A banda italiana Fugitive lançou um novo material em plena pandemia. No seu mais recente lançamento, "Multiverso", eles exibem a sua mistura instrumental em constante evolução de rock, metal, prog, pós-rock e stoner-rock com um toque psicodélico. As faixas são engenhosamente misturadas por Christian Henrik Ankerstjerne, que deu ao projeto traços muito distintos e uma base sólida para o trabalho de guitarra. O quarto disco da banda é absolutamente incrível e encanta-nos com as suas melodias cinematográficas... e isso foi motivo mais do que suficiente para a Metal Imperium ter uma boa conversa com Manuel Gianella, um dos guitarristas da banda.
M.I. - O nome da banda é Fugitive... do que estão a fugir? Por quê Fugitive? A vossa foto promocional mostra os rostos dos quatro membros como nas fotos tiradas quando alguém é preso... de quem foi a ideia?
O nome Fugitive vem de uma ideia de Daniele (guitarra), que sugeriu o nome nos primeiros dias da banda. Todos gostamos do nome, já que somos todos fãs da banda finlandesa Callisto, que tem uma música chamada "The Fugitive" no seu belo álbum "Noire". Geralmente sentimo-nos muito atraídos por bandas do norte da Europa e do seu som característico, e talvez este nome também seja uma espécie de homenagem. Além disso, gostamos do filme com o Harrison Ford, por isso foi uma situação em que todos ganham, acho. Só mais tarde ficou claro que o nome era de facto um presságio, já que gostávamos de fazer concertos ao ar livre, na floresta ou na praia, uma espécie de fuga da vida agitada da cidade. Mas sem nenhuma atividade criminosa envolvida.
M.I. - Após o álbum "Mediterraneo" lançado em 2013 e uma tournée europeia com os Tons, a banda entrou num hiato relativamente longo... por quê? Falta de inspiração?
Depois de fazer uma tournée com os Tons e os Satellite e de tocar no festival The Duna Jam em 2013, fizemos uma pequena pausa nos concertos e nos ensaios. Mais tarde nesse ano, decidi mudar-me para a Alemanha e a banda entrou num hiato por um tempo. Ainda estávamos a trabalhar em material novo durante todo esse tempo e conseguimos gravar dois novos álbuns, mesmo vivendo separados. Normalmente, fazemos vários concertos por ano e, infelizmente, somos capazes de ensaiar apenas uma ou duas vezes antes de cada concerto / tournée: além disso, não há muitas desvantagens na nossa distância geográfica.
M.I. – Os Fugitive são uma banda instrumental. Não acham que a vossa "mensagem" seria melhor se houvesse palavras nas melodias? Por que optaram por ser apenas instrumental? É uma maneira do ouvinte prestar mais atenção a todos os detalhes?
Somos uma banda instrumental desde o início e inspiramo-nos muito nas bandas de pós-metal / pós-rock nos primeiros dias da banda. Na minha opinião, a música é uma linguagem própria, portanto não há necessidade de vozes ou palavras para fazer sentido e suscitar emoções no ouvinte. Ainda gostamos das vozes e não somos adversos ao seu uso no nosso material. Nós apenas as temos quando sentimos que precisamos delas numa música para expressar o que gostaríamos de expressar. Pessoalmente, recentemente, tornei-me um fã do "falador" Mark Kozelek / Sun Kil Moon, e... nós amamos música com e sem vozes, mesmo sendo principalmente uma banda instrumental.
M.I. – Num post no Facebook, vocês dizem: “Os Fugitive são uma banda, uma necessidade e acima de tudo um estado de espírito. Os Fugitive foram fundados para dar voz a histórias inéditas, para devolver a esperança de alguma forma, se estás a navegar desesperadamente no Mar Mediterrâneo, a arriscar a tua vida para sobreviver e encontrar esperança novamente ou se estás a navegar no teu mar pessoal de incertezas e desespero, tentando alcançar um propósito e significado na vida novamente. Os Fugitive falam por milhares de vidas que deixaram tudo para trás. É a história de deixar entes queridos, identidade, cultura, família e uma vida para trás. É de alguma forma a história de quem está a escapar. Os Fugitivo representam escapar de quem pensa que és para quem realmente és. A estrada chama. Os Fugitive estão prontos”. Fora este problema trágico que continua a matar milhares de humanos todos os anos... existem outros problemas que vos afetam de alguma forma? Pode supor-se que os Fugitive seriam uma banda política se houvesse letras nas suas músicas?
