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Reportagem: The Aristrocats @ L.A.V. - Lisboa ao Vivo, Lisboa - 23.06.2023



É sempre bom quando o concerto de uma banda que gostamos calha a uma sexta-feira, mas por mim falo. O cansaço acumulado ao longo da semana dá lugar ao desejo de descontrair ao som dos nossos artistas preferidos e de ter uma noite bem passada. A última vez que a banda esteve em Portugal foi em fevereiro de 2020 e esta foi também uma das últimas datas da sua tour “You Know What…?”, durante a qual gravaram o álbum ao vivo “FREEZE!”, precisamente antes de todos os espetáculos ficarem congelados. Ora, estando na hora de tirar o pó aos palcos e “descongelar”, os Aristocrats regressaram a Portugal em dose dupla para a digressão “Defrost”.

Na sua última visita a Lisboa, a banda tinha também marcado presença no Lisboa ao Vivo, ainda que na sala antiga, que se situava no Braço de Prata. Desta vez, notava-se claramente não só uma sala muito mais povoada, como até bastante cheia, já com gente quase até às portas. Passavam poucos minutos das 21.30h quando a banda entrou em palco. Palco esse que se encontrava bastante despido e humilde, tal como já é característico. O foco desta noite eram os instrumentos, a música e a emoção - dispensavam-se assim espetáculos de luzes ou cortinas de fumo. Aproveitando a música de fundo que esteve a tocar enquanto se esperava pela banda, Marco Minnemann foi aquecendo ao som da mesma, enquanto Guthrie Govan e Bryan Beller preparavam o seu equipamento. A banda arrancou a todo o gás com “Stupid 7”, uma faixa energética e pesada, talvez até batizada pelo seu próprio compasso (ou vice-versa), característico das músicas de prog rock, e que ao vivo adquire uma dimensão muito mais intensa do que no álbum. Ao longo da noite, Bryan Beller assumiu, na sua maioria, o papel de interlocutor entre a banda e a plateia, muito carismático e comunicativo como sempre. Anunciado pelo mesmo, esta noite iria estar cheia de músicas que farão parte do novo álbum, pelo que havia muita expectativa no ar.

A faixa que se seguia, “Where’s My Drink Package” é da autoria de Marco Minnemann. E quase como quem comenta que “já não joga há muito tempo” antes de se meter numa jogatana com os amigos, para não passar por desajeitado, o baterista avisa-nos de que esta música é bastante difícil de se tocar. Ora, os meus ouvidos e os meus olhos confirmavam isso, mas a sua postura sempre tão descontraída e o sorriso de quem se está a divertir à brava, quase que nos levam a crer que isto não passa de um aquecimento. Alternando compassos regulares em partes mais sóbrias, e irregulares em alturas mais compostas, ver o Marco por detrás do kit é sempre algo especial.
Continuando ainda a apresentação de novo material, agora era a vez de Guthrie nos falar um pouco sobre a próxima faixa. Todos conhecem a capa do álbum “FREEZE! Live in Europe 2020”, certo? “Sergeant Rockhopper” é a soundtrack que Guthrie imagina na sua cabeça quando pensa no pinguim a patrulhar as ruas. Para quem já viu a banda ao vivo, sabe que tanto a música, como a conversa e as histórias são parte integral da experiência. São parte do que torna este espetáculo único, criando um maior grau de cumplicidade e um ambiente mais familiar entre a banda e os fãs. Raras são as faixas tocadas que não nos são introduzidas pelos membros, revelando a sua origem. Infelizmente, as condições acústicas não foram as melhores para que se ouvissem estes bocados, quer o volume baixo, quer o barulho que vinha dos secadores das casas de banho, tornavam partes destes discursos muito pouco audíveis.

Adiante, o grupo embarca agora numa viagem até 2011, para o seu primeiro álbum, The Aristocrats. Bem, talvez até bem mais para trás, cerca de 66 milhões de anos - Inspirada no asteroide que lançou o caos na época em que os dinossauros passeavam pela terra, Guthrie introduzia agora o público à “Bad Asteroid”. Uma faixa inicialmente mais jazzy, e descontraída, repleta de legatos e bends. Contudo, o foque foi a secção incrível de tapping onde o guitarrista nos demonstra verdadeiramente o porquê de ser um mestre na sua arte, praticamente tornando a sua guitarra num piano. Também Bryan teve, é claro, a sua palavra a dizer, não só preenchendo os descansos de Guthrie com melodias incríveis, como adornando os acentos de Marco com requintados acordes.
Uma das coisas que adoro nos Aristocrats é o quanto se conseguem divertir em palco. É fantástico ver tão patente nas suas caras o puro prazer que retiram de ali estarem a tocar, metendo-se uns com os outros, ora acrescentando, ora retirando acentos nas músicas. É claro que esta energia também se estendia para a plateia, que aplaudia incessantemente, soltava gargalhadas e interagia com a banda, principalmente ao comando da voz de Bryan, que sempre nos manteve animados ao longo da noite. Seguiu-se “The Ballad of Bonnie and Clyde”, uma faixa baseada na altura em que os 3 aristocratas ficaram sem os seus instrumentos. Roubados por um indivíduo, mais tarde até apanhado pelo polícia à frente de Bryan, mas cujos a banda não voltou a ter consigo. Uma história triste, mas que acabou por originar uma faixa densa, repleta de mistério e que vai construindo uma atmosfera épica ao longo dos seus quase 8 minutos, fechada pelos aplausos da plateia, mais altos que os próprios instrumentos.

