Os Dornenreich são uma banda austríaca que tem criado obras-primas poderosas e intensas desde o seu início em 1997. Eles começaram por tocar Black Metal, mas evoluíram o seu som a cada álbum. Eviga, o cérebro por trás desta banda, partilhou alguns dos seus pensamentos mais íntimos sobre a banda, o som e o novo álbum “Du wilde Liebe sei”, lançado pela Prophecy Productions, com a Metal Imperium. Continuem a ler...
M.I. – Os Dornenreich lançaram a primeira demo em 1997... passaram 24 anos, dirias que tens a mesma paixão agora que tinhas naquela época? Se não, o que mudou?
Depois de ter pensado bastante nisto, atrevo-me a afirmar que sou tão apaixonado quanto era quando era adolescente e comecei a banda, porém, agora - ao contrário dos anos da adolescência - estou totalmente consciente do modo porque faço as coisas do jeito que faço. Todas as minhas decisões atuais hoje baseiam-se num fundamento de experiência muito mais naturalmente desenvolvido como artista e como indivíduo humano e as decisões beneficiam de um horizonte mais amplo. Portanto, em suma, pode ser um facto que estou ainda mais apaixonado agora do que costumava ser quando se trata da intensidade consciente e multifacetada da minha expressão e abordagem atuais.
M.I. - Qual foi o melhor momento da tua vida como membro dos Dornenreich? E o pior?
Sem dúvida, as saídas de ex-membros da banda foram as piores experiências, tanto artística quanto pessoalmente, mas essas experiências também deram início às maiores e mais importantes fases de crescimento para mim, como artista e como pessoa, por isso, pensando bem, agora digo que mesmo esses piores momentos - no final - se transformaram em alguns dos melhores, pois aprofundaram toda a minha maneira de perceber e abordar o mundo.
Referindo-me aos melhores momentos, teria que empacotar inúmeras memórias da estrada, dos concertos e das sessões de estúdio neste grande e melhor momento (risos) - que no final não existe. Podes partilhar a experiência de memórias que tendem a fundir-se com o passar do tempo e, possivelmente, este melhor momento consiste em todas essas incontáveis lascas de memória que resultam neste calor especial que inunda o meu peito ao pensar nisso...
M.I. - Há algum momento / álbum / situação em particular que passaste com os Dornenreich que gostarias de excluir da história da banda?
Claro que existem alguns momentos e experiências que foram difíceis de suportar e simplesmente dolorosos na própria situação em que aconteceram e tiveram o seu efeito total, mas, como disse acima, esses foram os momentos que resultaram em projetos muito frutíferos mais tarde na nossa história. Por isso me abstenho de apagar qualquer coisa (risos).
M.I. – O Eviga disse uma vez que os Dornenreich sempre se basearam na intuição. O que é que isso significa, exatamente?
Nada é preconcebido quando se trata do núcleo musical em si... Portanto, não há melodias ou harmonias no início que eu usaria apenas para construir algo. É sempre assim: pego na minha guitarra e começo a tocar. Sonho com o instrumento e, de repente, novas melodias ou harmonias simplesmente surgem. Isso também é algo verdadeiramente mágico para mim - e gosto de manter o núcleo assim. Claro que a elaboração final e todos os arranjos finais são feitos muito conscientemente, - mas o núcleo depende de seguir a vibe intuitiva que se transforma numa música aos poucos.
M.I. - Se estivesses a começar os Dornenreich agora, quão diferente é que a banda seria?
Ao percorrer a nossa discografia pode descobrir-se o facto de que realmente reinventamos e restabelecemos a banda a cada novo álbum, pois realmente seguimos a nossa intuição - e essa intuição leva-nos a novas margens artísticas e adiciona novas cores a cada álbum da maneira mais natural.
Porém, às vezes eu - sem dúvida - sinto o peso de ter uma longa história e de pessoas que podem ter as suas preferências em relação à nossa discografia que também comunicam, mas no final só nos sentimos obrigados em expressar a nossa própria necessidade interior e, de certa forma, nós recomeçamos a banda com cada novo álbum e sinto que estou totalmente livre na minha expressão com os Dornenreich.
