Segundo trabalho desta banda finlandesa no espaço de dois anos e segundo E.P. em igual período de tempo. São apenas três os temas que compõem este Unanticipated Confessions of Love, o mesmo número de faixas que podemos encontrar no seu antecessor, Bullet With Your Name.
Os Barrel parecem ser um projeto paralelo. Todos os seus membros têm ligação a outras bandas e estamos a falar de músicos experientes. Ouvindo a sua música percebe-se isso. A qualidade está lá e nota-se aquela aproximação a um heavy metal ao estilo de uns Candlemass, “Will it Take the Void” é um claro exemplo do que acabei de referir.
Mas nem todos os temas têm essa mesma fórmula. “Ed”, tema de abertura que teve até direito a vídeo promocional, é uma música com mais ritmo. Após um pequeno intro, surge-nos uma boa malha de heavy metal onde a voz de Vallteri Heiskanen encaixa na perfeição.
Falta apenas fazer referência ao segundo tema, “Man of the Book”, que é speed metal clássico. Outra boa malha do conjunto de Tampere.
É difícil falar e avaliar um trabalho com apenas três temas e pouco mais de 15 minutos de música. É também difícil compreender o que é que a banda pretende com estes lançamentos neste formato. A qualidade das músicas é inegável, o que nos leva a lamentar o facto de os Barrel não optarem pelo lançamento de um álbum, um trabalho mais extenso, algo com mais conteúdo. Vamos ficar a aguardar.
Nota: 7/10
Ouvir Barrel, no BandCamp
Review por António Rodrigues