Borknagar, noruegueses conhecidos pela combinação (muito ao estilo dos países nórdicos) de black metal com metal progressivo, anunciam o décimo segundo álbum, intitulado “Fall”, planeado para dia 23 de fevereiro do próximo ano, pela Century Media Records. Para já, lançam um visualizer para o primeiro single, “Summits”: 8 minutos divididos entre momentos de intensidade e passagens mais melódicas.
“Fall” apresenta 8 músicas ao longo de 54 minutos, misturado por Jens Bogren/ Fascination Street Studios, que já trabalharam com colossos do género como Opeth e Amon Amarth e conta ainda com a belíssima artwork de Eliran Kantor (Testament, Sodom, My Dying Bride).
Øystein G. Brun, fundador da banda, diz-se orgulhoso com o resultado do álbum, afirmando que “Fall” pode ser visto como uma continuação de “True North” (último trabalho, lançado em 2019), mas que os membros, em conjunto, tentam sempre sair da zona de conforto para que seja mais desafiante. Conclui dizendo que o tema fundamental do álbum se baseia na apreciação e fascínio pela vida e nas adversidades que a natureza nos impõe, como no caso de “Summits”, dizendo: “A partir do momento em que nasces, a natureza vai fazer tudo ao seu alcance para te deitar abaixo. A luta solitária de serest u próprio ou a poderosa luta da vida no geral, vai eventualmente derrubar-te por dentro – ou por fora.”
O alinhamento do álbum é o seguinte:
“Summits"
"Nordic Anthem"
"Afar"
"Moon"
"Stars Ablaze"
"Unraveling"
"The Wild Lingers"
"Northward"
Pode assistir ao visualizer do primeiro single, “Summits", abaixo:
Por: Francisco Santos - 20 dezembro 23