M.I. - A banda tem sido bastante consistente no intervalo de tempo (3/4 anos) entre álbuns, mas 7 anos passaram desde o último lançamento. Antes de “Freiheit”, já tinhas previsto que esse poderia ser o último álbum de estúdio dos Dornenreich ou o último álbum de estúdio durante um longo período de tempo. Por quê? Por que demoraram 7 anos para ter material novo pronto?
Em primeiro lugar, em 2014, achei que seria sensato dar um passo para trás conscientemente e comunicar isso também. Depois de dezoito anos, oito álbuns e incontáveis concertos e tournées, senti uma necessidade profunda de examinar e realinhar a minha abordagem artística. Eu queria reunir a fonte original da minha criatividade e motivação para me expressar. E queria fazê-lo com toda a consciência e com todo o silêncio (exceto alguns concertos e tournées que fizemos ao longo dos últimos anos).
Além disso, após a nossa tournée de lançamento para ‘Freiheit’ em maio de 2014, tive que definir a direção de algumas cenas profissionais, além da música, já que também trabalho como bibliotecário académico na universidade a tempo parcial. Fiz tudo isso para criar uma base sólida para outras aventuras e projetos artísticos também. Portanto, a pausa do trabalho de estúdio foi uma decisão consciente que tomamos a favor dos Dornenreich e da expressão artística em geral, mesmo que isso significasse que tínhamos de reestruturar e reorientar certas áreas e aspetos das nossas vidas principalmente.
Durante esta primeira fase após a tournée ‘Freiheit’, observei de perto como é que o meu amor pela expressão artística iria aparecer de novo à luz da pausa que havíamos comunicado publicamente. E não tive que esperar muito, pois novas ideias acabaram por surgir em 2015 de forma natural e intuitive, como sempre que sonho ativamente com a minha guitarra. E foi uma experiência muito importante para mim perceber com toda a clareza como é que a minha vida pessoal e o meu desejo de expressar pensamentos e sentimentos existenciais estão entrelaçados.
M.I. - “Du wilde liebe Sei” é o título do novo álbum. Qual é a principal diferença entre “Freiheit” e “Du wilde Liebe sei”?
Depois de ‘Freiheit’, que ofereceu muitos dos nossos elementos centrais anteriores que desenvolvemos ao longo dos anos, queríamos construir algo novo sobre este fundamento e queríamos descobrir a nossa expressão artística e as suas possibilidades sonoras novamente.
A combinação profundamente orgânica, poderosa e talvez até hipnótica e de aparência xamânica de percussão e baixo proeminente com - de certa forma - uma guitarra elétrica escultural, palpável e permeável e camadas de violinos e violinos épicos, guitarras acústicas e vozes para nós parecia apta tomar uma forma algo envolvente e emocionante que dificilmente se ouviu ou - digamos - experimentou antes.
M.I. - Ter a palavra “Love” no título de um álbum é algo que a maioria dos vossos fãs (mais velhos) provavelmente nunca esperaram de vocês. Quando é que essa ideia vos veio à mente?
De certa forma, estás totalmente certa (risos). No entanto, olhando para trás, diria que uma das nossas principais características sempre foi a nossa coragem dentro do reino do metal sombrio para nos abrirmos e incorporar a fragilidade emocional, já que tínhamos letras que lidavam com o amor mesmo nos nossos primeiros lançamentos.
Como sempre lidei com temas existenciais e muitas vezes abstratos liricamente - como transitoriedade, medo, coragem e, ultimamente, liberdade (= 'Freiheit' em alemão) - parecia natural mergulhar profundamente nos vastos campos do 'amor', finalmente por meio de um álbum conceitual que tenta abordar este tópico e todos os pressupostos, modos de aparência, as suas facetas, aspetos, bem como os enormes mal-entendidos que o cercam e que, muitas vezes, resultam em crueldade e dor emocional. Assim, há muita dor e escuridão e há até momentos de desespero neste álbum também, que são audíveis como um intenso suspense dramático.
O meu ponto de partida desta vez foi um tipo de irritação, pois realmente considero estranho que todos nós pareçamos falar sobre amar isto e aquilo, dia após dia, e querer ser corajosos e livres, enquanto quase ninguém parece realmente saber o significado real de coragem, liberdade ou amor.
