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Entrevista aos Naxen


Após o aclamado EP de estreia 'To Abide In Ancient Abysses', a banda alemã de black metal, Naxen, anunciou o lançamento do seu primeiro álbum no dia 5 de junho pela Vendetta Records, no qual revelam uma progressão dramática em termos de som e composição. Em 'Towards The Tomb Of Times', os Naxen consolidam a sua própria visão contemporânea do black metal e exploram a fraqueza da humanidade, a perda inevitável e o fracasso da nossa espécie. O vocalista / guitarrista LN teve uma profunda conversa com a Metal Imperium, na qual partilhou todos os detalhes sobre esta intensa banda.

M.I. - Por que optaram pelo nome Naxen?

A busca por um nome emocionante, apropriado e exclusivo é sempre a mais difícil. Diríamos que ele define o caminho para uma banda e é a primeira diretiva de muitas.
NAXEN em si não tem significado. Para mim, é um neologismo conjurado de duas outras palavras, uma delas sendo a expressão alemã 'Nacht'. É a noite, a parte mais possessiva do ciclo de 24 horas, quando a mente começa a vaguear, quando as sombras se movem invisíveis e quando as coisas geralmente não aparecem à luz do dia. Nós escolhemos esse nome para que ele só reflita sobre si e sobre esta banda.


M.I. - Em “Towards The Tomb Of Times”, os NAXEN consolidam a sua própria visão contemporânea do Black Metal, que é fiel à herança escandinava e incorpora a contrapartida atmosférica do USBM e das melodias do Leste Europeu. Quais são as vossas principais influências musicais?

Cada um de nós tem diferentes influências e saboreia obras de várias fontes às quais costuma voltar. O ditado é escrever músicas que apenas nos atendam e nos atraiam em primeiro lugar. Somos amplamente inspirados quando se trata de arte, literatura, poesia e música. E sentir-me-ia muito prejudicado se a limitação fosse a estrutura em que tenho que perceber o mundo. O mundo é uma ferida aberta. O nome permanecerá por outro tempo.


M.I. - Reconhecendo que toda a esperança se perde e permanece redundante no final, a transcendência é buscada através do fogo, a morte da carne e a morte como libertação final. O álbum explora a fraqueza da humanidade, a perda inevitável e o inevitável fracasso da nossa espécie. O que vos atraiu para estes tópicos?

A própria vida. Para mim, este conceito de vida é uma prisão desolada em que nós, como seres humanos, somos capturados. Conscientes do que nos rodeia, mas presos por dentro. Todos os esforços serão em vão quando os nossos corpos murcharem e chegar o momento em que as doenças e tragédias nos chamam. Somente nessa altura os nossos espíritos seguirão em frente e deixarão este vaso carnal para trás. A morte é uma porta aberta. Esta é a única esperança que tenho. As músicas e os conceitos vêm de um lugar escuro, muita dor e experiências passadas. Não tenho mais nada a esperar.


M.I. – Os Naxen progrediram dramaticamente em termos de som e composição desde a sua conceção original "To Abide In Ancient Abysses" em 2018. O que causou uma progressão tão dramática? Qual a principal diferença entre o primeiro EP e o álbum?

Não somos músicos treinados ou elaborados. Ironicamente, eu, por exemplo, talvez seja o pior músico da banda. Esta banda nasceu na minha mente e depois formou-se na sala de ensaios com os meus amigos SP e FT. Sempre tivemos a intenção de tocar ao vivo, mas apenas quando estivéssemos preparados. Acho que conseguimos isso e começamos a tocar ao vivo. Claro, com o tempo gasto nos instrumentos e com a composição de músicas, evoluímos. Quanto mais fazemos algo, às vezes melhor ou mais experiente ficamos. Além disso, aprendemos o que funciona e o que pode ser omitido. As composições para estas músicas começaram há 2 anos e algumas faixas demonstrativas diferem da maneira como as músicas ficaram e algumas ideias de músicas podem nunca chegar a ser músicas elaboradas.


M.I. - O que é que os fãs podem esperar de "Towards The Tomb of Times"?

