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Entrevista aos My Own Private Alaska


Os My Own Private Alaska promoveram o seu primeiro álbum, "Amen", em 2010, produzido por Ross Robinson, com inúmeras tournées por todo o mundo, tendo sido banda de suporte dos Metallica e, em seguida, entraram num hiato. Mas agora os franceses estão de volta à cena com a reedição de seu incrível álbum, repleto de atmosferas assombrosas, avantgarde, pós-rock e apocalipse "pianocore". A Metal Imperium conversou com o Milka (vozes) e Tristan (piano) sobre o álbum que lhes concedeu atenção mundial, a cover de “My girl”, o novo material, o trabalho com associações internacionais que apoiam jovens em sofrimento e muito mais. Fiquem a conhecê-los melhor!

M.I. - De onde vem o nome My Own Private Alaska? O que significa pra vocês?

M.: O nome da banda é uma referência a dois filmes: "My Own Private Idaho", de Gus Van Sant e "Into the Wild", de Sean Penn. Queríamos uma expressão de algo muito pessoal. E escolhemos o Alasca porque é um símbolo da outra ideia que queríamos, algo muito áspero e frio. Uma espécie de fim do mundo.


M.I. - Quais são as vossas influências musicais? O que vos atraiu para a música em primeiro lugar?

M.: Muito rock e metal - hardcore - punk. Por exemplo, o pianista queria fazer música quando ouviu os Nirvana pela primeira vez nos anos 90! Nós éramos fãs de bandas poderosas, como Envy, Neurosis, Gojira, e também músicas muito íntimas, como muitos compositores de piano, de Chopin a Michael Nyman, e também Nick Cave ou Leonard Cohen.


M.I. - Como tiveram a ideia de combinar “gritos”, piano e bateria? Por que decidiram não incluir guitarras na banda?

M.: Descobri um dia que o meu amigo Tristan tocava piano, coisa que ele nunca me tinha dito antes. Simplesmente me apaixonei pelas suas composições e decidimos fazer algo juntos. Precisávamos de um baterista, é claro, porque a ideia era combinar sensações melódicas extremas com piano e sensações viscerais extremas com gritos. Então questionámo-nos se precisávamos de um baixo e, na época, não queríamos adicionar um baixista que tocasse em pé, enquanto nós estávamos sentados. Então, no ano passado, tivemos a ideia de outro teclado que trata das frequências graves. Escolhemos o Mathieu Laciak, porque ele também é um pianista talentoso, e um tipo que costumava lidar com frequências eletrónicas pesadas, por causa do seu projeto de música eletro: Incandescent.


M.I. - Em 2014, os MOPA fizeram um hiato... por quê? Estavam cansados do negócio da música? Problemas familiares? O que vos fez voltar agora?

M.: O negócio da música foi realmente difícil porque nós construímo-nos a nós próprios, associando-nos a pessoas apaixonadas. Mesmo quando trabalhávamos com pessoas famosas, ainda fazíamos parte do processo, trabalhando dia e noite no desenvolvimento da banda. Tudo isso foi realmente cansativo. Mas, acima de tudo, também tivemos que lidar com questões familiares, e a banda tornou-se uma equação complicada. O Tristan e eu arranjamos uma nova equipa, com vontade de não cometer os mesmos erros de antes e o profundo amor de fazer a nossa música em conjunto, e hoje é ainda melhor do que no passado!


M.I. - Como é que a reedição de um álbum de 10 anos cria tanto burburinho? Na vossa opinião, quem poderá estar interessado na versão digital de "Amém"? Novos ouvintes? Fãs antigos?

T.: É difícil dizer. Eu costumava dizer que, uma vez que a música é gravada não pertence mais ao compositor. Felizmente, os ouvintes de 2020 ainda estão curiosos, se não mais do que em 2010.


M.I. - Existem diferenças entre o álbum "Amen" lançado em 2010 e a versão digital que foi lançada no dia 22 de maio? Foi "atualizado" de alguma forma?

T.: Absolutamente nenhuma diferença. 100% o mesmo. Primeiro pensamos em adicionar algum material extra, mas, finalmente, decidimos mantê-lo como o original, como se tivesse acabado de ser lançado. Guardamos surpresas extras para um pouco mais tarde...


M.I. - Ross Robinson é o produtor responsável por “Amém”... como foi trabalhar com um produtor tão famoso?

M.: Claro que foi incrível. Como poderia não ser? Esse tipo é um artista, antes de ser produtor e tem visões e sensibilidades, mais do que muitos engenheiros de estúdio. Ele é muito espontâneo e verdadeiro, durante a gravação. Não quer que o músico represente um papel, não quer que se limite a olhar para a pauta. Quer que sejas o que tocas e que acredites em cada palavra que dizes e nunca mintas a ti mesmo. Esta é a parte mais difícil e ele tem métodos e processos psicológicos. Nós ensaiamos os primeiros 14 dias seguidos, 7 horas por dia, e ele queria cansar-nos mentalmente para que pudéssemos “pensar” apenas com o nosso corpo e coração. "Desliga o cérebro" é o leitmotiv dele... e ainda hoje é o nosso.