M.I. - Os títulos das faixas parecem ser bastante introspetivos, profundos e até filosóficos... quais são os temas abordados nas letras desta vez?
O álbum é ambicioso e tem inúmeras tonalidades para oferecer, mas por enquanto, no escopo desta entrevista, seria demasiado apontar os aspetos de cada música, mas gostaria de frisar que a tensão dentro do coração humano, entre o desejo de auto-afirmação e a liberdade e o desejo de devoção e pertença é o conflito central do qual este álbum depende. Na psicologia, pode encontrar-se o termo "falta de amor", que sugere o comportamento e a condição de um indivíduo carente, sem qualquer autoconsciência ou autoaceitação real. E, num nível mais profundo, algumas das canções também tratam do amor como algum tipo central de autocuidado e de ligação existencial, bem como consciente, algumas delas tratam o amor como algum tipo de qualidade de vida, de uma existência que entende o amor como fonte inesgotável dentro do indivíduo.
M.I. - O álbum foi lançado a 11 de junho. Os comentários online têm sido incríveis, e a reação dos média em geral?
Agora, algumas semanas passaram e posso resumir que, na verdade, a grande maioria das críticas e a resposta dos média é muito positiva. As pessoas parecem aprovar tanto a profundidade emocional quanto o som totalmente fresco e orgânico que fazem os Dornenreich soar como nenhuma outra banda neste planeta - em geral e neste álbum em particular.
M.I. - Quando vocês lançaram o último álbum “Freiheit”, ninguém imaginaria que 2020 seria um ano tão horrível para todos nós. Este vírus teve alguma influência no resultado final do álbum? Fizeram alguma alteração devido a sentimentos / emoções / dificuldades que o vírus vos trouxe?
Não, todas as músicas e até as letras estavam concluídas antes da pandemia começar a tomar conta das nossas vidas. Só afetou o álbum quando tivemos que adiar a mistura e masterização de abril de 2020 para agosto de 2020, o que resultou numa fase final ainda mais focada e deliberada de todo o processo que também nos deu mais tempo para fazer edições muito detalhadas do álbum, oferecendo inúmeras fotografias e notas extra.
M.I. - Quando começaram a trabalhar no novo álbum? Quantos anos ou meses demoraram?
A composição da música real ocorreu principalmente entre 2015 e 2018, mas mantivemos o processo vital até aos últimos dias da masterização quando se trata de arranjos, a fim de manter o processo o mais imediato e autêntico possível, apesar do facto de se ter expandido ao longo de um período de sete anos. As gravações foram feitas entre janeiro de 2019 e junho de 2020.
M.I. - “Flammentriebe” teve ótimas críticas e disseste que estavas “com medo” dessas maravilhosas críticas, porque poderias não conseguir fazer melhor! Ainda ficas “assustado” ao escrever material novo?
Para mim, é natural que alguém esteja interessado em críticas e respostas num certo grau e críticas negativas em particular são bem-vindas, desde que sejam profundas e não apenas julgamentos vazios como 'isto é uma merda porque é uma merda' porque uma resposta detalhada oferece sempre uma perspetiva que eu mesmo nunca poderia ter, pois estou profundamente envolvido na criação. Naquela época, eu só queria salientar que foi uma experiência emocionante receber tantas críticas extremamente fabulosas, mas sempre estive focado na minha abordagem intuitiva, e muitas das decisões que tomamos ao longo dos anos foram suicídio comercial com certeza – se olharmos para os álbuns de uma perspetiva de negócios, o que obviamente nunca faço (risos).
M.I. - Já leste alguma crítica a Dornenreich que te fez rir ou te ofendeu? Costumas lê-las? Ou preferes evitar as redes sociais e o seu negativismo?
Bem, eu diria isto: parece haver muitas pessoas - e até mesmo os chamados jornalistas por aí - que dariam tudo por uma risada barata e as redes sociais provocam este tipo de atitude troll em si, como todos nós sabemos. Nós sempre fomos uma banda polarizada, ou seja, conseguimos reações fortes tanto eufóricas quanto cheias de repulsa. Mas eu gosto disso. Na minha perceção, a única resposta perigosa para um artista é a indiferença.