Eu não acho que poderíamos ter sido uma banda política com as nossas letras, mas acho que, se as tivéssemos, elas certamente apontariam indiretamente para alguns problemas sérios que nos preocupam na nossa sociedade. Pessoalmente, gosto do auto-aperfeiçoamento como forma de melhorar a sociedade e não apoio nenhum movimento ou agenda política em particular. O meu conselho é que pensem com a própria cabeça, trabalhem com vocês mesmos e tentem coexistir e construir um futuro juntos, resolvendo pacificamente os nossos problemas. O diálogo é a chave para mim, principalmente com os que diferem mais de mim. Eu não acho que possas ter impacto na sociedade se estiveres uma bagunça como pessoa e, francamente, acho que é frequentemente esse o caso. Com este novo álbum, estamos a sugerir e a inspirar a auto-exploração de todas as formas possíveis, como uma ferramenta para a humanidade. No final do dia, é apenas música.
M.I. - O mais novo lançamento, "Multiverso", exibe uma mistura instrumental de rock, metal, prog, pós-rock e stoner-rock num estilo psicodélico... quão "limitador" ou "não-limitador" é criar um álbum baseado apenas em melodias? Existe uma história na vossa cabeça quando estão a criar uma nova faixa? Como decidem o título? Quem é responsável pelas composições? Todos contribuem?
Geralmente, as melodias, em relação às estruturas harmónicas, constituem a maior parte da música no mercado e acredito que a maioria dos cantores escreve primeiro as melodias, sobre as quais depois colocam as palavras. Pessoalmente, muitas vezes, eu trabalho como se eu fosse um cantor: muitas vezes uma melodia aparece na minha cabeça ou eu encontro-a enquanto toco na guitarra (especialmente à noite) e construo a harmonia com acordes ou simplesmente linhas de baixo. Às vezes, faço exatamente o oposto: tenho um riff ou uma estrutura harmónica de que gosto e, semanas depois, desenvolvo a melodia correspondente. Geralmente, é um processo muito rápido para as ideias básicas da música. Para mim, o arranjo e os vários refinamentos são as coisas que levam a maior parte do tempo.
M.I. - O álbum foi lançado digitalmente, por vocês mesmos, a 20 de abril de 2020. Considerando os tempos difíceis que a Itália estava a enfrentar na época, pensaram em adiar o lançamento do álbum? Faz dois meses agora... como estão as coisas? Como foram as reações?
Decidimos lançar o disco em abril de 2020 durante a pandemia e achamos que talvez pudesse servir como algum alívio nesses tempos difíceis, mesmo que o disco estivesse pronto para ser lançado no final de 2019. As reações foram boas até agora. Algumas críticas são realmente positivas. Estamos muito felizes com o álbum e com o modo como foi recebido na comunidade.
M.I. - A banda lançou o próprio material digitalmente... por quê? Não querem uma editora a controlar-vos?
Tivemos contacto com duas editoras sobre um possível lançamento em vinil para o álbum. De momento, não podemos investir muito tempo em tournée, já que estamos todos bastante ocupados com os nossos empregos, e pensamos que seria melhor se fizéssemos a maior parte do trabalho sozinhos. As editoras estão interessadas, principalmente, quando uma banda está pronta para uma tournée extensiva e não podemos fazer isso neste momento. Talvez no futuro haja outras oportunidades de trabalhar com uma editora noutros lançamentos.
M.I. - A primeira faixa do álbum "Private Visions Of The World" é sobre os pensamentos assustadores do que há no universo e as teorias esquisitas sobre o multiverso. Vocês acreditam em vida extraterrestre? São fascinados por isso?
