Pelo título da primeira demo, sabemos de antemão ao que vêm: "Demo 1986 + 35", e com "The Last Wolf" abrimos um alçapão que emana o cheiro inebriante dos anos 80. A inspiração para esta bolacha vem diretamente do passado, são cerca de 45 minutos de viagem em 8 "Heavy Steps".
Com lançamentos deste calibre, ficamos a saber que a velha escola continua a alimentar este admirável novo mundo com menus auditivos de classe internacional. Vamos então ver como é que os Ravensire se transformaram em Rage and Fire.
Integrados no vasto e eloquente catálogo da grega "No Remorse Records", o disco começa com as faixas "Rage and Fire" e "20th Century Man", nas quais podemos escutar riffs que nos fazem lembrar os Iron Maiden, com solos arrebatadores e linhas de bateria cheias de McBrain. Seguem-se "Shapeshifter" e "The Summoning" e a pegada continua a ser puramente antiga, onde nada se inventa mas tudo se transforma, com letras cheias de história numa banda sonora que continua em crescendo.
Com "Tell the Tales (of Medusa)" e "Ebb and Flow (Wax and Wane)" chegamos a duas faixas que têm tudo o que é necessário para rebentar com o pescoço mais incauto e com aquela vibe Live, modo ON. Este lançamento termina com "Black Wind" e "The Last Wolf", e todas as dúvidas ficam absolutamente dissipadas de que estamos na presença de um excelente disco de NWBHM.
"The Last Wolf" apresenta uma qualidade cativante para um metalhead da velha guarda, com uma produção crua, mas sólida, e que consegue manter o interesse durante toda a sua extensão. Provavelmente, estamos na presença de dos melhores lançamentos nacionais do ano de 2023.
Nota: 8.5/10
Review por Ricardo Gomes