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Entrevista aos Caligula's Horse


Os Caligula's Horse estão prestes a lançar o seu quinto álbum de estúdio, “Rise Radiant”, no dia 22 de maio de 2020. Produzido pelo guitarrista da banda, Sam Vallen, e misturado por Jens Bogren (Opeth, Devin Townsend Project, Leprous), o álbum é a sua mais marcante declaração artística até ao momento. "'Rise Radiant' é uma exploração intransigente da experiência humana vestida com cores musicais vivas e performances virtuosas. O vocalista da banda, Jim Grey, teve uma conversa bastante interessante e sincera com a Metal Imperium sobre o novo lançamento.

M.I. - Como surgiu o nome Caligula’s Horse? É Incitatus, aquele que ele queria nomear cônsul e padre? Por que escolheram o Calígula? São fãs deste imperador romano? São fãs de história? Quais são as vossas maiores influências?

Sem surpresa, fazem-nos muito esta pergunta (risos)! Esse é o cavalo, sim. Para encurtar a história: o Sam e eu sempre gostamos de história e esta é divertida, mas, mais importante, veio a ser um termo para descrever uma fraude ou alguém fora do lugar. Portanto, naturalmente, faz sentido para nós!


M.I. - Eu li que a banda geralmente gosta de abordar temas como positivismo, luta interior, vida, espiritualidade. Por quê positivismo? São pessoas positivas no geral? Por que é importante ser uma pessoa positiva?

Só posso falar por mim aqui, mas, honestamente, não me considero uma pessoa positiva. Toda a minha vida, tenho travado uma guerra com os meus próprios problemas de saúde mental e, de tempos a tempos, carrego muito ódio comigo e as pessoas ao meu redor sofrem por isso. Sei que a minha imagem pública é muito positiva e encorajadora, mas é uma escolha muito deliberada da minha parte. Houve uma mudança fundamental na minha perspectiva logo antes do lançamento do terceiro álbum dos Caligula's Horse, "Bloom" - eu estive envolvido num projeto musical chamado Arcane durante muitos anos, e escrevia canções bastante sombrias, diretas e esmagadoramente deprimentes. Pouco antes do lançamento de "Bloom", perdi uma amiga minha por causa do cancro, ela era muito nova, e isso foi um choque tremendo no meu sistema e mudou-me para sempre. Eu não conseguia lidar com a tristeza, queria fazer uma mudança positiva. Isso é algo que nós, como banda, e o Sam e eu, como compositores, temos orgulho de fazer. "Rise Radiant" é definitivamente um reflexo desse objetivo.


M.I. - Embora eu ainda não as tenha visto, há pormenores muito pessoais nas letras? Algum aspeto autobiográfico?

Eu não diria autobiográfico, mas há temas que são reflexos diretos das nossas lutas pessoais, desafios, mudanças nas nossas vidas (principalmente como pais) e assim por diante. Por exemplo, “Salt” carrega o peso emocional de períodos em que te sentes suicida, que é algo que eu experimentei, mas não se trata tanto de mim mas de captar um instantâneo desses momentos na jornada das pessoas que nunca os experimentaram antes e comemorar a força de os superar para as pessoas que os têm.


M.I. - Como é que os Caligula’s Horse desenvolvem e nutrem as suas ideias? Nos álbuns anteriores, a maior parte da escrita foi feita pelo Jim Grey e o Sam Vallen, mas, desta vez, os outros membros também estiveram envolvidos. Por que mudaram a dinâmica? Isso reflete-se no álbum?

É muito emocionante para o Sam e eu termos outras vozes envolvidas no processo de escrita - há sempre algo que outro par de ouvidos ou ideias pode trazer para a mesa. Cada um dos rapazes contribuiu para uma música de "Rise Radiant" e todos os temas são melhores por isso! Esta mudança na dinâmica foi realmente natural. A formação da banda agora é verdadeiramente apaixonada pela arte e pela performance, e todos estavam ansiosos para participar e contribuir.
M.I. - Na tua opinião, quais são as bandas que têm um som semelhante ao vosso? Quem pode estar interessado no vosso som?

Essa é uma pergunta difícil. Honestamente, raramente penso nos Caligula’s Horse como tendo um "som". Claro, para quem está do lado de fora, definitivamente temos, mas nunca é algo que tentamos igualar na escrita ou cortar se não se encaixar nesse molde. Nós definitivamente encaixamo-nos no mundo moderno do metal progressivo ao lado de bandas como Leprous e Haken, para te dar dois exemplos rápidos.