Prefiro deixar o tempo dizer o que se pode esperar do "TTTOT". É o que é por enquanto.


M.I. - O álbum inclui 4 faixas... poderiam dar uma pequena explicação sobre o que se deve esperar de cada faixa?

Cada música foi escrita para se manter sozinha. E mesmo assim, apenas essas quatro músicas fazem do "TTTOT" o que é para mim: o som da dor, fraqueza e desespero. Uma tristeza que está furiosa, a perda implacável, a deceção existencial e o fogo da escuridão e da solidão.


M.I. - As faixas têm um tempo de rotação superior a 10 minutos... por que a fizeram tão longas? Por que estão tão fascinados com faixas longas?

A atmosfera surge automaticamente em músicas longas? Eu não penso assim. Há um prazer em certas partes que considero desperdiçadas se não forem mais pensadas e feitas na medida em que as fazemos. As músicas também vêm da minha mente deprimida. Os meus pensamentos, às vezes, giram em torno das mesmas coisas repetidamente. Este tipo de repetição transparece na nossa música. Ainda assim, eu escrevo músicas com um clímax emocional em mente. Abordo todas as músicas como se fosse o último riff que escreverei. Se gastas 10 minutos do teu tempo com uma música nossa, mereces um pagamento emocional ou um final que valha a pena. As músicas em si são estruturadas e não abertamente complicadas. Isso torna-as acessíveis. Eu tento evitar repetir algo que já aconteceu cinco minutos antes. Não há uma regra que diga que as músicas dos NAXEN têm que durar 10 minutos, mas se eu sinto que uma música precisa desse tempo, assim será.


M.I. - A banda separou-se do baterista Alboin enquanto preparava o primeiro álbum. Quanto é que essa situação afetou a banda e o processo de escrita / gravação?

É verdade. Mas a separação aconteceu depois do álbum estar feito e gravado. O Alboin merece o seu lugar no disco e o seu envolvimento com os NAXEN moldou-nos, mas também moldou o núcleo da banda. Chegamos ao ponto em que ele não encaixava mais. As diferenças de personalidade e desvios criativos surgiram. A separação em si não afetou nem atrapalhou a banda. Ele partiu por decisão própria. E nós terminamos o álbum à nossa maneira.


M.I. – O novo baterista entrou na banda há algumas semanas… quão complicado foi encontrar alguém adequado para os Naxen?

Quando anunciamos a busca por um baterista, houve uma onda de apoio. Fomos contactados por alguns, mas apenas um se destacou. Tivemos algumas conversas. Ele pediu-nos que nos preparássemos para os ensaios. A sua ambição, concentração e caráter são uma adição saudável e bem-vinda. Ele também tem experiência na (sub) cultura underground e está envolvido nele há algum tempo. Tantos factos só falam a favor deste tipo e ainda nem mencionei as suas qualidades como baterista.


M.I. - O álbum foi misturado e masterizado por Andy Roscyzk (Ultha) no Goblin Sound, captando a verdadeira frieza e dando transparência à essência a das músicas. Por que é que o Andy foi a vossa escolha? O que o torna especial?

O Andy e eu nos conhecemo-nos há anos. Ele é um membro vital dos Ultha e construiu a sua própria reputação como engenheiro de gravação para eles e outras bandas. Tenho confiança apenas num círculo de poucos selecionados. Com o Andy, eu sabia que podemos confiar no resultado. Não há ego envolvido com ele, apenas ambição, portanto ele é o tipo perfeito para os NAXEN e este álbum. Quando se entrega as músicas para alguém como o Andy, tem-se a certeza de que ele passa um bom tempo nisso, pode-se considerar que estão nas mãos de alguém interessado em realmente encontrar o som que se encaixa na banda ou no disco em particular. Isso nem sempre soa como o típico disco de black metal e para mim essa é a verdadeira atração.
Estamos gratos por ter o Andy no nosso círculo ou é somos nós que estamos no círculo dele?


M.I. - Qual o significado da capa com a coroa de ossos?

Não costumo explicar as letras e os temas dos NAXEN mais do que o necessário. Eles podem significar algo diferente para outra pessoa. Esse é o espetáculo das palavras. A coroa de ossos para mim é um espelho, o quadro da vida, onde encontramos a desolação, o desespero e a morte.


