Após a sua participação no BlizzCon de 2014, os Metallica voltaram a participar na conferência de videojogos, para a edição deste ano, no passado dia 19, onde se apresentaram ao vivo, através de um serviço de streaming, como já tem sido habitual para muitas das bandas na Era Covid.
A performance da banda foi transmitida através do Twitch, porém nem tudo correu como esperado.
Poucos segundos após o início de "For Whom the Bell Tolls", a plataforma "censurou" o áudio da transmissão, substituindo-o por um tema folk computadorizado.
Um momento caricato que apanhou os fãs de surpresa, sendo que estes não tardaram a apresentar as suas críticas negativas direcionadas ao serviço do Twitch, através de redes sociais como o Twitter.
Veja abaixo o vídeo do momento em que o som foi substituído bem como algumas das queixas de quem assistiu ao evento.
É sabido que, nos últimos anos, o Twitch tem vindo a aumentar a importância e controlo atribuída a práticas ilegais na sua plataforma, tais como violação de direitos legais sobre conteúdo, mas terão ido longe demais, desta vez, ao censurar o live ‘streaming’ da lendária banda, de acordo com os fãs e participantes do evento.
Os Metallica ainda não se pronunciaram sobre o sucedido.
the current state of Twitch: the official Twitch Gaming channel cut off the live Metallica concert to play 8bit folk music to avoid DMCA pic.twitter.com/sCn56So8Ee
— Rod Breslau (@Slasher) February 19, 2021
Right now the official Twitch Gaming channel is playing copyright free music over the top of Metallica's live Blizzcon performance, so at to avoid copyright striking themselves.
— Skill Up (@SkillUpYT) February 19, 2021
The absolute state of music rights on the internet. My god.
lmao blizzcon muted metallica's live virtual concert and is just playing random low-key music over the whole thing pic.twitter.com/UqKnJf24VS
— RickyFTW (@rickyftw) February 19, 2021