About Me

Music In Low Frequencies - “Catharsis” Review


É um regresso aos lançamentos discográficos que se saúda, o dos Music In Low Frequencies (M.I.L.F. para os amigos). O trio de Braga prepara-se para lançar o seu novo álbum, Catharsis, no próximo dia 8 de dezembro, agora pela mão da Raging Planet.

Passou realmente muito tempo desde o último álbum de originais dos M.I.L.F. mas este Catharsis parece querer redimi-los e compensar todos aqueles que esperaram por ele. Composto por sete temas de um death metal que eu considero poder ser viciante, este novo trabalho é rico e diversificado no que respeita à composição dos temas, pois a banda não parece ter-se agarrado a uma fórmula, repetindo-a, como é comum em alguns projetos.

A voz de Mariana Faísca mantém-se pujante nas guturais, como é exemplo disso “War of Questions” - tema que abre este novo trabalho e que é um sério candidato a single -, mas cristalina durante aqueles em que a usa de forma limpa. Essa versatilidade provoca um contraste que funciona e tal pode ser comprovado em temas como, “The Right Way” e “Unconsciouness”, por exemplo. 

Alguma surpresas neste novo disco, desde logo no que diz respeito a convidados. Paulo Rui (Redemptus; Besta) empresta a sua voz ao tema “Steel”, que tem também a curiosidade de ter o refrão cantado em português. Mais à frente temos a artista conhecida como Maud the Moth, pianista, que participa em “Starving the Wear”, conferindo-lhe um final que é digno de registo pois foi gravado em simultâneo com o pulsar de um coração. A lista de convidados termina com Pedro Mendes (Ramp; Norunda; ex-W.A.K.O.), que é também o produtor deste álbum e participa em “This Corpse”, tema que encerra Catharsis, ou será que não? Deixem o CD continuar a correr e verão que vale a pena.

Algumas destas músicas poderão não vos ser estranhas, os M.I.L.F. até já tocaram algumas ao vivo, como é o caso de “This Corpse”, que também será o primeiro single, mas estamos perante um álbum de death metal muito bom, com faixas de grande qualidade – “Unborn Pride” é mesmo uma grande malha -, que vem bem a tempo de se tornar uma boa prenda de Natal. 

O artwork deste Catharsis está também muito interessante. Outra coisa não seria de esperar de uma banda que aposta também na imagem e que, inclusive, apresentou recentemente um novo logótipo.

Nota: 8.7/10

Review por António Rodrigues