M.I. - A banda vive do sucesso de "Amen"... alguma vez pensaram que duraria tanto tempo?

M.: Não sei, mas estou feliz que assim seja. A pausa que tivemos na nossa carreira levou-nos a isso, mas, depois de “Amém”, queríamos escrever coisas novas, não estávamos presos no nosso passado, apesar de ainda não termos mais nenhum registo para ser ouvido. É claro que foi um registo muito importante para nós, e talvez também para as pessoas que o ouviram. Ainda sinto a intenção que queríamos passar quando o ouço. O objetivo do processo, fazer um disco durar, também é torná-lo acessível a um público maior todos os dias, e acho que é isso que estamos a fazer, conversando com os média de toda a Europa.  ;-)


M.I. - O que é que “Amém” deu aos MOPA nestes 10 anos? Positiva e negativamente falando?

T.: A verdade é... várias coisas. Graças a este álbum, conseguimos alcançar territórios e pessoas que nunca teríamos encontrado sem ele. Por outro lado, uma certa quantidade de pessoas que nos conheceram antes do AMEN ficou desapontada com este álbum e o "lado Robinson" por qualquer motivo... Como disse antes, uma vez gravada, a música não pertence ao compositor. Temos que entender que "tudo tem o seu caminho". Uma coisa que aprendemos: esse disco produzido por Robinson levou-nos a considerar a música de maneira diferente.


M.I. - A banda fez um cover da música “My girl” dos Nirvana. O que achas das covers? Alguns dizem que só devem ser feitas se forem para melhorar a música original... pensam da mesma maneira ou apenas desejam fazê-lo à vossa maneira?

M.: Pessoalmente, gosto de covers, como ouvinte. Gosto de ver como uma banda pode reconstruir, imaginar uma música que já conheço. É muito interessante. Acho que as covers também são impressas no nosso subconsciente coletivo. Isso é o que é positivo. Às vezes, os ouvintes podem entendê-las mais facilmente do que uma música que sai do nada. Quanto a “My Girl” ou qualquer cover que fiz, não tenho a pretensão de tornar as músicas melhores do que as originais, mas acredito que qualquer cover deve trazer algo de novo: uma sensibilidade diferente, uma nova leitura auditiva, uma versão atualizada às vezes... Isso é o que tentamos fazer com a nossa cover, que por sinal é dos Ledbelly. Os Nirvana fizeram uma cover dessa música nos anos 90 ;-)


M.I. - Existem outras covers planeadas? Li que estão a pensar fazer uma cover dos The Cure ou dos Pink Floyd... é mesmo?

T.: Eu gosto da ideia de fazer uma cover em todos os nossos álbuns. Como o M. disse, é uma tarefa muito desafiadora, porque não queremos "apenas" fazer uma cover da música. Eu gosto de propor outros ângulos e alcançar diferentes configurações da música original, o que não é fácil. Os The Cure e os Pink Floyd são duas bandas fenomenais famosas e eu adoraria elevar uma das suas músicas mais famosas a outros patamares. Esperem e vejam.


M.I. - Vocês têm uma apresentação particular durante os concertos e, supostamente, anunciam todas as músicas antes de tocá-las todas de uma só vez. Por quê? Na vossa opinião, quais são os aspetos mais importantes de um bom concerto ao vivo?

T.: De facto essa ideia original era para deixar o cantor "gritar" e nada mais. Ele não tinha permissão para falar com o público. E, como não tenho microfone no palco, não tinha outras opções além de anunciar todas as músicas seguidas antes de iniciar o concerto. Tão simples como isso. Nós sabíamos que era estranho, frio, muito "Alaska". Mas, em retrospetiva, algo estava a faltar: a ligação entre a plateia e nós mesmos. É um facto que pressionamos demais o lado frio do “Alasca” às custas das pessoas, mas não é o que queremos continuar a mostrar. Hoje, o nosso desejo é partilhar a nossa música com as pessoas mais do que propor-lhes “apenas” o nosso “Alaska”.


M.I. - A banda viajou pelo mundo e tocou com os Metallica... como foi essa experiência? A Rússia é o vosso país favorito para andar em tournée. Por que é tão especial por lá?

T.: O suporte aos Metallica foi único, mas incrível! Pudemos fazê-lo graças ao nosso ex-agente. Não tivemos a oportunidade de conhecer os tipos dos Metallica, mas esse dia foi uma experiência única na vida. Estamos muito gratos por ter a oportunidade de tocar num lugar tão bonito e com tanto significado como as Arenas. É claro que os fãs dos Metallica não esperavam uma banda de três membros sem guitarras como banda suporte, mas nós gostamos muito e nunca esqueceremos esse dia. Posso dizer que, nesse dia, parti 5 das minhas teclas de piano durante a primeira música devido à excitação…
A Rússia é um lugar onde gostamos de tocar desde a primeira vez, porque os fãs gostam tanto das nossas músicas e letras que a ligação entre eles e nós é óbvia e intensa. Vimos pessoas no palco connosco a cantar "would you die for me" como se estivessem realmente a fazer a pergunta aos seus entes queridos... Pode ser que os fãs russos sejam mais livres do que os fãs europeus devido à sua história.