M.I. - “Rise Radiant” é o vosso quinto álbum de longa duração e até o título tem uma vibração positiva... o que é que os fãs podem esperar dele? O que desejam alcançar com este álbum? Sentiram alguma pressão ou motivação para igualar a qualidade e sucesso de "In Contact"?

Para mim, há sempre pressão inconsciente antes de lançar um novo trabalho, mas isso geralmente acontece antes de termos material escrito e imediatamente antes do lançamento, haha! Mas durante o processo de escrita, temos um foco singular. Cada vez que começamos a trabalhar em algo novo, desafiamo-nos a seguir em frente de uma maneira ou de outra, a aceitar o que amamos no nosso trabalho anterior e depois adicionar algo ou mudar um pouco a direção. Isso deixa-nos empolgados com o que estamos a fazer e sempre nos deixa com um álbum do qual nos orgulhamos mais do que o anterior.
A coisa real, mas intangível, que quero alcançar com o "Rise Radiant" é ser capaz de afetar a experiência do indivíduo para melhor - quero ajudar as pessoas mesmo que seja uma ajuda mínima. É um álbum repleto de emoções e cheio de mensagens de valor próprio, força interior, aceitando o poder da fraqueza e superando conflitos, internos ou externos. Escrevemos tudo isso a partir de um reflexo de nós mesmos, mas, coincidentemente, acho que essas são mensagens importantes para as pessoas ouvirem agora.


M.I. - O novo álbum "Rise Radiant" está a apenas algumas semanas do seu lançamento e é um registo fantástico. Desta vez, houve algo diferente no processo de gravação? Como achas que a banda se desenvolveu desde "Moments from Ephemeral City"?

Obrigado! "Rise Radiant" foi na verdade a primeira vez que tivemos um mês completo (ou um pouco mais) de nada além de um processo de gravação. Durante toda a nossa carreira, sempre tivemos orçamento e tempo limitados, de modo que as gravações do álbum foram menos diretas, particularmente na minha experiência em acompanhar as vozes. Desta vez, tivemos a sorte de estar em posição de fazer isso, e nunca imaginei que teríamos o privilégio de estar onde estamos atualmente como banda.
Faz nove anos desde que "Moments" foi lançado, e acho que seria difícil encontrar alguém que era exatamente igual há nove anos, haha! Tentamos manter a nossa música honesta para nós mesmos e, à medida que mudamos ou amadurecemos (questionável!) ao longo dos anos, o nosso som também muda. Há muito mais temas de paciência e legado desde que vimos mais do mundo, e nos tornamos pais e assim por diante. Grande mudança!


M.I. - Em termos de som, qual é a principal diferença entre "Rise Radiant" e os outros quatro álbuns?

“Rise Radiant” está, definitivamente, do lado mais pesado, juntamente com alguns dos nossos momentos mais pesados até agora, mas também é cheio de variedade. Há momentos muito suaves e jornadas de música mais longas que crescem por toda a parte, bem como algumas músicas mais curtas, diretas e duras que atingem com mais força. As maiores diferenças entre "Rise Radiant" e "In Contact" são esses momentos. Como álbum conceitual, o "In Contact" permitiu tecer uma história, enquanto o nosso desafio com "Rise Radiant" era criar uma coleção de músicas individuais, cada uma com a sua própria voz, o seu próprio som e mensagem, e essas restrições de escrita realmente levaram-nos a criar algo que amamos.


M.I. - O novo álbum inclui uma cover de "Don't Give up" do Peter Gabriel e também uma cover de "Message to my girl" dos Split Enz, uma banda de rock da Nova Zelândia popular nos anos 70 e 80... Por que escolheram estas músicas em particular? O que há de tão especial nelas?

É interessante, na verdade, escolhemos "Don't Give Up" bem e verdadeiramente antes da crise atingir a Austrália e depois o mundo. Realmente escolhemo-la porque sempre gostamos dessa música! Aconteceu que o momento da gravação da cover foi mesmo durante os incêndios na Austrália, e até algumas das letras eram assustadoramente apropriadas para o que estávamos a sentir na altura. Definitivamente, houve alguns momentos tristes e arrepiantes no estúdio por causa disso. Mesmo agora, com a atual crise global, acho que músicas como esta se tornaram ainda mais essenciais. A Lynsey Ward dos Exploring Birdsong juntou-se a nós como convidada na faixa e teve uma performance absolutamente maravilhosa também!
História muito mais curta para a cover de “Message to my Girl” - essa música tem um dos melhores refrões da história do rock e eu não quero discutir sobre isso, haha! Definitivamente, é um favorito há anos, e a minha mãe e meu pai também adoram, portanto, ganho pontos extra.

