About Me

Feuerschwanz - "Fegefeuer" Review

 

Começo este artigo com um pequeno desabafo. Quem me dera, que em Portugal, as nossas bandas de Metal tivessem a mesma oportunidade que têm as da Alemanha. Mas estamos perante uma diferença cultural, contra a qual é difícil lutar. No nosso país, as "chamadas" elites musicais continuam a dar primazia  e atenção a artistas que dão dois concertos (Coliseus), quando as tours mundiais dos Gaerea ou dos Moonspell, passam completamente despercebidas aos nossos principais meios de comunicação. Também podíamos falar no número de fãs, ou nas vendas, mas não vale a pena. Alguém ouviu os Seventh Storm no airplay das nossas rádios nacionais? É importante recordar, faz um ano que entraram diretamente para o 2º lugar do top de venda de discos!

Ora bem, os Feuerschwanz atingiram com os seus dois últimos álbuns o primeiro lugar no top oficial de vendas germânico. Aquilo que seria muito significativo para uma banda de Metal, na Alemanha tornou-se normal. Nos últimos anos os lugares cimeiros são diversas vezes ocupados com lançamentos da Century Media, Napalm Records, Nuclear Blast ou Seasons of Mist, grandes editoras, que têm no seu catálogo bandas portuguesas. Como vejo o Mundo do Metal como um todo, no sucesso de umas, pode estar a maior visibilidade para outras. Na parte que me toca, vou continuar a trabalhar, para ver se conseguimos mudar mentalidades... Mas vamos deixar este "feudozinho" das elites musicais portuguesas, para falarmos de um grande disco de (Folk) Metal!

Os Feuerschwanz fazem parte das minhas escolhas musicais desde 2022, e sinceramente ainda não tive o tempo necessário para descobrir toda a sua discografia. Neste caso, devido à qualidade desta banda, quero fazer com a atenção que merecem. Desde 2004, eles lançam novidades todos os anos...

"Fegefeuer" é o 11º álbum da carreira, contém 11 faixas com uma duração de 40 minutos.  Ao contrário do título do mesmo, a audição do disco não é de forma alguma um purgatório. Apesar das letras serem em alemão, dou por mim completamente agarrado à composição, às melodias das músicas e à diversão que causam. Cheio de riffs arrasadores, e de refrões simples mas que funcionam, o disco chega ao fim, para logo recomeçar, "tipo" loop mode. Se formos enumerar os estilos, para além do Folk, temos o Heavy, Power e Death misturados de uma forma extremamente eficaz.

Vamos lá começar a festa! Nada é deixado ao acaso, neste line-up de 6 pessoas com participações especiais, o destaque vai mesmo para os Cauda de Fogo, como um todo. As 2 primeiras faixas, "SGFRD Dragonslayer" e "Bastard von Asgard" dão o ponto de partida para tudo aquilo que nos espera.  Desde solos sensacionais a um trabalho de bateria exímio, e mesmo que não perceba alemão, rapidamente ficamos com a sensação de que queremos ver e cantar isto ao vivo. A injeção de energia e de diversão continua com "Berzerkermode" e "Knochenkarussell", sem entender muito bem o que se está a passar, dou por mim a cantarolar algo semelhante ao germânico. No alinhamento seguem-se "Fegefeuer", "Die Horde" e "Uruk-Hai", faixas mais guturais e mais lentas que as suas precedentes, mas que mantêm muito elevado o espírito deste disco. Com "Highlander" e "Morrigan" regressamos a um ritmo de comemoração com base em personagens cinematográficas e lendárias.

O disco termina (ou talvez não) com "Eis & Feuer" e "Valkyren", com mais uma volta ao carrossel de riffs festivos e épicos que tão bem caracterizam este lançamento. Por fim, lá vou eu carregar em play, mais uma vez.

Na minha lista de "cenas a fazer", já lá está: 

- Ver Feuerschwanz ao Vivo e a Cores!

Nota: 9/10 

Review por Ricardo Gomes