About Me

Dinamarqueses Mercenary de regresso aos álbuns após uma década

O quarteto oriundo de Aalborg, Dinamarca, acabou de lançar o single “Beyond The Waves” que ocupa a última posição no novo álbum “Soundtrack For The End Times”, o oitavo na discografia do grupo (e o primeiro em dez anos), mais conhecido pelo seu death metal melódico (característico dos países escandinavos, ainda que com predominância sueca), apesar de, por vezes, apresentar também umas passagens progressivas. 

Tal como diz o guitarrista Jakob Mølbjerg, “este último single é um feroz e épico filho da mãe!” e é fácil perceber o porquê destas declarações: com uns vocais melódicos e repetitivos ao longo de quase um minuto que elevam a canção, seguidos de um solo majestoso que termina com uma maior agressividade bem ao estilo das bandas escandinavas.

A música aborda os desafios da humanidade frente às catástrofes naturais, sublinhando “o nosso próprio parasitismo cultural”, bem como “a nossa própria redundância existencial na sociedade moderna”, referindo-se ao frenético desenvolvimento da tecnologia e, mais especificamente, da IA (Inteligência Artificial”, que foi justamente utilizada para a criação do videoclipe deste single, “…naturalmente o paradoxo performativo perfeito da nossa crescente dependência e inevitável exploração da tecnologia, com todos os perigos e armadilhas que ela acarreta”.

O álbum, que será oficialmente lançado no dia 22 deste mês, conta ainda com a sempre positiva participação de Matthew K. Heafy, frontman dos Trivium, conhecida banda norte-americana, na música “Heart Of The Numb".

O vídeo do novo tema "Beyond The Waves" pode ser visto abaixo:


Por: Francisco Santos - 27 setembro 23