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Entrevista aos Æther Realm


Belo, espetacular, futurista e Folk Metal... esta é a melhor maneira de descrever este álbum e banda. Quem diria que quatro tipos da América (Carolina do Norte) poderiam fazer uma obra como esta? Vincent Jackson Jones, baixista e vocalista conversou com a Metal Imperium sobre este novo álbum. Se gostaram de "Tarot", vão gostar de "Redneck Vikings From Hell" que foi lançado no dia 1 de maio, pela Napalm Records.

M.I. -  Muito obrigada por esta entrevista. Espero que estejas bem e seguro.

Obrigado por me receberes! Estamos bem - felizmente, ainda não ficamos sem dinheiro ou acabamos num hospital, diria que estamos bem.


M.I. -  O vosso novo álbum "Redneck Vikings From Hell", lançado no dia 1 de maio deste ano, é uma montanha-russa cheia de death metal, thrash e até partes neoclássicos. Podemos dizer que com este álbum, vocês melhoraram um novo som para os fãs e para vocês próprios?

Definitivamente, temos muita música neste que não éramos tecnicamente capazes de tocar durante “Tarot” – o Donny e o Heinrich lançaram novas técnicas de guitarra (os bares whammy viram muito mais uso desta vez), o Tyler também atingiu novos PRs de blast beat e também explorou algumas músicas mais contidas em músicas como “Cycle” e “Guardian”, e eu até consegui o meu toque de baixo no “Slave to the Riff”!
No que diz respeito ao som em geral, acho que melhoramos as composições – ao fazer cada segundo da música contar e escrever de forma menos autoindulgente do que anteriormente. Este álbum foi concebido para serem 11 experiências independentes que não requerem conhecimento umas das outras para serem apreciadas, mas ainda mais agradáveis quando experimentadas como um todo (principalmente para fins de fluxo e para o retorno de algumas melodias instrumentais no final). Definitivamente, algumas pessoas gostam das coisas mais longas, e eu gostaria de voltar a isso um dia, mas por enquanto é geralmente curta e agradável.


M.I. -  Este álbum foi produzido e misturado por Kile Odell (Motionless in White, Cane Hill), masterizado por Jamie King (Between The Buried And Me, The Contortionist, Scale The Summit) e apresenta orquestração de Ben Turk, dos Gloryhammer. Que melhorias e sons trouxeram para a banda e o álbum?

Bem, nós trabalhamos com Jamie (registo / mixagem / master em One Chosen) e Kile (registo / mixagem / master em Tarot), para que a inclusão deles não seja necessariamente nova, mas eles, definitivamente, aprenderam alguns truques novos desde a última vez. Estas sessões são bastante densas em comparação com o registo médio de metal ou rock. O Kile maneja a sua DAW como uma extensão do seu cérebro e consegue acompanhar camadas e camadas de pedidos ridículos de produção feitos por mim. Imagina “ei, consegues fazer com que seja mais forte e com mais som, mas também diminuir o volume em geral, mas faz com que pareça mais alto e eu estou a perder a quarta parte da flauta, podemos colocar isso sob o microscópio muito rápido…”.
O Jamie chegou no último minuto, quando o Kile e eu estávamos absolutamente cansados de uma semana cheia de noites tardias (e finalmente, a noite toda) de sessões de mistura. Estávamos a tentar obter um salto de mestre para a editora – o Jamie entrou e terminou o trabalho com força, pegou nas misturas desesperadas e suavizou e poliu as arestas. Estávamos duas semanas atrasados para entregar o álbum à editora, mas conseguimos, haha. Foi um momento stressante.
O Ben, por outro lado, é um novo colaborador. Nós somos amigos há um tempo (conhecemo-nos por acaso enquanto eu vendia mercadoria para uma banda chamada Rumahoy, numa tournée dos Alestorm no Reino Unido) e ouvi as suas orquestrações para os Gloryhammer. Perguntei-lhe se estaria disposto a fazer o mesmo por nós e ele aceitou. Temos muito mais metais e instrumentos de sopro neste álbum, e o Ben brilhou em particular quando se tratava de descobrir maneiras criativas de manter a atmosfera sinfónica épica, mesmo quando não tínhamos nada planeado para ele.


