Jesper Strömblad, antigo guitarrista e fundador dos In Flames, atual membro dos "The Halo Effect", abriu um pouco o livro da sua carreira com os In Flames, numa entrevista ao website Scars And Guitars.
Na entrevista, Jesper falou sobre a sua saída da lendária banda de Melodic Death Metal, em 2010, tendo começado por dizer que saiu devido a desacordos com os restantes membros da banda, relativamente ao género para o qual pretendiam evoluir, como grupo.
"...estávamos a ir em direções totalmente diferentes. Eu queria permanecer perto do Death Metal e alguns indivíduos queriam fugir para "músicas de rádio". E a banda não estava atravessar um bom momento; por isso, saí." - Afirmou.
"...lembro-me de um dos meus últimos concertos [com os In Flames], em que eu olhava para o público e preferia estar lá, do outro lado, como parte da audiência e não no palco.(...) E não sentia que era justo para com o público que estava ali para nos ver. Assim como não era justo para mim nem para os outros membros da banda. Foi aí que resolvi sair.
Após a saída da banda, Jasper confessou que a mesma perdeu um pouco a alma que tinha, mas elogiou o trabalho do atual guitarrista e compositor principal, Björn Gelotte.
Na sua opinião, a banda "mudou drasticamente. Talvez não no álbum imediatamente a seguir, mas nos seguintes. Mas eles ainda têm o Björn... ele perdeu o seu companheiro de escrita. Fez tudo sozinho e fez um ótimo trabalho, eu acho."
Concluiu a entrevista afirmando que apesar das mudanças, e da ausência de todos os membros originais, a banda continua sólida, e têm feito um ótimo trabalho, permanecendo na ribalta como uma das mais importantes bandas da cena do Metal Sueco, constituída por excelentes músicos, e que tocam para grandes audiências, assim como em festivais de grande dimensão.
Por: David Ferreira - 27 julho 23