M.I. - Todas as vossas capas incluem a natureza. Por que optaram por isso? Qual é a vossa ligação com ela?
A meu ver, pode encontrar-se sabedoria nos ciclos menores e maiores da natureza. As viagens externas e internas do indivíduo humano estão ligadas com a natureza e, portanto, considero adequado que uma banda como os Dornenreich, que lida com temas existenciais, trabalhe com a natureza a um nível respeitoso e muitas vezes simbólico.
M.I. - A banda tem um relacionamento de longo prazo com a Prophecy Poductions, desde o lançamento de “Her von welken Nächten” em 2001... nunca foram abordados por outras editoras? Por que permanecem leais à Prophecy Productions depois de todos estes anos?
Sim, temos sido contactados por outras editoras ao longo dos anos, mas a liberdade artística é crucial para nós em todos os aspetos da nossa expressão e a Prophecy sabe disso e cumpre esse padrão inegociável como dificilmente qualquer outra editora faria ou poderia, acho eu.
M.I. - De todos os concertos dos Dornenreich, menciona um de que te lembres com carinho e diz-nos o porquê, por favor.
Mencionar um único concerto é simplesmente impossível no nosso caso - e eu explicarei por quê, com todos os detalhes necessários:
Sempre que entramos em palco, deixamo-nos levar por uma intensa jornada pela música. Reagimos uns aos outros, ao local e à energia entre nós e o público. Realmente pretendemos viver através da música junto com o nosso público e dedicamo-nos totalmente a esse momento. Não há nenhuma faixa que ative isso, há apenas a pura vontade de expressar, energia - e muito suor (risos).
Obviamente, os dois concertos (metal e acústico) que estão documentados no nosso dvd ao vivo (‚Nachtreisen ') têm um lugar especial no meu coração, mas na verdade eu aproveito cada oportunidade de viver através da música num contexto ao vivo junto com o nosso público porque há uma tremenda troca de paixão e energia mútuas a acontecer o tempo todo. E é claro que vou divertir-me ainda mais - e mais conscientemente também - quando formos capazes de voltar ao palco pela primeira vez após a pandemia no Prophecy Fest deste ano na caverna de Balve em setembro.
M.I. - Em todos os anos de Dornenreich, só fizeram alguns concertos em Portugal. Tens boas lembranças deles? Quando é que os fãs podem esperar o vosso regresso?
Bem, ao longo dos últimos 25 anos visitei muitos países com as bandas com as quais toco ao vivo (Dornenreich, Empyrium, Sun Of The Sleepless) mas a calorosa hospitalidade na Turquia e em Portugal foi algo que realmente me marcou. O que nunca vou esquecer no que diz respeito à dedicação portuguesa é que, em 2010, os promotores locais do Barroselas Metal Fest construíram um palco extra no exterior exclusivamente para o nosso espetáculo acústico (; na verdade fizemos dois concertos em 2010 tanto acústico como metal). Isso é paixão! Eles queriam que nós obtivéssemos as melhores condições possíveis e queriam fazer justiça ao caráter íntimo e especial da nossa configuração acústica.
Esperamos voltar ao Barroselas Metal Fest nos próximos anos - e sempre mantivemos contacto com eles ao longo dos anos, desde os nossos concertos em 2010.
M.I. - Como está a divulgação do álbum? Algum concerto ou tournée planeado?
Este ano vamos apresentar-nos exclusivamente no Prophecy Fest em Balve. Mas temos planos ambiciosos e especiais para o nosso regresso às tournées no próximo ano, como se pode imaginar...
M.I. - Se pudesses escolher 3 bandas para acompanhar os Dornenreich numa tournée mundial, quem escolherias e por quê?
Primordial - por causa do coração artístico orgânico, hínico e apaixonado; Madder Mortem - por causa da intensidade emocional imensamente multifacetada e Solstafir - por causa da melancolia autêntica que parece forte e frágil ao mesmo tempo.
