Quando fazemos uma reportagem de um concerto, nada nos satisfaz mais do que apresentar boas notícias. Infelizmente, este concerto vai ser recordado por um fator negativo. Este surgiu com o anúncio de que a Head Up! Shows, promotora que trouxe recentemente os Attila ao nosso país, vai terminar funções. No entanto, este era um fim de semana para celebrar a música dos britânicos Polar e Arkdown e, vindos do País Basco, os Meltdown. A proposta para estes dois concertos, sábado no Porto e domingo no RCA Club era metal hardcore, muito metal hardcore.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaCgaTUQFhu6tSv_suuPCjdGZR2SiHv_DmUjbDDcuv_m94yD9m_Dxug9eCezjAq1KzO_kWc92KfRQz5QV5X0pFq4M7pA5ot-Rhv-RBnuP_E5sEIO7qiHTS5SbY_WTcGfFqWhe3WBBknHDK/s200/meltdown.jpg)
A escassa assistência concentrou-se em frente ao palco e fez a festa. “Rip Out My Eyes” foi dos temas interpretados nesta noite que mais entusiasmou os presentes, mas os Meltdown guardaram uma surpresa para o final, que foi “One Step Closer”, original dos Linkin Park, malha com que terminaram a sua enérgica atuação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5XwAuO9xehpzYQs3KXSBGyI9j02TW_qhcqunFtkI2GJDy88wGFG-97eikPjIRBTl6P4Vzrsf-rKhO2L18WSII1wVE_cdc4iP8xPn3KBalnVkzTzM3x-j3YEHbVq5AZRtP2TQFI7eLwiFC/s200/arkdown.jpg)
Faltavam os cabeças de cartaz, ou seja, os Polar. Com um álbum lançado no ano passado de seu nome Nova, era normal que a sua setlist para esta noite estivesse repleta de temas desse trabalho. Assim foi, a começar pela orelhuda “Devil” que teve o condão de aproximar a assistência para mais perto do palco. Apesar do reduzido número, notou-se mais presença do público durante a sua atuação. O seu concerto foi um desfilar de malhas deste último álbum, apenas interrompido por “Tidal Waves and Hurricanes” e “Blood For Blood” do álbum No Cure No Saviour de 2016 e “Black Days”, esta de 2014, de Shadowed by Vultures.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTwNvafOPDYqSu-UyJy4WR2NYawJlXsPWeYU480QqAfZ43QzemtJ4YI6hizCPCYPWOQF7OFVstdoZJ5bryd2drUZeSaV8jZ5TsoHArHIEljHwRSWSWagNAhJugBLObUaPZ3QWVTBjUgDln/s320/Polar.jpg)
Uma palavra final para os The Year que eram para ter tocado também esta noite, mas que por problemas de saúde do seu vocalista João, não o puderam fazer. A Metal Imperium deseja-lhe umas rápidas melhoras, para que os The Year regressem com toda a energia que lhes é reconhecida.
Texto por António Rodrigues
Fotografia por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: HeadUp! Shows