Confesso que a primeira vez que o ouvi, fiz aquilo que muita gente faz, ou seja, tentei encontrar uma banda com um som semelhante, mas não encontrei. Umas tantas audições depois continuo com a mesma dificuldade, o que significa que os Allgema conseguiram fazer algo muito difícil, numa altura em que já nada existe para ser inventado, eles conseguiram uma sonoridade muito própria.
Mas que som é esse, afinal? Aqui está outro assunto que não vai gerar consenso. Os seus temas vagueiam entre o rock, metal, o alternativo e pasmem-se, até uma balada podem encontrar neste Find The Way Out.
O anterior trabalho, o EP Eyes Without Soul, já indicava que este não era um projeto qualquer. Os Allgema fazem as coisas com calma, mas fazem-nas bem. Este álbum é um perfeito exemplo disso mesmo. Com data de lançamento marcada para o dia 12 de outubro, Find The Way Out é composto por 11 bons temas. A sua audição torna-se agradável, sem temas repetitivos, eles são bastante diferentes entre si, mas sem que a identidade se perca. Os 3 singles já extraídos são uma prova disso mesmo e a escolha deve ter sido difícil de tomar, tal a qualidade de todas as músicas.
“Black Sheep” foi o primeiro a sair. Agressivo quanto baste, muito por culpa da voz de Edgar Alves, mas também por todo o instrumental que se apresenta muito coeso. Tudo está no sítio certo e tudo faz sentido. A balada a que já fiz referência foi o segundo single apresentado pelos Allgema. Com a participação de Sandra Oliveira, vocalista dos Blame Zeus, que foi também quem escreveu as letras para “Home”, tornando-a numa das músicas incontornáveis deste álbum. “Find The Way Out”, o tema homónimo deste disco, foi o terceiro single a ser lançado pela banda. Conta também com um convidado, desta vez Ricardo Fernandes na guitarra, ele que é também o responsável pela fantástica produção de todo o álbum.
Procurando passar uma mensagem forte, Find The Way Out está repleto de boas malhas, sendo daqueles álbuns que vale por ele todo, e não apenas por um ou outro tema isolado. Aqui não existem temas para encher.
Find The Way Out será certamente um dos álbuns do ano e vai ser apresentado no Porto e em Lisboa, nos dias 4 e 11 de novembro, respetivamente, sempre na companhia dos Blame Zeus, que também vão apresentar o seu novíssimo Laudanum.
Nota: 9.2/10
Review por António Rodrigues