M.I. - Os Dornenreich começaram como banda de Black Metal, e acredito que tocar em igrejas nunca vos tenha passado pela cabeça naquela época. Como foi a experiência? Qual foi a principal diferença em relação a um local normal?
No final de contas, as igrejas são apenas edifícios requintados que convidam a uma ligação com a profundidade espiritual - e oferecem uma acústica edificante e, para nós, tocarmos com a nossa formação acústica especial (voz, percussão, violão e violino apenas) sempre foi um sonho de tocar em igrejas um dia, pois sabíamos que a atmosfera edificante e a acústica desses locais revelariam uma sinergia especial juntamente com a nossa abordagem artística dinâmica e emocionalmente intensa.
Além da acústica, a diferença mais importante em comparação com os 'locais regulares' era a forma como as pessoas se comportavam dentro das igrejas. Pareciam estar mais concentrados, abraçados e também fisicamente relaxados pelo simples facto de poderem sentar-se e deixar-se levar pela música e pela atmosfera global do momento.
M.I. - A expressão artística une pessoas de todas as culturas... quais são as tuas formas de arte favoritas? Como músico, tornaste-te amigo de outros artistas durante tournées? Costumas dedicar algum tempo para te familiarizares com a arte local dos lugares em que tocaste? Existe algo que te impressionou?
Eu adoro muitas formas de arte, seja pintura, narrativa em série (programas de TV dramáticos), literatura ou land art, mas sempre fiquei fascinado com a música, pois ela consegue captar a maioria das experiências emocionais à medida que se desenrolam, à medida que progridem, conforme - pura e simplesmente - acontecem dentro do tempo. Para mim, pessoalmente, a música é a forma de arte mais universal e vital.
Sim, fiz amizade com muitas almas artísticas com quem trabalhei ou viajei ao longo dos anos - por exemplo, Tenhi, Of The Wand And The Moon, Empyrium ou Agalloch, o que resultou em várias aventuras de concertos partilhados e momentos incontroláveis no âmbito dos últimos 20 anos.
E sim, realmente tento familiarizar-me com a arte local e a mentalidade local sempre que visitamos outros países com os Dornenreich - e todos são impressionantes e inspiradores no seu próprio escopo e de acordo com a sua identidade e tradição de longa data.
M.I. - Tens alguma guitarra ou outro instrumento que funcione como uma espécie de amuleto da sorte, que te sentes “sortudo” ao tocá-lo?
Todos os tipos de bateria e instrumentos percussivos (risos). A minha paixão oculta é a bateria, sem dúvida. Isso também é o que mais me ilumina sobre o novo álbum: enfim, pude superar essa paixão usando todos os instrumentos de percussão que se ouvem naquele mesmo álbum.
M.I. - A Áustria é o lar de algumas das minhas bandas favoritas, como os Dornenreich e os Summoning. Tens alguma teoria sobre a razão pela qual os músicos austríacos tendem a criar músicas tão incríveis? A música é uma disciplina obrigatória na escola? Existem muitos incentivos para as crianças brincarem? Acreditas que aprender música faz diferença?
Eu sempre pensei que a Áustria realmente tem muitas bandas altamente individuais e artisticamente distintas, sim, mas até hoje não sei porquê (risos). Na verdade, não acho que o nosso sistema educacional inclua mais educação musical regular do que outros países da Europa Ocidental ou Central e também não acho que a Áustria ofereça muito mais incentivos ou um impulso especial.
Quando se trata de técnica e conhecimento versus intuição e paixão, diria que técnica e conhecimento são úteis com certeza, mas no início e mesmo no final tudo se resume à força da própria intuição, força de vontade e paixão. Pelo menos essa é a minha experiência pessoal como uma pessoa que foi treinada classicamente em guitarra acústica e elétrica por muitos anos, mas que ainda conta com a intuição e a paixão em primeiro lugar a cada nova música.
M.I. - O governo austríaco apoia a cultura? Deu alguma ajuda e apoio extra aos artistas nestes dias de pandemia?
Como sempre, depende se a abordagem de alguém é ou não considerada 'cultura' pelas autoridades responsáveis. Pelo que eu sei, tem havido um certo apoio básico para alguns artistas, mas não sei os detalhes, pois os Dornenreich são uma banda que nunca exigiu nenhum apoio ou financiamento público. E estou orgulhoso do facto dos Dornenreich serem uma banda verdadeiramente independente em todos os aspetos.
