About Me

O rock cinematográfico renasce com “Pattern of Rebirth"


O grupo originário de New Haven, na região de Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, acabou de lançar o videoclipe para o mais recente single “Pattern Of Rebirth”, em que, apesar dos habituais backing vocals de Ben Shanbrom e Jamie van Dyck, AJ Channer, convidado para o single, é quem brilha com a sua voz poderosa (facilmente evidenciada no refrão) e versátil, como se pode constatar a partir do minuto 3:40, uma vez que se foca num tom e numa lírica mais associada ao rap/hip-hop, também pela qual a banda onde é vocalista principal, Fire From The Gods, é conhecida.

Quase toda a composição vocal partiu da mente de AJ Channer, como dizem os membros da banda, sendo que este foi, à medida que o instrumental progredia, acompanhando e dando respostas de acordo com o seu estilo e, claro, sem fugir muito ao ADN progressivo dos norte-americanos.

Deixando algumas palavras à banda, AJ disse “Sou um enorme fã de bandas progressivas e quando esta colaboração foi anunciada eu tive de aproveitar”. O frontman de Fire From The Gods dedicou ainda esta colaboração ao seu falecido pai, dizendo “Esta foi para o meu pai”.

Originalmente a banda achou que este single não pertencia ao novo álbum, mas assim que AJ escreveu e compôs as partes vocais, tudo passou a fazer sentido: “a universalidade dos temas que ele confronta canalizando a situação do seu pai dá uma perspetiva para além da do grupo que encaixa no mais abrangente contexto da experiência humana e da procura pela verdade”, o que explica também a maior emoção expressada por AJ.

Jamie Van Dyck (backing vocals, guitarrista e co-compositor) diz ainda que AJ é “uma alma socialmente consciente que toma uma posição apaixonadamente, sem escolher um lado”, sublinhando que é um ser humano justo. Van Dyck afirma ainda que consideraram AJ para participar no single não só pelo seu trabalho com a sua banda, mas pela mensagem que ele queria transmitir, que ia de encontro à mensagem que a banda quer passar com o novo álbum, de justiça e tomada de posição.

Foram até ao momento reveladas quatro músicas: “Let The Truth Speak” (que dá o nome ao álbum), contando com a participação de Daniel Tompkins (vocalista dos Tesseract), bem como Gennady Tkachenko-Papiz, cantor russo que acrescenta um ambiente mais atmosférico à música. O terceiro single,”We Who Lament” conta com a colaboração de Keturah, uma cantora folk emergente do Malawi e o quarto (All We Ever Knew and Ever Loved) com um dos melhores bateristas progressivos da atualidade, Baard Kolstad, dos noruegueses Leprous, sendo que este foi misturado por Randy Staub, que trabalhou com os Metallica no álbum ao vivo “S&M”, em que os Metallica apresentaram algumas músicas numa vertente um pouco mais clássica, uma vez que as tocaram com a Orquestra de São Francisco.

Não só “All We Ever Knew And Ever Loved” é espantosa em termos auditivos, como também em visuais: venceu o prémio de melhor videoclipe no United Artist International Film Festival e foi selecionado para ser transmitido em outros inúmeros festivais, tais como o Horrorcon UK, Oxford Shorts, UAIFF, Dam Short Film Festival, Animiest, Rhode Island Internationa Film Festival, entre outros.

8 anos passaram desde o último álbum de estúdio, “A Dream In Static”, que o tecladista e co-compositor Frank Sacramone confessa abertamente que “quase destruiu as nossas vidas e amizades”, dizendo que cada membro da banda se focava em si próprio e nas suas ideias, em vez de numa ideia comum, afirmando “é insano, mas é lindo”. Van Dyck continua: “A Dream In Static foi mais um “eu” álbum”. “Cada um de nós à sua própria maneira estava a pensar em tópicos de auto atualização e no medo de nunca nos tornarmos”. Provavelmente referindo-se à dificuldade de vingar no mundo da música e especificamente da música pesada, os membros da banda tornaram-se demasiado individualistas para o seu próprio bem. “No entanto”, diz Van Dyck, “Let The Truth Speak" vira o seu foco para o “nós”.

O novo álbum “Let The Truth Speak” será lançado a 17 de novembro (via Music Theories Recordings/Mascot Label Group) e o vídeo do novo tema "Pattern Of Rebirth" pode ser visto abaixo:


Por: Francisco Santos - 03 outubro 23