About Me

Entrevista aos Amaranthe



Os Amaranthe são uma banda formada em 2008, composta atualmente por Olof Mörck na guitarra, Henrik Englund nos guturais, Elize Ryd e Nils Molin nas vozes, Johan Andreassen nos teclados/sintetizadores, Johan Andreassen no baixo e Morten Løwe Sørensen na bateria. 
Ao longo dos anos, eles conquistaram reconhecimento internacional pela sua abordagem única e inovadora ao metal, combinando elementos de metal melódico, metalcore e música eletrônica, os Amaranthe criam uma experiência sonora envolvente e inesquecível. 
Nesta entrevista, falámos com o Olof sobre o novo álbum “The Catalyst”. 

M.I. - Podes contar-nos como é que os Amaranthe apareceram na cena musical? Como é que se juntaram?

Todos nós viemos de origens muito diferentes, por isso foram muitos caminhos sinuosos que se entrelaçaram algures por volta de 2006, 2007. Só para dar um exemplo, o baterista Morten gosta de death metal extremo e black metal. Eu tocava com ele numa banda de dark death metal em 2006, e começámos a falar sobre fazer um projeto juntos. Eu conheci o Jake. Tivemos uma conversa semelhante por volta de 2005 e depois conheci a Elize em 2006. Na altura, estava a ajudá-la a candidatar-se aos Nightwish. 
E estávamos a dizer que, se isto não resultasse, devíamos começar um projeto qualquer. Portanto, havia muitas conversas a decorrer e isso levou a que as conversas passassem a ser demos lançadas. Em 1 ano e meio, talvez, e nesse 1 ano e meio o som fundamental, eu diria que a maioria dos elementos centrais do som dos Amaranthe, como os três cantores e as influências dos teclados electrónicos e as linhas vocais pop, mais os riffs e guturais muito, muito pesados e todas essas coisas já estavam no lugar nesse curto espaço de tempo. Tínhamos essas ideias, mas elas foram construídas com base em conversas que já duravam há muito tempo.


M.I. - Quais foram as tuas principais influências quando começaste com os Amaranthe?

É engraçado porque, na verdade, não me fazem estas perguntas com muita frequência, porque as pessoas não conseguem perceber. No lado do metal, cresci com a cena do death metal melódico de Gotemburgo.
A minha irmã ouvia muita música de dança e EDM nos anos 90. Por isso, também foi uma influência.
Mas o facto é que as bandas de death metal melódico mais modernas, como os Soilwork e os Scar Symmetry, e a forma como soavam em 2005, 2006, foram uma grande influência para os Amaranthe, sem dúvida. E depois, obviamente, assim que a Elize chegou com a sua perspetiva sobre a música, que é ainda mais pop, porque somos todos ecléticos individualmente. O Morten Lowe Sorensen ouve todo o tipo de música, o mesmo acontece com o Nils, o mesmo acontece com a Elize, mas individualmente somos ainda mais diferentes. A Elize tinha feito parte da cena musical do cabaré e também cantava jazz, música clássica, mas também cresceu com um irmão e um pai que gostavam muito de heavy metal. E ela foi muito influenciada pela Beyoncé, o que eu achei muito fixe, especialmente em 2007. Ainda acho que é uma coisa muito fixe.
Claro que ela é uma cantora fantástica. As Destiny's Child têm música super fixe. Por isso, temos estas vozes muito unidas que combinam com esta música muito unida. E isso nunca tinha sido feito antes. Por isso, o meu cérebro gostou imediatamente do conceito. Quero dizer, é uma música muito boa.
Acho que nunca falei sobre isto numa entrevista, deve ser a primeira vez, porque o que era fixe nelas, em comparação com as Spice Girls e as TLC, era que tinham muita atitude, é música realmente poderosa. E, quando a juntamos com a música heavy metal, é uma combinação bastante lógica, em muitos aspetos, do ponto de vista do poder, por assim dizer.


M.I. - Com o lançamento de "The Catalyst", como descreverias o som deste novo álbum em comparação com os trabalhos anteriores da banda?