Bem, pelas palavras dos próprios, os Aristocrats são uma banda que gosta de brincar com os mais diversos géneros musicais, ignorando por completo as suas estruturas e regras clássicas. O objetivo aqui é a diversão, juntando o público à mesma! Estando já quase a meio da setlist, e tendo passado por mais géneros musicais do que aqueles que conseguimos dizer o nome, faltava ainda um… 90’s Dance Music! Não vamos a um concerto de Aristocrats para entrar num mosh, e certamente todos acabamos por ficar vidrados a olhar para a proeza em exposição, acabando por não nos movimentarmos muito. Mas a faixa seguinte conseguiu precisamente isso. “Aristoclub” pertence ao novo álbum e brinca com o estilo de Dance Music. Tanto Guthrie como Bryan estiveram entretidos com os seus efeitos na guitarra e no baixo ao longo da faixa, mas também a percussão teve aqui o seu destaque. Marco Minnemann entrou com um solo de bateria, como eu nunca tinha visto! Uma performance que deve ter durado perto dos 10 minutos e deixou toda a gente de boca aberta. Num kit tão grande e com tantos pratos como aquele, Marco conseguiu utilizar todas as peças e até as baquetas de maneira tão diferente do habitual, fluida e precisa. Tudo isto enquanto ainda ia interagindo com o público. Fico desconfiado da natureza humana de Marco, para ser sincero. O solo foi encerrado pelos fiéis companheiros de palco da banda, os animais de borracha, com que já é hábito tocarem durante as digressões! Estava na altura de baixar um pouco a energia na sala, até porque o calor já estava mesmo a rebentar com a escala. Seguiram-se quase 17 minutos contínuos de sincopação e trocas de compassos, divididos entre as faixas “Through The Flower” e “Ohhhh Noooo”. Se eu pudesse sair dali com um euro por cada vez que a banda troca o compasso… 
Para completar a trilogia do polícia e do ladrão, a banda passa para “Furtive Jack”. Uma mistura alegre de reggae e tango em 5/4, que retrata a maneira como Guthrie imagina um ladrão a esconder-se e a evitar a polícia pelas ruas da cidade. Chegando ao fim da noite, levantavam-se as cervejas e brindava-se ao som de “Last Orders”. É, de facto, uma faixa muito triste, algo que foi vocalizado por Guthrie. Não necessariamente pela sua sonoridade apenas, mas pelo que representa - A hora e o sino de fecho dos bares no U.K., a altura em que se pedem as últimas bebidas! Mas por outro lado, o ambiente por ela proporcionado é imcomparável, particularmente o som caloroso e intenso do baixo de Bryan, mas também os muitos elogiados bells no kit de Marco, que adequadamente, não só abriram, como fecharam a música. Terminando com uma faixa um pouco mais energética para nos levar para casa de sorriso na cara, a banda volta para o encore com “Blues Fuckers”, onde é o público quem vai ser o maestro! Foram escolhidas 3 pessoas na plateia para dar início à contagem (a qualquer velocidade e língua) da faixa. Uma para cada parte, início, meio e fim. 1, 2, 3, 4! Dá-se entrada numa música de blues, com uma estrutura… peculiar? Bem… já avisei de que estes tipos não gostam mesmo de seguir regras, não já? Um ritmo super acelerado a iniciar a faixa, uma parte intermédia muito caótica e organizadamente desorganizada, e a parte final a retomar o riff inicial e a encerrá-lo de maneira muito cómica e original.
Não me canso de o dizer e tenho a certeza de que já o deixei aqui escrito. Estes 3 cavalheiros são do melhor que a música tem para dar. Trazem consigo uma sonoridade eclética, divertida e muito elaborada, que não só preencheu esta noite com boa música, mas também deixou toda a gente com muito boa disposição! Serão sempre bem-vindos para cá tocar!


Texto por Miguel Matinho
Fotografias por Paulo Tavares
Agradecimentos: Ciclo Até Jazz