M.I. - Os sentimentos de deceção existencial, depressão e desespero fluem pelas melodias, nas letras e são captados no visual de Arjen Kunnen e no layout de Tobias Hahn. Deram-lhes total liberdade artística?

Como a música é um escape para mim e pode ser a única maneira de me expressar de verdade, é importante que tudo esteja interligado e que faça sentido. A obra de arte foi feita pelo Arjen Kunnen, um grande amigo meu. Ele estava, literalmente, connosco no dia em que lançamos as primeiras músicas. Falei com o Arjen e disse-lhe o quanto o respeitava e admiro o seu trabalho. Antes de me envolver com alguém, sempre há conversas e trocas de ideias. Nós os dois experimentamos uma perda severa no passado (é claro que isso não nos torna especiais). Por isso, senti que havia uma ligação emocional. Há cerca de um ano, enviei-lhe a letra e dei-lhe as versões demo das músicas. Disse: “Isto é o que é e sei que serás sincero contigo próprio e isto não será apenas uma tarefa a ser cumprida.” E um projeto de arte começou. Ao longo do ano, trocamos ideias, conversamos e trabalhamos nisso. Ele fez sugestões e eu forneci instruções ou dei feedback. Costumo confiar no impacto emocional. Se algo ressoa comigo, sei que é algo que precisamos buscar. Nada de criativo nesta banda acontece sem o consentimento dos outros.
Conheço o Tobias Hahn do seu trabalho para os Ultha. Foi o meu amigo Chris dessa banda que o sugeriu. O Tobias Hahn ficou então encarregado de reunir essas peças de arte. Também falei com ele, contei-lhe sobre a minha impressão do álbum e o que eu queria que fosse. Ele fez um ótimo trabalho. E o que mais me impressiona é como ele conseguiu trazer o melhor da obra de arte para os vários formatos.


M.I. - O álbum será lançado pela Vendetta Records, uma editora de Berlim e a melhor casa para Black Metal underground. Como conseguiram este contrato com a editora? Entraram em contacto com mais editoras e esta foi a melhor oferta que receberam? Ser uma editora do vosso país teve algum impacto para assinar com eles?

Não houve cunhas e nenhum favor foi feito. A Vendetta Records entrou em contacto connosco imediatamente após o lançamento digital do EP “To Abide In Ancient Abysses”. E sendo fãs de longa data do homem e da editora, foi fácil juntarmo-nos. Ficamos emocionados por termos conquistado o reconhecimento. A editora é um nome familiar no black metal underground e lançou vários álbuns influentes. Influente não apenas para nós, mas para toda a cena. Se fazemos parte dessa cena, é algo para os outros decidirem. Estou extremamente orgulhoso de chamar amigos aos individuos da editora. E, portanto, os NAXEN levantarão a bandeira da Vendetta Records e a sua causa com punhos flamejantes e permanecerão fieis a essa amizade.


M.I. - De 1 a 100, qual o impacto da editora no sucesso de uma banda / álbum?

Não somos uma banda que se preocupa com o sucesso até certo ponto. Nesse aspeto, somos a banda errada para perguntar isso. Se alguém se ligou aos NAXEN nos seus momentos mais sombrios, tudo isso não foi em vão. Eu sei o que os NAXEN são para mim e para os meus colegas de banda. Quero estar num relacionamento saudável com uma editora que partilhe e apoie a minha visão. Já ouvi muitas histórias sobre promessas quebradas, abordagem egocêntrica, finanças que corrompem o resultado artístico. É discutível que mais 1000 cópias vendidas e um salário sejam algo que valem a pena.


M.I. - Na página do Facebook mencionam os Watain, os Dawn e os Nachtmystium. Essas são as vossas principais influências musicais? Qual é o álbum favorito de cada uma destas bandas e por quê?