Todos os álbuns que lançamos até agora tem sido um tipo de álbum conceitual relacionado de alguma forma com água, porque nos sentimos realmente fascinados por ela. "La Traversata" levou o elemento água até a um tópico social e político. Com este álbum, queríamos expandir o nosso conceito para o universo e as teorias relacionadas com ele, especificamente o multiverso e a provável existência de infinitos universos paralelos, o que para mim é um pensamento assustador em si. Geralmente, acho que este álbum gostaria mais de inspirar formas de auto-exploração e crescimento pessoal.
M.I. - A música “Underworld” é linda e lembra-me as músicas tradicionais portuguesas. Vocês inspiram-se noutras culturas?
Eu inspiro-me muito em todos os géneros que envolvem guitarra, assim como compositores de guitarra clássica como o Heitor Villa Lobos, Flamenco e Fado também. “Underwolrd” é apenas uma espécie de homenagem nossa ao belo som de guitarras de concerto e cordas ao estilo dos “Fugitive”. Acho que a música funciona bem no álbum por causa da sua natureza cinematográfica. Costumo imaginar a nossa música como a banda sonora de um filme e acho que o álbum funciona bem nesse sentido.
M.I. - O conceito multidimensional da capa foi projetado pelo Matteo Lescio e existe uma cruz de quatro olhos… apontando para os quatro principais pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste… Os olhos da capa estão de todas as formas… como se houvesse diversidade em todos os lugares... talvez eu esteja a pensar demasiado nisto, mas cada olho é um amuleto da sorte grego. Qual é a vossa interpretação, afinal? O que significa para os Fugitive?
Tivemos o grande prazer de trabalhar com o tatuador Mateo Lescio, que tem um estilo muito distinto e pessoal. Acho que os elementos influenciados pela tatuagem estão muito presentes e se encaixam perfeitamente no que tínhamos em mente para a arte da capa. Os olhos na arte da capa representam um vajra. Nas tradições tântricas do budismo, o vajra é um símbolo da natureza da realidade, indicando criatividade sem fim, potência e atividade hábil. O símbolo funcionou muito bem com as infinitas camadas do multiverso e está novamente relacionado à natureza da realidade e às múltiplas realidades.
M.I. - As faixas foram misturadas pelo Christian Henrik Ankerstjerne, que deu ao projeto traços muito distintos e uma base sólida para o trabalho de guitarra. Quais bandas / músicos vos influenciaram como músicos? Desde a vossa entrada na cena musical, o vosso gosto musical mudou / evoluiu de alguma forma?
Graças à nossa atividade de agente do nosso baterista, pudemos tocar com muitas bandas que realmente gostamos e admiramos ao longo dos anos. Acho que tocar juntos e conhecer as nossas bandas favoritas nos ajudou a encontrar a nossa identidade musical e a crescer como músicos. Fomos grandes fãs do trabalho dos Town Portal e do Christan na última década, portanto era natural querer trabalhar com ele, porque apreciamos o seu trabalho como músico e também como produtor.
M.I. - Os Fugitive preferem apresentar o material ao vivo em peculiares sessões ao ar livre, como o lendário festival de cultos Duna Jam e os festivais de Mountain Sessions. Acham que o som se encaixa melhor no ambiente externo?
Por acaso, gostamos muito de locais peculiares ao ar livre para a nossa música e acho que talvez seja devido à natureza cinematográfica da nossa música. Nos primeiros dias, tivemos a ideia de tocar na floresta com um gerador e gostamos muito. Por isso chegamos a um acordo com sessão no Deserto e tocamos no Duna Jam, que é um festival na praia: tocar na areia ao pôr do sol é um dos sentimentos mais indescritíveis.
M.I. – Têm algo mais para partilhar com os leitores da Metal Imperium Webzine? Muito sucesso para vocês!
Muito obrigado pela entrevista e pelas perguntas bem pensadas. Esperamos tocar em Portugal algum dia!
For English version, click here
Entrevista por Sónia Fonseca