Jeff Loomis (ex-Nevermore), que integrou os Arch Enemy em 2014, é descrito por Michael Amott (guitarrista e compositor) por ser um compositor nato e um excelente músico, porém com uma assinatura bastante diferente da essência da banda.
"Ele está sempre a escrever e a gravar as suas cenas. Tem um projeto intitulado Conquering Dystopia, os seus projetos a solo, e obviamente escreveu a maioria do conteúdo de Nevermore. Sempre o respeitei, e continuo a respeitar, como guitarrista - ele é incrível como músico e ser humano, encaixa na perfeição. Há uma grande química, mas como eu sempre escrevi a maioria das músicas, é complicado... não sei, mudar o som da banda demasiado. A banda como que começou com as minhas ideias, que continuam a dominar o contexto da banda... Mas quem sabe, no futuro?" - explicou Amott em 2017
Aparentemente, esse futuro chegou. Durante uma participação em The RiffHard Podcast, Jeff revelou que tem passado muito tempo do seu confinamento a gravar um LP a solo, o terceiro para Century Media:
"Será algo apenas instrumental, Na realidade, eu só tenho procurado manter-me ocupado e fazer solos como convidado para os outros. Por acaso estou a fazer um pouco de música para videojogos."
Acrescentou também que está a compor solos para o novo álbum de Arch Enemy, se bem que "Eu ainda não sei se o trabalho será lançado, mas começarei a trabalhar nisso muito em breve. Estamos a tentar fazer uma tour em setembro, se possível. Esperemos que sim."
Esperemos também nós que sim, pelo menos ver o potencial que o guitarrista possa trazer à banda, neste álbum de 2021.
Por: Susana Rodrigues - 10 fevereiro 21