M.I. - Os MOPA estão a trabalhar em material novo? Quanta pressão é que sentem ao criá-lo? Têm medo de não corresponder às expectativas?

T.: Sim, estamos a trabalhar em material novo. A verdade é que já tínhamos material novo há algum tempo, mas mal podemos esperar para tocar músicas extras, principalmente com os membros mais recentes da banda. Não sinto nenhuma pressão, pois estou muito confiante. As nossas novas músicas serão melhores do que nunca. Independentemente do que fizermos, haverá deceções e críticas. E pela terceira vez: uma vez lançada, a música não nos pertence, temos que aceitá-la e seguir em frente.


M.I. - As letras parecem muito pessoais e sombrias. São fictícias ou biográficas? Na vossa opinião, qual o impacto que a honestidade e a veracidade devem ter na música?

M.: Todas as letras são verdadeiras. Baseadas em histórias verdadeiras 100% das vezes. Às vezes sou eu. Às vezes são amigos. Famílias. E acho que essa é uma das razões pelas quais as letras podem mover as pessoas, no nosso caso e em qualquer caso, porque manifestam preocupação. Não cantámos as letras porque "precisamos" de ter palavras para gritar ou cantar, mas porque essas letras também são material emocional, e quanto mais poderosas forem, melhor será a música.


M.I. - Em que direção é que o vosso caminho musical vos levará no futuro? Quando é que os ouvintes podem esperar material novo?

T.: As músicas serão mais curtas e fáceis de entender. "Amém" contém muitas músicas minhas antigas. A maioria delas foi composta de uma maneira muito “clássica” para piano. Hoje, preciso de compor algo mais urgente e acessível, mais áspero e "direto ao ponto", algo muito punk na sua abordagem.


M.I. - A banda recebeu muitos testemunhos de fãs que dizem que a vossa música os ajudou a lidar com momentos difíceis, por isso os MOPA juntaram-se a algumas associações internacionais que apoiam jovens desesperados e com tendências suicidas. A arte e a música em particular podem ser uma tábua de salvação? Os testemunhos dos vossos fãs já vos inspiraram a escrever letras?

M.: Os testemunhos dos nossos fãs surpreenderam-nos totalmente. Ficamos sinceramente emocionados. Muitas vezes, tenho vontade de chorar ao ler algumas dessas histórias, porque eles estavam tristes, e também porque eu tinha orgulho de perceber que ajudei essas pessoas. Eles estavam a dizer "obrigado, ajudaste-me". Uau... É tão poderoso. Acho que é exatamente por isso que os músicos provocam emoções profundas e também reações profundas e positivas. É isso que recebemos, e queríamos retribuir e continuar a criar círculos positivos. Faz sete anos que os MOPA estão envolvidos nestas “ações sociais / musicais de prevenção”. Hoje é um dos meus trabalhos! Conheço jovens em desespero todas as semanas e apenas “tento” ajudar. A "música" pode ser uma tábua de salvação. É uma combinação. Às vezes, a arte é apenas um clique, que nos move profundamente, e também pode ter ressonância com outras forças internas: amor, amizade, infância, família, animais, desporto ou qualquer outra coisa... Tenho muito orgulho de fazer parte destes processos.


M.I. - Agora que o vírus bloqueou tudo, não farão nenhum concerto nos próximos meses... serão reagendados?

T.: Alguns sim e outros não. Perdemos a ocasião de tocar no warm up festival para o HellFest em abril e no festival Irreversible na Suíça com os Soulfly e os Hypno5e em junho. Mas, estamos remarcados para o Festival Aéreo de Plein em junho de 2021 e as Francofolies de la Rochelle em julho de 2021. Estou muito feliz e animado para tocar lá no próximo ano.
Enquanto falo, ainda não sei se os nossos 4 concertos na Bielorrússia, Ucrânia e Rússia se manterão em setembro. Seria um desgosto não tocar lá.


M.I. - O que é que os fãs podem esperar dos MOPA no futuro próximo?

T.: Novas redes sociais. Muitas coisas, pois estamos a trabalhar em estreita colaboração com vários novos parceiros. Por outro lado, este vírus levou-nos, como a todas as outras bandas do mundo, a uma confusão que atrasará os nossos planos. Esperamos poder apresentar algo novo em 2021.


M.I. - Alguma palavra final que gostariam de partilhar com os leitores da Metal Imperium?

M.: Grazie mille pelo trabalho que fizeste ao preparar esta entrevista. Isso significa algo para nós. É importante ainda gastar tempo a conversar sobre arte e não consumar toneladas de músicas transmitidas na Internet. É importante cavar algumas vezes. Mais fundo, como alguém costumava dizer-me. ;-)

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Entrevista por Sónia Fonseca