M.I. -  Vocês disseram que não queriam fazer um “Tarot” Part. II. Podemos dizer que este é um passo para o futuro da banda?

Eu tento não pensar muito no futuro, haha. Talvez um dia, “Tarot II” seja o álbum que queremos fazer. Talvez “RVFH II”. Talvez iremos vender e escrever um álbum de butt rock puro. Talvez um dia voltemos às nossas raízes e todas as críticas digam "Os Aether Realm realmente voltaram às suas raízes com este, mas nunca alcançaram o mesmo nível de grandeza". Quem sabe?
Bem, podemos saber um pouco. Nós temos algumas ideias para o que queremos fazer no álbum 4, e gosto de acreditar que vamos manter todo o mundo alerta com algo que não estão à espera.


M.I. -  "Intencionalmente mantivemos as músicas curtas e densas, e permitimo-nos variedade suficiente entre os tópicos para explorar esse espaço entre como nos apresentamos e quem realmente somos". Como prepararam a letra e a música? Foi difícil preparar este álbum?

Somos o tipo de banda que sempre fizemos a música primeiro e as letras por último (mesmo, mesmo a última coisa... muitas vezes ainda escrevo algumas linhas na cabine no último momento).


M.I. -  "Redneck Vikings From Hell" é o nome do lançamento e também o nome de uma música, que fica a martelar na cabeça. Porquê esse nome?

Bem... é super maluco, mas também resume o que somos enquanto banda. Criamos esses temas de fantasia sobre batalha, Odin e aventura, mas somos 4 tipos da Carolina do Norte. Está tudo bem se os finlandeses e suecos querem contar histórias de batalhas contra os ventos gelados do Norte e dos seus deuses antigos e lutas ancestrais e tudo o mais. Há muito do que podemos passar com uma cara séria antes que o verdadeiro eu surja - um pouco pateta, um pouco estranho talvez, mas sempre implacavelmente a escrever e tocar o Metal mais doentio que pudermos. Eu gosto de acreditar que, neste álbum, estamos a fazer alguns dos grandes pensarem um pouco "oh merda, esses idiotas são realmente bons".


M.I. -  Disseste, e cito: "gostamos de Metal épico e bombástico, e a única coisa que nos impede de combinar esses elementos de nós mesmos, musicalmente, é o nosso próprio acessório às convenções do género". Vocês adicionaram uma nova essência a este género e álbum; portanto, esta é uma obra-prima brilhante. Que ideias tiveram para isso?

Eu especificamente? Eu escrevo muitas melodias preliminares e progressões de acordes, mas uma vez que a banda realmente está a trabalhar nisso, o meu trabalho principal é manter tudo em movimento e descolar as secções que ficam presas. Eu queria as orquestrações bombásticas, mas o Ben tratou delas, eu queria os solos destruidores e os riffs à Gothernburg, mas isso foi feito pelo Donny e pelo Heinrich, eu queria batidas D e blast beats e partes estúpidas de bateria sincopadas, mas essa é a parte do Tyler.
Então, as minhas ideias são principalmente apenas projetos gerais, e talvez eu possa dizer que essa é a minha principal contribuição - dar a todos orientação e deixar que eles executem as suas habilidades.


M.I. -  O Michael Rumple na música “Cycle”, o Eric W Brown em “She's Back”, a irmã de Vincent "Jake" Jones, Elly Jones, guitarrista / banjista Wayne Ingram (Wilderun), a atriz Erica Lindbeck (remake de Final Fantasy VII), a harpista Amy Turk (irmã de Ben Turk) são os nomes de alguns convidados especiais deste álbum. Foi uma escolha difícil? Que critérios procuravam?

Nós realmente não fizemos audições a pessoas ou algo assim - nós chegávamos a uma secção de música enquanto escrevíamos e dizíamos "isto precisa de uma narradora feminina por um momento, quem podemos conseguir para isso... Erica!", "Quem conhecemos que toca banjo... WAYNE! ”, “ oh espera oh espera, vamos trazer de volta Eric Brown para outro verso, ela está de volta como fez no Swampwitch ”- coisas assim. Numa última análise, apenas servimos a música. Tentamos descobrir o que ela precisa e depois tentamos fornecer essas coisas.