M.I. - Levando em consideração a capa, acreditas que os anos dourados da música rock / pop foram os anos 70 e 80? De que bandas dessa época é que gostas? 

Eu acho que considerar uma certa era da música como uma "era de ouro" ou quando a música era "real" também é considerar que a música é uma coisa imutável, fixa e finita. Como uma linguagem ou qualquer outra forma de arte, vejo a música como algo que existe em constante fluxo e desenvolvimento. Seria o mesmo que considerar uma banda com um som fixo - isso pode ser ótimo para um artista de género que existe inteiramente dentro de uma estrutura com a sua opinião sobre um som estabelecido mas, para uma banda progressiva, isso pareceria como se não houvesse o que dizer ou se recusasse a aprender e crescer.
Quero dizer, é óbvio pela escolha da capa, mas eu sou um grande fã de Peter Gabriel, a música dele fez parte da minha educação, por isso está-me no sangue!


M.I. - A capa de “In Contact” foi feita por um artista chamado Conor Maguire, da Irlanda do Norte. Ele é responsável por esta capa também? Há algum elemento específico na arte a que o ouvinte deva prestar atenção? Qual é o seu significado?

O Conor é um artista incrível, com um excelente catálogo de trabalho e, definitivamente, deveriam pesquisá-lo! Mas, desta vez, toda a arte do álbum foi criada por Chris Mangos, que também foi responsável por todas as obras de arte de "Bloom". A obra de arte foi inspirada no tema de uma jornada iminente que parece totalmente intransponível - o cervo é uma criatura que nos faz pensar em nobreza e força, apesar da sua beleza e natureza gentil, e essa criatura quieta está a olhar para a montanha distante à frente. É uma peça linda, e sinto que o tema da superação não poderia ser melhor captado.


M.I. - Todas as vossas capas, talvez, exceto a de "The Tide, The Thief e River's End" são muito brilhantes e coloridas... exatamente o oposto das capas das bandas de metal... esse é a vossa forma de se destacarem?

Não é realmente uma decisão egoísta. Novamente, para nós, isso é tudo sobre a arte como um reflexo de nós, e não como uma tentativa de chamar desesperadamente a atenção de alguém, esperando que nos amem. O brilho e a cor da obra de arte também estão na música, acordes exuberantes, vozes que tendem a permanecer no lado suave e temas coloridos inspiradores.


M.I. - Este é vosso terceiro lançamento pela InsideOut Music... como está o relacionamento até agora? Como tem sido trabalhar com a Inside Out desde que assinaram com eles?

O nosso relacionamento de trabalho com a Inside Out Music tem sido realmente agradável e proveitoso. Foi no lançamento de "Bloom" através de Inside Out que fomos capazes de dar o passo para fazer uma tournée fora da Austrália e desenvolver uma crescente base de fãs internacional. Eles têm sido verdadeiramente solidários e não nos impõem restrições artisticamente. Tem sido um prazer trabalhar com eles.


M.I. - A banda já adiou a tournée americana que deveria acontecer em maio / junho... mais alguma coisa? Quão complicado foi tomar essa decisão?

Foi a única escolha responsável que pudemos fazer. É claro, parecia que o tapete tinha sido arrancado de baixo de nós, e viajar pelos Estados Unidos era um sonho meu que parecia prestes a tornar-se realidade, e assistir a este desmoronamento foi emocionalmente esmagador. Dito isto, foi a única coisa certa a fazer – o nosso desejo de fazer uma tournée, promover o novo álbum, crescer como banda, todas essas coisas não são nada quando comparadas à situação real de vida e morte em que o mundo se encontra. Houve algumas outras tournées importantes que ainda não tinham sido anunciadas e que foram adiadas, e estamos prestes a remarcá-las na esperança de superar tudo isto até 2021!


M.I. – Os concertos no estrangeiro são diferentes dos concertos no vosso país?

Muito diferentes e muito diferentes entre países também! Depende frequentemente da abordagem cultural da emoção e da música. Por exemplo, os nossos concertos na América Latina foram loucos, e as músicas mais emocionantes, como "Firelight" de "Bloom" foram recebidas com comemoração e lágrimas de alegria, enquanto na Austrália há menos resposta para as coisas assim, e mais para as músicas progressivamente aventureiras, bem como para as coisas pesadas.
A tournée em si não poderia ser mais diferente. Na Austrália, uma banda como nós não faz tournées rurais, apenas centros metropolitanos. Quando estávamos em tournée, literalmente, fazíamos cinco, talvez seis concertos espalhados por uma semana ou por dois fins de semana, voando entre cada concerto por causa da distância insana. Fizemos tournées na Austrália no início da nossa carreira e estamos bem com tudo isso, haha! Mas estamos a ficar velhos demais. Na Europa (como era o nosso plano para os EUA), é incrível poder fazer cerca de 30 concertos ao longo de um mês e pouco, dirigir durante a noite e acordar num mundo novo todos os dias.


