Seria um início descuidado afirmar que os King Gizzard and the Lizard Wizard estão de volta, pois devido à quantidade de trabalhos lançados e à dinâmica que os australianos cultivam, o mais correto seria dizer que eles nunca saíram das luzes da ribalta.
O coletivo formado em 2010 acaba de lançar o 24º álbum intitulado “PetroDragonic Apocalypse; or, Dawn of Eternal Night: An Annihilation of Planet Earth and the Beginning of Merciless Damnation”. Decorem o nome!
Além de baterem recordes no que diz respeito a lançamentos de álbuns por ano, o coletivo consegue fazê-lo de forma altamente contagiante, com uma versatilidade destemida e um som muito próprio.
A carismática banda de Stu McKenzie e Cook Craig deixa os críticos perplexos quanto à definição do seu vasto leque de estilos musicais. Desde o rock psicadélico, passando pela fusão de jazz, o folk, até aos meandros do thrash metal clássico, entre tantos outros, o mais recente trabalho faz jus a essa mesma tendência.
“PetroDragonic Apocalypse…” apresenta-se, segundo a própria banda, como um álbum para os amantes de metal. Para quem ouviu “Rat 's Nest”, de 2019, essas afirmações não trarão surpresas. No entanto, o novo trabalho surge quase como uma evolução do predecessor, por muitos considerado uma sequela veloz, repleta de progressividade num emaranhado sonoro bastante eclético. Contemplando sonoridades que nos remetem ao Biker Rock, como na faixa “Motor Spirit”, ou ambientes que nos lembram os prelúdios de Mastodon, como na faixa “Witchcraft”, o novo lançamento dos australianos King Gizzard and the Lizard Wizard tem apenas sete faixas, mas fará certamente parte de muitas playlists, garantindo uma viagem catártica numa atmosfera fascinante, combinando riffs e percussões frenéticas. Recomenda-se.
Nota: 8.4/10
Review por Pedro Roque