M.I. -  A foto da capa foi tirada por Bryce Chapman e a capa do álbum foi feita por Travis Smith e é tipicamente relacionada ao Folk Metal. Quem teve a ideia? Tu, Bryce ou Travis? De que maneira?

A capa do álbum foi concebida como essas coisas normalmente são, com um esboço mal feito de ms (ou, no nosso caso, um esboço de pixelmator).
Eu mencionei que seria fixe fazer uma fotografia, e o nosso baterista Tyler imediatamente pensou em Travis Smith. Mandamos-lhe um e-mail e começamos a trabalhar. A arte do álbum é uma combinação de fotografias individuais que foram manipuladas digitalmente para se parecer com uma pintura de natureza morta - esse é o tipo de especialidade de Travis que eu entendo.
Bryce Chapman, por sua vez, recriou a cena da capa do álbum quando chegou a hora de tirar fotos promocionais e recriou o ambiente e a estética na sua sala de estar. Tínhamos as caveiras, frutas e cartuchos de espingarda, todos dispostos sobre a mesa à nossa frente.


M.I. -  Vamos falar sobre o primeiro single “Goodbye” que foi lançado no dia 21 de fevereiro, foi dirigido por Jaraad Nageer e está a transformar-se esteticamente num refrão inconfundivelmente cativante, com influência eletrónica. O vídeo futurista harmoniza os visuais de tirar o fôlego e o peso da música num tom ainda mais espetacular e as imagens desenvolvem a sua essência. Conta-nos sobre a escolha dos efeitos, por favor.

"Goodbye" foi a primeira música do álbum a ser concluída, e eu queria tentar fazer um tipo de vídeo, parecido a synthwave, durante muito tempo. Eu também continuava a ver essa luz espetacular de runa AR para amarrá-la na minha mente, mas não tinha ideia de como a executar. O Jaraad disse "bem, talvez possamos fazer isso", mas ficou por aí.
Quando chegamos a LA para filmar, aparecemos no apartamento do Jaraad, entramos e a luz estava sobre a mesa dele - ele fabricou-a com o pai! Parecia uma espécie de relíquia mística do futuro.
O Jaraad, ao preparar-se, descreveu o que estava a visualizar como "Retro Noir" (espero estar lembrado disso). Com a ajuda de Ana Maria Hanso como diretora de fotografia e a equipa qualificada que eles montaram, acho que acertaram em cheio.


M.I. -  Os solos de guitarra de Donny Burbage e Heinrich Arnold são incríveis e os teclados também. Quem toca os teclados e foi difícil escrever os solos?

As teclas geralmente estão envolvidas no trabalho de orquestração do Ben Turk, embora eu cuide de alguns sintetizadores, assim como o Heinrich (os do Heinrich são mais complicados que os meus). Os solos são definitivamente uma tarefa enorme - nem o Donny nem o Heinrich os executam num dia - mesmo depois do rascunho inicial estar concluído, geralmente são dias, senão semanas, derramando sobre cada nota e inflexão para criar a experiência exatamente como pretendida.


M.I. -  "É difícil deixar as pessoas de quem gostamos. Mas algo não parece certo por um tempo. Dançamos ao redor e adiamos o quanto pudermos; "Mas talvez desta vez possamos mudar, mas talvez desta vez vamos fazer funcionar" - às vezes sabes que é hora de dizer adeus". Podemos dizer que isso pode ajudar as pessoas a entender como está o mundo atualmente?

Não tenho certeza se isso se aplica mais hoje do que ao passado, mas ainda acho que é verdade. Não sei se já tiveste um relacionamento fracassado, onde nenhum de vocês é feliz, mas não sabes como seguir caminhos separados, mas é uma experiência terrível. Aconselho quem está a tentar descobrir como conversar com o parceiro que basta fazê-lo. Vai ser péssimo sempre que o fizeres, por isso sê rápido e assim podem os dois começar a curar mais rápido.