M.I. - Se fosses o Ministro responsável pelo Departamento de Cultura do teu país, que medidas tomarias?
Bem, para me manter realista e simples, tentaria fornecer ao público tantos lugares e locais onde o encontro cultural, o intercâmbio e o desenvolvimento pudessem acontecer, sejam locais de ensaio que sejam realmente acessíveis ou mesmo gratuitos ou sejam vários locais para todos os tipos de expressão artística porque isso é algo que se desintegra com o tempo, conforme vejo as coisas - e ainda mais depois da seca financeira da atual pandemia.
M.I. - Quando não estás a tocar a tua própria música, como te divertes?
Leio muito - especialmente livros de não ficção, já que muitos passam pelas minhas mãos, pois sou responsável pela elaboração do inventário da biblioteca da universidade local, onde trabalho como bibliotecário científico a meio tempo. Além disso, passo muito tempo na natureza e também a ver programas de TV dramáticos bem narrados.
M.I. - Alguma banda ou músico recentemente chamou a tua atenção pela qualidade da música? O que tens ouvido?
Muitos, na verdade... o meu horizonte artístico está a ampliar-se continuamente...
Passo o tempo com expressões que me tocam de uma forma ou de outra. E, aqui está uma pequena lista de algumas das músicas que estão em alta rotação aqui no momento. Podes imaginar como seria a lista completa:
Djerv, Aldous Harding, Kampfar, Oehl, Suspiria (OST 2018; Thom Yorke), Faber, Midsommar (OST 2019; Bobby Krlic), Dodheimsgard, Kvelertak, Misfits, Madder Mortem, Kerstin Blodig, Omnia, The Doors, Hexvessel, Primordial, Type O Negative.
M.I. - Já pensaste em como é que a tua vida teria sido diferente se não fossem os Dornenreich? Arrependes-te de alguma escolha que fizeste ao longo do caminho, que pode ter afetado potencialmente toda a tua vida (musical e pessoal) ou farias exatamente tudo da mesma forma novamente se tivesses a oportunidade?
Uma maneira popular de responder a esta pergunta é alegar que faria tudo de novo exatamente da mesma maneira e que não me arrependo de nada - e isso, para mim, dificilmente parece ser honesto.
O que se pode dizer em geral é que a vida é vasta e o nosso tempo como seres humanos é muito curto. Além disso, as decisões que tomamos também significam que deixamos outras coisas, potenciais, oportunidades, pessoas para trás, a fim de seguir com essa escolha num momento específico. Sabes, ninguém pode ter tudo. E, pessoalmente, não gostaria de ser patético dizendo que sacrifiquei muito por causa dos Dornenreich, mas tomei decisões e não percorri muitos outros caminhos enquanto percorria o caminho individual dos Dornenreich.
Ao longo dos últimos 25 anos, também houve vários momentos de desespero e muito solidão que tive que viver e há - sem dúvida - certas coisas que eu faria ou abordaria de forma diferente se tivesse a oportunidade de voltar atrás no tempo mas, no geral, estou profundamente satisfeito com as decisões que tomei e poderia imaginar-me como - por exemplo - um psiquiatra dedicado ou um ator ou editor de filme, mas dificilmente posso imaginar-me tão profundamente feliz quanto me considero hoje como o verdadeiro e artista independente em que me tornei.
M.I. – Tens uma mensagem final que gostarias de partilhar com os vossos fãs portugueses e leitores da Metal Imperium? Muito obrigado pelo teu tempo, Eviga! Tudo de bom!
Cara Sonia, só quero expressar a minha sincera gratidão pelo teu apoio contínuo nos últimos vinte anos, na verdade, desde o dia em que tive a sorte de te conhecer em 2001 durante a nossa primeira tournée europeia com os Marduk... Tudo de bom!
E a todas as pessoas que lêem isto: se quiserem descobrir algo profundo, intenso e variado com uma atmosfera e um som únicos, ouçam o nosso novo álbum.
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Entrevista por Sónia Fonseca