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Entrevista a Shaam Larein


Com o single de estreia, “Aurora”, lançado no outono de 2019, Shaam Larein abriu uma porta na escuridão abismal e deu-nos um gostinho do seu álbum de estreia 'Sculpture'. A música em 'Sculpture' é escrita com três fortes vozes femininas e é sombria e árida, mas com uma beleza que brilha como um farol através do desespero. O álbum é cheio de contrastes emocionais; rock pesado, despojado e melodias de guitarra entrelaçadas com a entrega de músicas teatrais. A arte da capa do álbum é criada por Pelle Åhman e o layout é da responsabilidade de Erik Danielsson. O álbum de estreia 'Sculpture' de Shaam Larein será lançado a 31 de janeiro pela Icons Creating Evil Art. Leia a entrevista de Shaam Larein aqui...

M.I. - Em primeiro lugar, muito obrigada por dedicares algum tempo para responder às nossas perguntas. Tenho de dizer que aprecio bastante o teu álbum de estreia, "Sculpture". Parabéns!

Olá! Muito obrigada, Sónia! Isso deixa-me muito feliz!

M.I. - Por que sentiste a necessidade de gravar este álbum?

De facto, por muitas razões, sou música e compositora, e a necessidade era grande, algo que tenho mantido por vários anos. Quando tens pensamentos que cantam melodias na tua cabeça, é difícil manter isso em segredo. Pelo menos, para mim, foi. Acho que “Sculpture” mostra um lado diferente da cena do rock pesado, e espero que uma nova porta se abra para o ouvinte. Ao mesmo tempo, para mim, escrever e publicar é uma terapia.


M.I. - Este álbum é um veículo para expores e lidares com as tuas fragilidades e sentimentos?

Eu consigo ver a minha fraqueza e a minha força enquanto escuto "Sculpture". Como pessoa, sou muito acelerada, muitas vezes ajo sem pensar, às vezes é a meu favor e, às vezes, dá errado. Quando se tratava das músicas, encontrei o meu lado calmo, que tinha muita paciência, mas carregava muitas emoções e medo. “Sculpture” é basicamente um “ouve-me a falar” ou “vê a minha linguagem corporal”, tudo o que se ouve no disco representa-me a 100%.


M.I. – “Sculpture” é um álbum autobiográfico?

“Sculpture” é a vida tirada do pária social. “Sculpture” é a perda e a tristeza de uma pessoa. “Sculpture” é muito do que vejo na vida. Não vivendo em negação.


M.I. - Descreveste o single de estreia dizendo: “Aurora é um caos que vive dentro de mim, uma representação entre o sonho e a realidade, um elogio, um eco que nunca será esquecido.” O que é que isso significa exatamente?

"Aurora" surgiu num sonho meu, e ainda está comigo, sinto a sua voz e alma em mim, tal como senti na altura. "Aurora" é o ponto de interrogação para o qual realmente não quero respostas. Estou feliz com o que ela me deu.


M.I. - Mesmo sendo completamente diferente, pensei nos Ataraxia quando ouvia "Sculpture"... quais são as tuas influências musicais?

A minha influência musical vem de vários músicos e artistas. Adoro o Nick Cave, Dead Can Dance, Dinah Washington, Billie Holiday, Le Trio Joubran, Swans e muitos outros. Mas acho que somos muito diferentes de todas essas bandas / artistas mágicos que acabei de mencionar.


M.I. - Uma das músicas, "Zaman", está em árabe por causa das tuas raízes no Oriente Médio... na tua opinião, qual a importância da herança cultural?

Bem, “Zaman” não está incluído apenas porque eu sou do Oriente Médio, “Zaman” está escrito em árabe, pois a necessidade da minha expressão exigia que o idioma árabe obtivesse o sentimento certo para a música. Mas as minhas raízes no Oriente Médio estarão sempre comigo, apesar de eu ter nascido e ter sido criada na Suécia. Agradeço aos meus pais que nunca desistiram e dedicaram tempo para me ensinar tudo sobre a minha cultura. Algo que aprecio muito agora que estou mais velha.


M.I. - A capa é a preto e branco... completamente diferente da paleta colorida que nos apresentas ao longo do álbum... qual é o significado da capa? Parece ser a mesma imagem, mas retratada de maneira diferente... como uma árvore da vida que muda com as estações do ano...

Sim! A capa de “Aurora” (feita por Luciana Lupe Vasconcelos) tem uma história completamente diferente da capa inteira do álbum (feita por Pelle Åhman), com diferentes obras de arte e artistas diferentes. Eles são diferentes na paleta de cores mas não é algo que eu, pessoalmente, tenha decidido desde o início, eles simplesmente se encaixaram... mas trabalhar com artistas diferentes é algo de que gosto. Diversão com variedade. Eu vejo a capa do álbum como uma escultura de todas as 7 músicas. É uma obra de arte incrivelmente bonita que me tocou e que eu pensei que cabia e pertencia às músicas.


M.I. - A revista RockNLoad escreveu um artigo sobre ti no qual mencionava “o próximo álbum é cheio de contrastes emocionais; rock pesado, despojado e melodias de guitarra entrelaçadas com a entrega de músicas teatrais. A sua expressão dramática e confiante no palco vem dos jovens anos no teatro e seu sentido de drama tornou-se a sua assinatura”. Concordas com esta descrição de ti mesma ou modificá-la-ias?

Bem, sim! A cena do rock é onde me sinto mais em casa e é isso que tocamos: rock pesado. Ao mesmo tempo, gosto muito de melodias de letras e músicas, e foco-me muito nisso. Costumo ouvir dizer que sou muito dramática como pessoa e aproveitei isso, colocando isso nas músicas, e tal é claramente ouvido nas vozes. A Linnea e a Nathalie partilham o mesmo sentimento que eu, não é nada que praticamos ou falamos, mas somos apenas um com a música. É fácil a personagem principal ter muita atenção, principalmente quando há muita atitude, o que faz parte do conceito, criando uma boa ligação com o resto da banda. Eu fiz teatro há uns anos, e as pessoas dizem que isso se nota em palco, mas não é nada em que pense, sou apenas eu nas minhas músicas e no palco e, tal como disse anteriormente, “Sculpture” é 100% eu. Quando não tentas demasiado, consegues ser real e honesto.


M.I. - O que é que o ouvinte pode esperar de "Sculpture", considerando que este é o teu álbum de estreia? