O trajeto sónico de Joost van der Graaf enquanto baixista dos Pestilence chegou ao fim após três anos e meio. Quer a banda holandesa, quer o músico lançaram os seguintes comunicados nas respetivas redes sociais onde destacaram motivos pessoais como a origem da separação:
"Em primeiro lugar: a família está em primeiro, sempre! É pena que este dia tenha chegado, pois éramos uma equipa muito sólida e sentiremos certamente falta do nosso grande amigo Joost van der Graaf. Respeitamos a sua decisão de passar mais tempo com a sua família. O que é incrível é que ele ofereceu-se para ajudar de vez em quando, se necessário. Portanto, os Pestilence procuram um substituto permanente para o Joost van der Graaf. De preferência, um baixista sediado na Holanda com experiência (em digressões), uma grande personalidade, dedicação e noção da teoria musical. O novo baixista tem de estar disponível para digressões e concertos à volta do mundo. Temos muitos planos para 2024. Quem se juntará à equipa dos Pestilence? Por favor, enviem os vossos 'e-mails' para pazuzu187@hotmail.com."
"Após três anos e meio de ótimos momentos na estrada e no estúdio, está na altura de abandonar esta festa. Os Pestilence são uma das minhas bandas de metal favoritas e foi uma honra fazer parte dela. Darei os meus últimos concertos em setembro e é estranho… Vou sentir a falta disto… Gostaria de dizer o seguinte ao próximo baixista desta máquina lendária: considera-te um sortudo, porque estás prestes a trabalhar com ótimas pessoas e divirtam-se! Obrigado, Michiel, Rutger e Patrick pela energia, inspiração e gargalhadas. Agradecimentos especiais a todos os fãs de Pestilence pelo constante apoio e apreço. Estou ansioso por passar mais tempo com a minha família."