Eu diria que queríamos que este álbum fosse mais eclético e mais diversificado, com menos fronteiras e menos limitações. Em geral, tivemos muito tempo para fazer experiências antes de começarmos a escrever o álbum a tempo inteiro. Fizemos muitos conceitos e percebemos que havia muitas ideias diferentes a surgir.
E às vezes, como disseste antes, diferente pode ser bom. Diferente também pode significar outra coisa que é demasiado fora do comum. Por isso, dissemos a nós próprios: "Vamos tentar abordar tudo o que vier e vamos tentar integrá-lo no som dos Amaranthe e veremos como funciona.
Porque o que acontece é que uma coisa que não parece funcionar no papel, se for influenciada, se a colocarmos no nosso som caraterístico, com o nosso estilo de teclados, os nossos músicos, os três cantores, é um som tão caraterístico que pode funcionar muito melhor do que se pensa inicialmente. Portanto, para nós, tínhamos algumas coisas que queríamos experimentar depois de seis álbuns, como por exemplo, se introduzíssemos e incorporássemos alguns elementos sinfónicos, como é que isso soaria? E como é que isso seria diferente em comparação com os Nightwish ou os Within Temptation ou os Epica ou outras bandas que fazem metal sinfónico muito, muito bem? Então é estúpido competir com isso? Mas depois percebemos, quando escrevemos Damnation Flame, que não soa muito como essas outras bandas. É apenas Amaranthe, mas com novos elementos, basicamente.


M.I. - E a diferença nas músicas, acho que se pode ver isso com os três singles diferentes que lançaram. Todos eles soam diferentes. 

Exatamente. Todos eles têm um tipo de som que é completamente diferente um do outro.


M.I. - Vão lançar um novo single antes do lançamento do álbum?

Sim, e não posso dizer mais nada sobre isso, a não ser que, na altura do lançamento do álbum, haverá mais uma música, que é a minha favorita de todo o álbum. Ela une o álbum inteiro, mas também une o som geral dos Amaranthe. E é capaz de ser o melhor refrão que a Elize já fez. Por isso é algo a ter em conta. É uma música muito boa, se é que posso dizer isso.


M.I. - E como foi o processo de criação deste álbum? Houve alguma inspiração em particular?

Quero dizer, foi definitivamente uma consequência da pandemia, porque o último álbum, Manifest, foi lançado no final de 2020.
E nós dissemos uns aos outros: vamos tirar um tempo para relaxar. Estivemos em digressão durante 10 anos, com uma agenda muito preenchida, muito intensa. E provavelmente estávamos todos um pouco mais exaustos do que imaginávamos.
E estávamos a fazer a promoção até talvez novembro de 2020. Mas em fevereiro, março, ou algo do género, não fizemos nenhum espetáculo, não andámos em digressão, foi tudo uma espécie de silêncio. E um pouco triste, porque acabámos de lançar um álbum, mas não o estamos a tocar para pessoas que, esperamos, apreciem a nossa música.
Então, o que fizemos foi começar a criar estes conceitos, como eu disse, a pensar fora da caixa, e todas essas coisas. E eu estava a gravar provavelmente 50 pequenas ideias. E a Elize estava sempre a enviar-me um milhão de pequenas gravações de áudio por telefone, para que eu também pudesse ver onde estava a mente dela.
Foi um processo muito criativo. E acho que só o facto de termos tido esse tempo, mais o facto de o mundo estar numa espécie de lugar muito escuro. Toda a gente estava isolada.


M.I. - Não sei se estávamos num lugar sombrio na altura, mas parecia que sim. Mas acho que estamos num lugar mais escuro e sombrio agora.

Acho que é um tipo diferente de escuridão, não é?


M.I. - Sim, é muito estranho, porque saímos de uma pandemia. Recuperámos a nossa liberdade. E, de repente, o mundo volta a ficar louco e não sabemos porquê.

