About Me

Reportagem: HochiminH @ Casa Oficina Os Infantes, Beja - 08/02/2020


No passado dia 08 de fevereiro, os HochiminH estiveram de regresso a Beja para um concerto "em casa", intimo e demolidor. Foi numa noite relativamente limpa, que, na Casa Oficina - Os Infantes, estivemos a assistir a mais um concerto da banda do carvão, que trazia algumas novidades na bagagem.  

Por volta das 23 horas, já com a sala relativamente bem composta de amigos, família e fãs, entrou em cena o artista convidado pela banda animar a noite antes do concerto e, após o mesmo, fechar a noite com bons sons para acompanhar as conversas e fazer o After Party.

O artista convidado foi Jorge Teles, com nome artístico de Hang The DJ, ali de Beja e ex-baterista. Dado o amor à música e a extensa/excelente coleção de vinil, que tem uma grande variedade de metal, tornou-se animador e DJ, sendo as "playlists" tocadas mais do reino eclético e conforme a "leitura" do ambiente.  A sala já se encontrava mais animada e posso garantir que o começo foi muito bom, logo com Massive Atttack e o tema "Angel" . Passou sons mais progressistas e tivemos ainda Tool pelo meio. Atuou na meia hora antecedente ao concerto e ainda esteve a animar as hostes após o concerto.

Altura para que finalmente os HochiminH entrassem em palco, um membro de cada vez, e tomassem as suas posições. Rapidamente passaram a debitar seu som,  animando instantaneamente os presentes. Pausa e tempo para que Skatro, vocalista, informasse que o concerto iria ser curto, por motivos óbvios. Uma conversa rápida com os presentes e tocaram a "Liar", tema sempre agradável de escutar.

O público presente estava entusiasmado e ansioso por matar saudades, dado que a última vez que estiveram em Beja foi exatamente em Fevereiro do ano passado. Com muito mosh pelo meio a banda pode passar temas como a "Madness" e a "Alive" do trabalho mais atual. Claro não faltou a "Way Of Retain", tema bandeira da banda, que ainda teve um elemento do público a cantar um pouco em conjunto com o vocalista. 

Depois de uma nova pausa e dois dedos de conversa, a banda anunciou o seu novo álbum - que sairá em breve - e aproveitaram para dizer que iriam apresentar três temas novos:  "Scars", "Wasted" e "Paralyse". A banda referiu  que estes temas têm um som mais pesado (q.b) e uma sonoridade diferente. As malhas foram tocadas com muita energia em palco, todas elas com uma secção rítmica de bateria muito poderosa. Notou-se que o público gostou, correndo para cá e para lá e fazendo o usual mosh com, inclusive, algumas valentes quedas, mas nada que magoasse seriamente as pessoas. 

Após a apresentação desses temas e dado que o público pedia bis, tivemos ali uns momentos engraçados de negociações difíceis. Sendo assim e para alegria dos presentes ainda tivemos oportunidade de escutar de novo a malha "Liar" e a "Way of Retain". O resto da noite esteve entregue ao Hang The DJ. Agradecimentos aos HochiminH pela oportunidade de estarmos presentes para posterior report.


Texto e fotografias por Sabena Costa
Agradecimentos: HochiminH