About Me

Glasya - "Heaven's Demise" Review


O estilo de Glasya, melodic metal com vocalizações femininas, ou Symphonic Metal, como eles se denominam, embora popular por cá, basta ver o sucesso de Within Temptation ou Epica, dificilmente tem conseguido desenvolver grupos à altura, muitas vezes com estes a ingressarem mais no campo do death melódico ou gótico, muitas vezes não resistindo às incursões de guturais masculinos. Claro que há uma mão cheia de bandas nacionais dentro do estilo, nomes como Enchantya, de onde vêm dois elementos, ou Waterland, por exemplo.

No entanto, em «Heaven’s Demise», consegue-se sentir a frescura do sangue novo e, mesmo que sem ser original, percebe-se a alegria e empenho em criar um trabalho que soe bem. São dez temas, diferentes entre si, originais e agradáveis de escutar, desde logo começando pela faixa título, na abertura, também single do disco.

As vocais de Eduarda Soeiro encaixam bem em temas como "The Last Dying Sun" e as orquestrações soam épicas, com dimensão, por vezes parecendo a banda sonora de um bom jogo de vídeo, como na entrada de "Coronation of a Beggar", por exemplo, em que o grupo explora bem os mid tempos, coros e partes mais rápidas.

Um grupo que ainda tem um longo percurso a fazer, e que só peca por chegar tarde à cena.

Nota: 8/10

Review por Emanuel Ferreira