About Me

Reportagem: Secrecy @ Bourbon Room, Porto – 04.11.2023


Novembro, um mês que trará bons concertos que se avistam no horizonte. Se outubro não desapontou, o presente mês também não o fará. A veterana banda gótica portuguesa Secrecy, deu um belo concerto num novo espaço que valeu a pena conhecer no centro do Porto, de nome Bourbon Room, que vale a pena visitar. Este espaço, com lotação para 990 pessoas, um bar, área VIP com bar e pista de dança, um after party que se seguiu após o concerto com o renomado DJ Sérgio P, abriu as portas às dez da noite, onde as pessoas puderam adquirir bilhetes. Este concerto solidário, que serviu para angariar fundos de forma a ajudar o antigo vocalista Miguel Ribeiro, juntou elementos da antiga e nova formação. Trouxe não só amigos da banda que vieram apoiar a causa, mas também novas caras, que quiseram conhecer melhor a banda. Muitas surpresas estavam reservadas para esta noite!


Passadas duas horas, o concerto começou com uma música de fundo e os músicos começaram a entrar em palco. Carlos Barros, vocalista, cumprimentou a plateia com um boa noite caloroso e “Cold As Ice”, do álbum de estreia: “Beneath The Lies”, de 2004, foi a primeira música de introdução ao concerto. As guitarras de Alexandre Oliveira a abrir esta música foram fenomenais, tal como o solo de Rui Salvador. Música impecável. Sem esquecer as imponentes batidas de Luiz Miguel Ferreira. As teclas de Jorge Oliveira, deixaram o público hipnotizado. Sem dúvida um mago! E isso pôde-se constatar na faixa “Sins For Love”, do mesmo álbum, juntamente com a voz poderosa de Carlos, o baixo de Eduardo Filipe Oliveira e o solo do outro mundo de Rui. Os coros foram cantados pelos guitarristas. No fim desta faixa, o vocalista perguntou aos espectadores se estavam a divertir-se ou nem por isso, ao que estes responderam que sim. Perguntou em inglês se estavam prontos e apresentou a próxima música: “One Day”, do single de 2019, “Arise And Fall”, onde pediu palmas aos presentes, que colaboraram. Seguiu-se “Perfect Isolation”, das músicas mais conhecidas, bonitas e que teve direito a videoclipe por parte da editora, Ethereal Sound Works. Este tema também contou com um belíssimo solo de guitarra. “A Myth” conseguiu palmas e, de seguida, “Arise And Fall”, onde surgiu um duelo amigável entre guitarristas, que se juntaram, para fazer o mesmo. Espetacular de se ver! E como qualquer banda gótica tem de ter uma balada, Secrecy não fica atrás: "Falling" é a mais popular e conhecida música de todo o reportório. Ficou conhecida através da voz do Miguel, mas o Carlos fez jus a esta balada, sem dúvida. Sem interrupções, seguiu-se “Secrecy” através da voz misteriosa de Carlos, que citou um monólogo e contou com um dueto de cordas entre baixista e guitarrista. “Hollow Man” surgiu através dos teclados misteriosos de Jorge, seguido de guitarras. De salientar o solo de batidas poderosas e imponentes de Luiz! Carlos disse que este foi o primeiro single da banda e que entrou para o número um das tabelas e, como esteve a chover, seria oportuno homenagear a chuva: eis que surge “Rain”, uma cover da banda “The Cult. Apresentou todos os elementos da banda e disse que há uma velha máxima, que tudo tem um fim: “Shadows Call”, do álbum “Of Love And Sin”, de 2009, foi a última. Ou será que seria?

Saíram do palco por breves instantes e eis a surpresa daquele concerto: a presença de Miguel, antigo vocalista, no palco, para cantar três faixas. Apoiado pelos seus amigos e sentado num banco, recebeu muitas palmas. “Cry” foi a primeira, com os teclados de Jorge, a acompanhar a voz de Miguel, de forma acústica. Os fãs da banda emocionaram-se, pois foi muito bom voltar a ver o seu vocalista a cantar e saber que o bichinho, voz e carisma ainda estão presentes. Muitas lágrimas correram pelos rostos dos presentes! Os restantes membros subiram ao palco para tocarem “Who’s Talking, Who’s Crying”, que foi apresentada por Miguel e cantada em conjunto com Carlos. E, para encerrar, nada como terminar em grande.

“Wonderful Life”, cover de Black, foi a faixa escolhida para acabar em beleza, um concerto que acabou da melhor forma possível. Carlos disse estavam ali para celebrar a vida e a amizade, e agradeceram a todos os presentes, pois os valores obtidos, seriam para ajudar o Miguel. Essas palavras finais, mereceram fortes aplausos por parte de todo o público que se encontrava no Bourbon. Palavras essas que tocaram os corações de todos os presentes. Fizeram uma vénia e pediram aos fotógrafos presentes, que se pudessem, para tirar uma foto de todos os integrantes no palco.

Esta foi uma noite perfeita para um sábado à noite, onde uma banda marcante no rock gótico nacional trouxe misticismo e encanto para uma nova sala de espetáculos que valeu a pena conhecer. Tudo sem igual. Emoção, música, amizade e espírito de equipa e solidariedade foram o ponto forte deste concerto e dos mais bonitos da Invicta!


Texto por Raquel Miranda
Fotografia por João Pinheiro
Agradecimentos: Secrecy