Acho que é apenas o facto de isto ter aberto possibilidades que não tínhamos considerado antes. Porque nós, que crescemos nos anos 80, 90 e no início dos anos 2000, o mundo parecia muito fixo, também era pós-Guerra Fria. E não tínhamos estas ameaças com que lidar. Parecia que ia continuar assim para sempre. E, obviamente, houve algumas excepções, como o 11 de setembro.
E estes acontecimentos pareciam loucos na altura, mas é com muita pena que digo que se algo como o 11 de setembro acontecesse noutro lugar agora, infelizmente pareceria lógico, porque acho que a nossa geração está muito mais habituada a que aconteçam coisas loucas, basicamente. E para ligar isto ao que eu estava a falar, é óbvio que isto também te vai influenciar como pessoa criativa.
Porque, no final das contas, temos sempre o nosso radar ligado, estamos sempre a analisar o ambiente geral e a atmosfera geral. E a forma como gostamos de lidar com estas coisas nos Amaranthe é que, porque há tantas bandas boas na cena do metal que escrevem letras realmente sombrias e depressivas e tudo isso. E nós gostamos de abordar isso de outra forma, lidando com esses assunto duros e pesados.
E tentamos ver as coisas pelo lado positivo, porque há sempre um lado positivo, mesmo que seja muito sombrio. E até me sinto mal por dizer isto, mas há sempre um lado positivo. Tomando a pandemia como exemplo, muitas pessoas agiram como idiotas, mas, por outro lado, houve muitas pessoas que se ajudaram umas às outras, as comunidades a sair, a comprar comida para os mais velhos, as pessoas a pensar e a respeitar o facto de não deverem espalhar o vírus, a lavar as mãos, todos os pequenos actos heróicos. E isso lembra-nos que, quando os seres humanos têm algo assim, nós juntamo-nos e enfrentamos, temos tendência a lidar com isso de uma forma mais esperançosa do que muitas pessoas pensam. 
Por isso, é nesse tipo de coisas que gostamos de nos concentrar, como as coisas animadoras. Lidamos com temas pesados, mas como somos uma banda alegre, animada e feliz, é assim que abordamos os problemas a partir da música. Para as coisas urgentes, já temos o mundo à nossa volta.


M.I. - E quem é a pessoa que escreve a música e as letras dos Amaranthe? 

Eu, absolutamente, e também a Elize. Escrevemos tudo juntos. E geralmente lidamos com diferentes perspetivas.
Normalmente, eu escrevo toda a música, o que vai acontecer nas partes da guitarra, nos teclados, na bateria, nas progressões de acordes, todas essas coisas. E a Elize concentra-se principalmente nas linhas vocais.
Por exemplo, Damnation Flame ou Insatiable que começaram como riffs musicais, pequenas ideias que correm tipicamente para o verso. Eu toco para a Elize e ela diz, o que é que deve vir aqui? O que gostarias de ouvir? E ela canta qualquer coisa e, nove em cada dez vezes, é espetacular. E depois partimos daí e trabalhamos juntos.
Por vezes, ela tem uma ideia de linha vocal ou um fragmento ou uma descrição de uma canção. Por exemplo, quando escrevemos a balada para este álbum chamada Stay a Little While, obviamente, ainda não a ouviram. Mas eu estava sentado em casa às 10 ou 11 da noite. Ela diz, do nada, acho que devíamos escrever uma balada. E eu disse: "Devíamos". Oh, não, estou a falar agora. Porque tenho tantas ideias. Mas eu estou em casa. Estás em casa noutro sítio.
Ela disse: "Sim, mas ouve isto.” E mandou-me 40 ideias sobre o que poderia ser a balada. E eu digo, bom, ótimo, fantástico, muito bom.
E depois de 25 clips, eu digo: "Esta, esta". E ela diz, sim, também gosto deste, provavelmente o melhor. Então comecei a arranjá-lo.
Comecei a tocar o tema nos teclados. E cerca de três horas depois, já tinha metade da canção feita com base apenas naquele fragmento que ela estava a cantar. Então trabalhamos nela de diferentes maneiras.
E depois atacamos a letra juntos. Não é óbvio quem é que vai fazer a maior parte da letra. Mas temos estilos de escrita um pouco diferentes.
Normalmente, não sou eu que escrevo a canção ou a letra, ou é ela que escreve a canção toda. Normalmente, é algo em que colaboramos um pouco. Normalmente, ela vem com muitas ideias. E eu juntava-as a partir daí, se quisesse dizer qualquer tipo de forma normal de o fazer.
Mas gosto da espontaneidade do processo. Escrevemos música exatamente da mesma forma que escrevíamos há 15 anos, quando estávamos apenas a improvisar no meu apartamento como amigos, em vez de irmos para um estúdio chique e fazermos algo e sessões de composição e todas essas coisas. Por isso gostamos de manter as coisas simples e directas.