M.I. -  Li uma crítica que dizia: ““Slave To The Riff ”, lançado em 23 de março, foi o próximo single e é uma ode ao lado mais pesado do metal sinfónico - cheio de pausas rítmicas, solos vertiginosos e até um interlúdio Latino-Americano / Flamenco, que mostra um talento multifacetado.” Concordas? Quão multifacetado é o vosso talento?

Oh! Isso é muito estúpido (risos). Sinto que somos músicos competentes, mas definitivamente encolho-me ao ler algumas das novidades (desculpa, Natalie! És ótima, não mudes nada!). Ouve o álbum, se quiseres saber exatamente como somos competentes.


M.I. -  Neste álbum, há uma homenagem a Justin Shearer na faixa "One Hollow Word". Podemos dizer que é a sequência de "Goodbye"?

Nah, “Goodbye” é uma música de separação, enquanto “One Hollow Word” é uma homenagem a um amigo que não está mais connosco. Eu acho que nenhum deles seria o favorito dele no álbum, se for sincero - ele poderia ter escolhido “Hunger” ou “LITW”.


M.I. -  Este é claramente um dos melhores álbuns de Melodic Death Metal/Folk Metal deste ano até agora. O que os fãs podem esperar deste álbum?

Muitos riffs, muito shred, algum banjo, algum metal, aquele verso que soa como CW McCall, uma parte de sintetizador, alguns refrões singulares.


M.I. -  Folk Metal é muito popular nos países nórdicos e vocês são de Greenville, Carolina do Norte. As pessoas ainda pensam que vocês são da Finlândia? Onde ouviram este tipo de música e quais são as vossas bandas favoritas? Porque é que escolheram este género?

Eu acho que "não somos da Finlândia" é o nosso pequeno slogan do Facebook há tanto tempo que já está incorporado no "conhecimento do reino dos Aether Realm" de que somos da Carolina do Norte. De vez em quando, ainda recebemos comentários do tipo "oh meu Deus, achei que vocês eram da Finlândia, mas vocês não são! Uau!! ” e isso é divertido de ler, mas espero que depois do “RVFH” possamos estabelecer a nossa identidade musical diretamente na Carolina do Norte.
Quando eu tinha talvez 13 anos, a minha irmã Elly apresentou-me ao Metal com vozes estridentes - bandas como Dimmu Borgir, Cradle of Filth, Opeth e Children of Bodom. Gostei da música na época, mas não fez clique, porque eu ainda não queria tocá-la. O nosso antigo guitarrista George mostrou-me Dragonforce, um antigo colega de banda Nathanael mostrou-me Alestorm (tenho a certeza), e então por volta dos 16 ou 17 anos fui apresentado ao Folk Metal, especificamente por Heinirch que me mostrou “Sleeping Stars” dos Wintersun e “Deathbringer From The Sky” dos Ensiferum. Fiquei abismado imediatamente e sabia que queria tocar este tipo de música do tipo "banda sonora de uma aventura".
Bandas favoritas neste exato momento? Fit For An Autopsy, Ghost, G Jones, Futuristic, Japanese Folk Metal, Dance with the Death, and Kalmah. Muda semanalmente.
Sempre? Wintersun, Kalmah, CoB, Wilderun, BGF Division by Mick Gordon specifically, Carpenter Brut, Perturbator. A melhor banda ao vivo são Meshuggah, eu vi-os no Wacken e nunca mais fui o mesmo.


M.I. -  A vossa tournée começaria em abril e maio, na América. Após esta pandemia, devido ao Covid-19, vocês reagendarão as datas? Haverá datas europeias?

Sim! Voltaremos à estrada assim que acharmos que é seguro. Não tínhamos datas europeias agendadas, mas apenas porque ainda não temos um agente de reservas europeu. HEY BANDAS EUROPEIAS, levem-nos em tournée convosco!


M.I. -  Muito obrigada por esta entrevista e fiquem seguros. Alguma palavra final que gostarias de partilhar?

Obrigado por me receberes, Raquel! Desculpa demorar tanto. Comprem o novo álbum dos Aether Realm, "Redneck Vikings From Hell", disponível em qualquer lugar AGORA! Ah, e comprem alguns produtos, se quiserem, temos uma loja on-line aqui.

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Entrevista por Raquel Miranda