É muito importante ter o público presente. Ainda assim, não parecia que estávamos num local de ensaios só a praticar. Já tínhamos tido alguns concertos online, por isso sabíamos como seria. E também começou a parecer normal em determinado momento. Estavas a enganar-te a ti próprio de que é um espetáculo, mas quando a música terminava e não havia ninguém ali, era como "OK. E agora?".


M.I. - Como foi passar a pandemia sem tocar para um público ao vivo? Foi difícil para vocês?

Foi, mas tivemos sorte porque acabámos a nossa tournée do Queen of Time antes disso. Tivemos de cancelar alguns espetáculos, claro, mas concentramo-nos em fazer o próximo álbum, por isso estou contente por termos feito um álbum completo durante a pandemia, não foi apenas tempo perdido.
Mas foi estranho porque estivemos em digressão durante muito tempo, nos últimos 15 anos. De repente, o calendário está vazio e tens de estar isolado numa zona rural. Mas tenho de admitir que havia uma pequena parte de mim que estava a gostar de ter uma pausa. Porque, quando começou, não sabíamos quanto tempo iria durar. Pensei que seria talvez três meses ou algo assim. Então pensei, OK, vamos encará-lo como umas férias, mas quando continuou, já não era assim tão divertido. Mas com as gravações do álbum, tínhamos algo em que nos concentrar. Não era apenas relaxar. Era como se tivéssemos algum tempo para nos concentrarmos em coisas diferentes. Quase sinto falta de tudo porque todos os fins de semana estou em algum lugar diferente, mas claro, na altura não estava a acontecer nada. Mas de qualquer forma, senti-me como uma pessoa normal.


M.I. - Ao longo dos anos, colaboraram com vários artistas, como Anekke na música "Amongst The Stars". Existem colaborações de sonho que gostariam de explorar no futuro?

Normalmente, na verdade, não pensamos em convidados. Acontece num momento em que alguém tem uma ideia. Tipo, vamos fazer isto, mas não tentamos pensar em quem poderia ser, porque tentamos fazer a maioria das coisas como banda. Mas claro, há muitos artistas de que gostamos, admiramos e seria ótimo ter alguma colaboração, mas nada me ocorre que não tenhamos pensado. Mas só fica ótimo quando encaixa muito bem na música. Mas é sempre um pouco difícil porque, quando vais em digressão, não podes levar o convidado contigo e, se o retirares do fundo, as pessoas pensam "oh, é um playback".


M.I. - Têm alguma história engraçada para contar de todos estes anos em que estiveram em digressão?

Não me ocorre tudo, mas claro que existem histórias engraçadas e estranhas, especialmente dos primeiros tempos. Acho que havia mais acontecimentos nos anos 90 do que hoje em dia. Como é o nosso camarim antes do espetáculo? Todos têm Netflix aqui. Mas não nos anos 90, quando não tínhamos esse tipo de prática. E assim aconteciam mais coisas. Mas nada me vem diretamente à mente. Já fizemos milhares de concertos, por isso há algumas coisas estranhas. A primeira coisa que me vem à ideia é, na primeira digressão americana, o nosso baixista, que estava ao meu lado, e dois segundos depois, quando olhei, ele já não estava lá porque havia um buraco na escada. A cabeça dele estava a aparecer e a mão como se estivesse a tentar tocar lá no buraco. E lembro-me da expressão dele. Ele estava a tentar parecer fixe, mas ainda assim...


M.I. - O que achas das plataformas digitais hoje em dia para divulgar música?

É tarde para reclamar sobre isso. Mas claro, foi uma grande mudança para a indústria da música, especialmente para bandas e artistas, porque as pessoas podem obter música gratuitamente. Também é conveniente, como eu tenho o Spotify quando vou a algum lado, não tenho que levar uma mala de CDs. Então, claro, é mais prático, mas não é a mesma coisa. Tens que fazer mais concertos e todos estão em digressão muito mais porque é lá que obténs o teu sustento, de boa ou má maneira, mas há muitas bandas em digressão ao mesmo tempo, na mesma cidade e isso afeta. Nós temos sorte porque temos uma longa história e alguns dos nossos fãs têm todos os nossos álbuns anteriores, por isso querem a cópia física também, talvez também do novo, mas alguns novos fãs, não têm necessariamente uma forma física do álbum. Mas o que podemos fazer? Temos que estar lá. Não funcionaria se retirássemos a nossa música do Spotify. É apenas prejudicial para nós.


M.I. - Têm algum álbum novo a caminho?

Temos apenas um plano para começar a trabalhar nas novas músicas com a banda em janeiro e ir para o estúdio. Portanto, provavelmente o novo álbum sairá em 2025, muito provavelmente. Ainda temos muitas digressões. O tempo passa rápido. Sempre demora algum tempo, pelo menos meio ano, para a editora ter tudo pronto até o disponibilizar. Sempre leva tempo. Mas agora estamos à procura de um produtor, porque os últimos três álbuns fizemos com o Jens Bogren e queremos mudar um pouco a fórmula.


M.I. - Têm planos para fazer uma digressão este ano?

Na primavera, vamos fazer uma digressão na América do Sul. Depois, festivais de verão, depois... não posso falar sobre isso ainda, na verdade. Mas algumas digressões num ano e ao mesmo tempo devemos começar o estúdio.


M.I. - E o que acham dos fãs portugueses?

Oh, são ótimos. Muito enérgicos e apaixonados. Sim, e adoro o país também, especialmente o clima.


M.I. - Uma última pergunta, querem deixar uma mensagem aos vossos fãs portugueses?

Sim, temos saudades. Seria bom ter umas semanas, talvez no Porto ou em Lisboa. Forcem os promotores locais a levarem-nos. Queremos isso. Seria fantástico e obrigado por nos apoiarem ao longo dos anos. Cuidem-se.
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Entrevista por Isabel Martins