M.I. - Bem, eu ia perguntar-te se iam ter alguma balada, porque os Amaranthe, para mim, são conhecidos por grandes baladas em todos os álbuns.

Sim, obrigado! Esta é uma boa balada. É definitivamente uma das melhores. Esta é um pouco diferente, porque é um pouco mais uma balada clássica dos anos 80, ou algo do género.
Grande arranjo sinfónico, muitas mudanças entre o Nils e a Elize. É mais como um dueto, em vez de a Elize cantar o verso dela e o Nils cantar o verso dele. Eles estão a cantar um para o outro e a fazer harmonias em cima um do outro. Então acabou por ser algo realmente especial, na verdade.


M.I. - Quem é que normalmente pensa no design da capa do CD? 

Normalmente, esse seria o meu departamento. Por exemplo, quando se trata dos títulos dos álbuns e dos conceitos gerais, mas é sempre uma boa conversa com o resto da banda e particularmente com a Elize também.
Mas quando se tratou do The Catalyst, tínhamos trabalhado com um artista com quem também trabalhámos no Manifest. Ele chama-se Emmanuel Shiu, e ele normalmente não é um artista de capas para bandas de metal. Ele realmente não fez nada nesse sentido.
É apenas um artista que encontrei online. Normalmente, ele faz arte conceitual para filmes e séries de TV realmente grandes. Ele fez Game of Thrones e Blade Runner 2047, e Thor e Marvel e esse tipo de coisa.
Por isso, está muito ocupado e também é um bocado caro, na verdade. Mas ele é absolutamente fantástico. Enviei-lhe a ideia e ele gostou muito do que eu estava a descrever. Por isso, andámos às voltas com isso. E o resultado final é a capa do álbum. E acho que é talvez a melhor até agora. Estamos muito felizes com ela.


M.I. - Porque é que escolheram este título para o álbum: The Catalyst?

Acho que, a meio do processo de escrita, sentámo-nos e analisámos o significado das letras que escrevemos até agora, os títulos das músicas e o tipo de vibração geral. E só para discernir para onde estamos a ir com esse tipo de conceito e letra.
E descobrimos que, em todas as músicas que escrevemos até agora, estávamos a lidar com a mudança de alguma forma. E, mais especificamente, estávamos a lidar com o momento de mudança e o que desencadeia essa mudança, que se torna este momento catalisador. Por isso, o álbum intitula-se "The Catalyst", porque, obviamente, penso que é também uma consequência da pandemia, que nos leva a este momento catalisador.
Se quisermos tomar isto como exemplo, não sabemos como aconteceu, mas digamos que um tipo em Wuhan vai ao mercado, come um morcego e depois o mundo fica louco durante dois anos e meio. Que tal isto como um catalisador ou devo chamar-lhe "Bat-alyst"? Estou a escrever isto. Quão aleatório é isso?
Quero dizer, estes momentos, podem acontecer em tantos tópicos. Como se uma pessoa nos dissesse uma frase inesperada e toda a nossa vida mudasse, talvez para melhor, talvez para pior, talvez alguém que pensávamos ser nosso amigo se ajoelhasse e nos pedisse em casamento e, de repente, nos apercebêssemos de que sempre estivemos apaixonados e agora a nossa vida muda radicalmente.
São estes os momentos que procurávamos. Mas também de uma perspetiva de fantasia, como um momento catalisador em Damnation Flame é a mordida ou o beijo do vampiro que nos transforma numa pessoa morta-viva que vive para sempre. É uma espécie de tema solto, mas é definitivamente algo que achámos muito fixe e é um título que soa bem.


M.I. - Fizeram uma cover de uma música dos Sabaton. Vão ter mais covers neste álbum, como numa edição especial ou algo assim?

