About Me

Luis Maldonalle - “Furia” – Review



Mais um álbum do virtuoso e criativo guitarrista Luís Maldonalle. Depois de no ano de 2022 ter lançado dois trabalhos, o álbum Maestro e o consequente Live in England - que resultou da tournée feita nesse país -, eis que o brasileiro regressa neste ano de 2023 com um novo trabalho intitulado Furia.
Entrando de forma direta no assunto, este é um álbum feito por um guitarrista virtuoso. Como tal, os temas foram compostos para fazer a sua guitarra sobressair, o que não significa que as composições não sejam boas. O baixo foi gravado também por Maldonalle e em termos de vocais, elas são as adequadas para as músicas em que se inserem e estamos a falar de hardn´heavy, um estilo que exige sempre um tanto dos vocalistas.

Apesar de não ser muito conhecido no nosso país, Luis Maldonalle já tem 30 anos de experiência enquanto músico e é aquilo a que muitos chamam de guitar hero. Entre os seus outros projetos musicais, Maldonalle é também escritor, contando com quatro livros publicados. Realiza workshops de guitarra e encontra ainda tempo para a sua carreira a solo, onde tem lançado álbuns desde 2006. Ainda assim, é notório que a sua criatividade musical tem estado em alta nestes últimos três anos, sem dúvida os mais produtivos do artista. 

O que se nota desde logo neste Furia, são as suas influências. Elas vão de Malmsteen a Hendrix “Wings of Fire”, focando-se sobretudo mais no primeiro. Sendo este um trabalho de um guitarrista de excelência, não é, pois, de admirar que muitos dos temas sejam instrumentais, mais precisamente seis. Deixando somente quatro temas a que foram adicionadas vozes. Algumas das músicas instrumentais estão também orquestrados, o que lhes confere um toque extra de qualidade.

Resumindo, Furia é um álbum interessante. Esse interesse pode aumentar caso sejam apreciadores de Yngwie J. Malmsteen, pois este álbum, não sendo uma cópia descarada da música do guitarrista sueco, não esconde as fortes influências que ele exerce sobre a maioria dos temas que nele encontramos.

Nota: 7.7/10

Review por António Rodrigues