Para nós, estes lançamentos destas bandas são inabaláveis:

Dawn - Slaughtersun. "Slaughtersun" é subestimado e é um excelente exemplo de frieza no som, mas majestade nos riffs. Eu gostaria de poder escrever o riff de abertura, mas não o fiz. Os Woe (Vendetta Records) dos EUA recentemente fizeram uma cover da abertura "The Knell and the World" no seu último lançamento. Devem ouvir a cover e o original.

Watain - Lawless Darkness. "Lawless Darkness" é um clássico moderno e muito já foi escrito sobre isso. Som imenso e assombrosas melodias intrincadas.

Nachtmystium - Silencing Machine. Pondo a personagem do Blake Judd à parte, este álbum é uma fera forte e feia que ultrapassou os limites do USBM. Contém agressão e desespero incomparáveis ​​com sons delicados e boas composições.

Existem outras bandas e artistas que nos influenciam, mas não são muito parecidos com os NAXEN.


M.I. - Quais são as metas a curto prazo dos Naxen? E a longo prazo?

Nós fazemos os NAXEN porque precisamos de fazê-lo. Não há objetivo ou agenda principal aqui e, com certeza, nenhum plano de negócios. Nós escrevemos as músicas que queremos ouvir e é a nossa maneira de fazer o caminho da dor. Pode ser apenas o começo ou foi apenas uma tentativa com toda a nossa vontade de fracassar.


M.I. - Como está a cena atual do Black Metal alemão? Alguma banda a que se deva prestar atenção?

A cena do Black Metal alemão está a florescer. Claro, existem bandas sem inspiração que tocam a mesma merda ensaiada repetidas vezes e nem todas as bandas servem para mim. Mas sempre haverá novos caminhos antes que um género imploda com saturação. Para mim, as bandas mais importantes são os meus amigos nos Sun Worship, Unru e Ultha. Essas bandas ultrapassaram as fronteiras do género, foram uma lufada de ar fresco e geraram controvérsias com a sua singularidade. Na Vendetta Records, encontram-se as forças destruidoras dos Verheerer e dos Friisk que são capazes de escrever músicas encantadoras. Também os Friisk têm alguns lançamentos incríveis e surpreendentes prestes a ser lançados, que devem ser aguardados pacientemente.


M.I. – Escreveram num post “Estes são realmente tempos preocupantes e muito foi dito sobre a pandemia do Corona que nos afeta a todos, a nossa (sub) cultura, os nossos amigos e famílias. A verdade é que somos todos responsáveis ​​por aqueles que nos rodeiam que são afetados (e hoje em dia podem estar infetados) pelas nossas ações. ” 
Quanto é que isto já vos afetou? Acreditam que a cena pode mudar por causa do vírus?

Cada um de nós tem família ou faz parte de uma. Além disso, há sempre pessoas à nossa volta que não devem ser expostas a riscos e doenças. Esta pandemia já mudou a nossa paisagem cultural e o impacto nesta (sub) cultura é imenso. A música e a experiência catártica que vem com ela prosperam em apresentações ao vivo e em reuniões, concertos. A maioria dos locais está com dificuldades, os promotores e agências têm as suas tournées e festivais cancelados. É seguro dizer que bandas bem estabelecidas sofrem, especialmente aquelas que são capazes de administrar um negócio, mas é realmente a base invisível que está a sangrar. Sentimos falta do que faz do mundo um lugar melhor. Apoiem artistas, bandas, locais e editoras de que gostem. Nunca tomem nada por garantido.


M.I. - Têm alguma última palavra a partilhar com os nossos leitores? Tudo de bom para os Naxen! Fiquem seguros! Continuem a fazer boa música!

Antes de mais, gostaríamos de agradecer novamente por dedicares um tempo e apresentares um bom conjunto de perguntas.
Portanto, no final, as últimas palavras devem realmente ser sobre ti e os teus leitores. Se os teus leitores já nos conhecem, obrigado por estarem connosco. Todos nós temos que carregar uma carga e espero que ninguém realmente se sinta sozinho. Eu sei como é esse tipo de desolação e isolamento. De certa forma, através do black metal e dessa arte sombria, não estamos sozinhos e podemos nos ligar. Peçam ajuda e cuidem-se. Sempre há esperança na desesperança.

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Entrevista por Sónia Fonseca