Uma resposta curta, sim. E eu posso tornar a resposta mais longa também. Na verdade, é engraçado porque algumas pessoas já a ouviram porque está incluída na versão de pré-audição do álbum. Na verdade, é uma cover de uma banda sueca chamada Roxette.
Tinham It Must Have Been Love e Listen to Your Heart. E eles também têm uma canção chamada Fading Like a Flower. Quando eu era miúdo, esta foi uma das primeiras canções de que gostei muito, quando tinha talvez quatro ou cinco anos, muito novo. E acho que na altura em que estávamos a viajar muito para filmar vídeos para o álbum Manifest, uma vez que não podíamos voar para lado nenhum por causa da pandemia, ou pelo menos nem sempre, passávamos muito tempo em carros e carrinhas e estávamos a discutir se, hipoteticamente, devíamos ir para o estúdio e gravar algumas canções de covers. Então começámos a lançar algumas ideias.
E uma das músicas que mais apareceu foi a Fading Like a Flower. Basicamente, o que fizemos foi pegar na canção e arranjá-la a cem por cento como se fosse uma canção dos Amaranthe, porque já tem muitas destas progressões de acordes, partes musicais e por aí fora. Então, para nós, foi muito divertido, mas também uma música muito lógica para chegar a uma versão Amaranthe.
E, sabes, para as pessoas que são dos Estados Unidos e que podem não ter ouvido Roxette, elas apenas pensam que, oh, é uma canção dos Amaranthe. Só quando eu lhes digo que é uma cover é que, oh, a sério, é mesmo?


M.I. - Num dos álbuns anteriores, têm uma música chamada Digital World.E nesta era digital, o que achas das plataformas digitais como forma de promover a música? Porque as plataformas digitais vieram mudar toda a forma como ouvimos música hoje em dia. 

Sem dúvida. Do meu ponto de vista, sei que muita gente não vai concordar comigo, mas para nós, sempre foi ótimo porque somos uma banda um pouco mais recente, lançámos o primeiro álbum em 2011, e já estávamos na era do streaming. Por isso, para nós, foi uma boa forma de chegar a muitas pessoas num curto espaço de tempo, especialmente porque estávamos em digressão ao mesmo tempo, era muito fácil para as pessoas irem ao Spotify, ao YouTube ou ao iTunes.
E imediatamente verificas a banda em vez de teres de ir à loja de Cds e ouvi-la. Se quisermos ser artistas a tempo inteiro, se estivermos a começar e formos mais novos, penso que, em muitos aspetos, é mais fácil.
Mas é preciso trabalhar muito, é preciso fazer digressões durante muitos anos. Mas assim que tiveres seguidores e ouvintes suficientes no Spotify, isso significa que vais receber algo que se parece muito mais com um salário. Antigamente, porque lancei o meu primeiro álbum em 2001, recebia-se uma vez.
E depois, como pessoa muito jovem, tens de pensar que esse dinheiro tem de durar até ao lançamento do próximo álbum. E isso é um desafio para um músico e especialmente para um jovem, devo acrescentar. Portanto, a forma como as coisas estão a funcionar, tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista de chegar às pessoas, penso que ainda há muito a melhorar.
E penso que poderia ser mais justo para os músicos, isso posso dizer e concordar, mas penso que, na maior parte dos casos, quase só tem sido bom para nós.


M.I. - Uma última e rápida pergunta. Que mensagem gostarias de enviar aos fãs aqui em Portugal? 

Gostaria de dizer aos que ainda estão cá, depois de todos estes anos, gostaria de dizer que peço desculpa por não ter ido mais cedo.
Infelizmente não depende de nós. Acho que vocês sabem como funciona, mas mal podemos esperar para finalmente ir tocar em Portugal outra vez, porque, se bem contei, já passaram 12 anos e meio desde a última vez. Por isso, eu diria que agora é a altura certa para voltar. 
Obrigado às pessoas que se têm mantido fiéis. Olá a todos os novos e espero ver todos os portugueses em breve, incluindo vocês.

Ouvir Amaranthe, no Spotify
For English version, click here

Entrevista por Isabel Martins