M.I. - Já tiveram a oportunidade de ver como as músicas novas soam ao vivo? Como é que as pessoas reagiram?

Nenhum do novo material foi tocado ao vivo ainda! Mantivemos tudo em segredo. Pessoalmente, mal posso esperar para tocar "Slow Violence", "Valkyrie" e "The Ascent" ao vivo. Vai ser muito divertido!


M.I. - O que tens feito nestes dias de quarentena / distanciamento social? Como estão as coisas na Austrália?

A Austrália demorou muito a responder, acho que há um tema comum em todo o mundo (exceto na Nova Zelândia) de os políticos estarem mais preocupados com a sua própria reeleição ou posição do que com o bem-estar público quando se trata de coisas assim. Mas nós tomamos medidas no último mês, mais ou menos, isolamento social, distanciamento social, escolas fechadas, esse tipo de coisas. Conseguimos achatar bem a curva! Espero que continue assim.


M.I. - Qual o impacto negativo / positivo que esse vírus teve na "vida" dos Caligula’s Horse até agora?

Definitivamente, teve um impacto negativo. Sofremos algumas perdas com cancelamentos de tournées e com a perda de oportunidades mas, pessoalmente, evitamos algumas balas bastante significativas e saímos bem. Existem muitas bandas ao nosso redor que foram muito atingidas. Mais do que isso, alguns da nossa equipa de som e outros na indústria viram as suas carreiras e meios de subsistência desaparecerem literalmente da noite para o dia.


M.I. - Escreveste novas letras desde que esta loucura começou?

Honestamente, não. É uma combinação de estar muito ocupado e também tentar sobreviver mentalmente. Estou em casa a estudar com a minha filha pela primeira vez, e estou feliz e orgulhoso de o fazer, mas é bastante cansativo e mantém-me alerta. Mas o meu grande problema é que preciso de pessoas. Eu confio na família e nos amigos para manter a sanidade e manter-me sano e, atualmente, não tenho esse contacto e, de vez em quando, sinto-me preso, o que é bastante punitivo. Obviamente, sou incrivelmente sortudo e só estou a desabafar um bocadinho aqui, mas basicamente não há tempo ou inclinação para a criatividade agora.


M.I. - Vocês não são uma banda tradicional de prog rock - qual a tua opinião sobre o rock progressivo / música progressiva?

Para mim, é sobre ter uma voz original musicalmente. Eu sempre fui um defensor da honestidade artística - quando costumava dar aulas de canto, uma das coisas mais importantes que eu queria mostrar aos cantores mais jovens é que a honestidade emocional não é apenas a chave para o desenvolvimento da sua própria arte, mas a maneira de se ligar com as pessoas através da sua música. É algo que nos esforçamos para fazer, além de lutar contra os nossos próprios hábitos e nos desafiar a desenvolver a cada álbum. Esse esforço constante para crescer e descobrir mais sobre a sua própria música é o que torna um artista progressivo para mim. Mas há uma lista interminável de visões diferentes sobre isso!


M.I. - Qual a tua opinião sobre o rock e metal progressivo na Austrália e tem havido um aumento de fãs e bandas a seguir o género?

Definitivamente, existe uma cena musical progressiva sólida na Austrália. Vimos altos e baixos nesta cena em termos de popularidade ao longo dos anos, mas a produção artística de bandas progressistas na Austrália tem sido enorme. Curiosamente, mesmo com a popularidade do género permanecendo bastante estática na Austrália, os artistas australianos chegaram aos ouvidos dos fãs de prog em todo o mundo e parecem estar a causar uma impressão bastante positiva!


M.I. - Neste estranho período das nossas vidas com o coronavírus... há algo que tenhas percebido, tipo que devemos valorizar as nossas vidas normais? Que o dinheiro não importa? Algo assim?

Pessoalmente, tem sido uma verificação séria do ego para mim em termos do que é importante no mundo e do meu lugar nele. Só espero que esse tenha sido o caso de muitas pessoas, principalmente de pessoas em posições de responsabilidade. Mas nunca houve uma oportunidade maior de entender a mudança global de que precisamos por tanto tempo, e as evidências do impacto da nossa ausência no mundo foram amplamente esclarecidas. Quando passamos por tudo isso, não consigo ver como podemos retornar ao status quo como o conhecíamos.
Obrigado!

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Entrevista por Sónia Fonseca