About Me

Reportagem: LTRF 2023 - Dia 4: Carcass, Besta e Grindead @ LAV, Lisboa - 08.10.2023



Chegámos ao último dia do Lisbon Tattoo Rock Fest e para este dia ficaram guardadas as bandas mais “pesadas” do elenco contratado para animar estes 4 dias de festival: Grindead, Besta e Carcass.
Como habitual, eram 11h quando as portas abriram para o público e iniciou-se a exibição de Body Paint e Make Up executada pela MUA Adriana Folgado e Play Piercing executado por Miguel Cachada e Yuna Guerreiro.  Às 12h começou a palestra sobre Legislação de tatuagens e piercings por parte de Vânia Matos e Selma Tabea e meia hora depois iniciaram-se as inscrições para os concursos de tatuagem. Às 17h30 as Noise Dolls Club continuaram a fazer as delícias de quem se encontrava junto ao bar no piso superior da sala 1. “A pista de dança é uma arena que lhes irrompe ferozmente debaixo dos pés” e o seu dj set trouxe aos presentes uma mistura de rock, punk, metal e música eletrónica. 

O duo esteve sempre muito bem nos 4 dias e permitiu que não faltasse música àqueles que não queriam assistir aos concertos ou preferiam estar no bar a combater o enorme calor que se fez sentir durante todo o festival.

Às 20h, na sala 2 do LAV – Lisboa ao Vivo iniciava-se o concurso de tatuagens e uma hora depois, na sala 1, os Grindead iniciavam o último dia de concertos. O supergrupo portuense composto por Luís Gonçalves, Mário Ribeiro, David Teves Reis e Miguel Brandão (ex-membros de bandas como Genocide, Raising Fear, Lost Gorbachevs e Agnosia, entre outras) formou-se em 2018 e desde então que marca presença assídua em cartazes portugueses. 
Desta vez o palco escolhido para debitarem a sua fusão de grind e death metal foi o do LAV e foi fácil entender o porquê de serem tão requisitados. Um concerto brutal, com uma setlist a incidir sobre a sua demo (“Grindead”) de 2019 e o álbum “Culture Decline / Machine Arises” de 2022.

Seguiram-se os Besta. Eram 21h45 quando a máquina debulhadora de grindcore ligou os seus motores e trouxe ainda mais sangue aos ouvidos do público! Foram tocados temas dos álbuns anteriores, mas também foi possível ficar a conhecer alguns dos temas do mais recente álbum “Terra em Desapego”. 30 minutos de grindcore puro e duro, a uma velocidade estonteante e com uma energia que torna o maior dos palcos demasiado pequeno para esta enorme banda nacional!


Para o fim ficaram os cabeças-de-cartaz Carcass. Os britânicos regressaram a Portugal na “véspera” de celebrarem os seus 40 anos de carreira e presentearam os seus fãs nacionais com uma atuação digna de respeito! 
Eram 22h40 quando as lendas do death metal iniciaram a sua atuação e tocaram faixas como “Buried Dreams”, “Death Certificate”, “Genital Grinder” e “Exhume to Consume”, numa setlist que passou por muitos álbuns da banda, entre eles “Reek of Putrefaction”, “Surgical Steel” e “Torn Arteries”. 
Uma atuação digna de uma banda lendária e que poderemos responsabilizar por aquela que foi, sem dúvida, a maior enchente do Lisbon Tattoo Rock Fest (no que às salas de concertos diz respeito).  O público respondeu em força e de certeza que as três bandas abandonaram o recinto com o sentido de dever cumprido. O público, esse, adorou!

Para a história fica mais uma excelente edição do Lisbon Tattoo Rock Fest e tenho a certeza que foi um sucesso. Obrigado à Hell Xis Agency e a todo o staff do evento por nos terem recebido sempre muito bem e por toda a simpatia e ajuda que nos forneceram sempre que foi necessário.


Texto por Ricardo Moita
Fotografia por Ana Carvalho
Agradecimentos: Hell Xis Agency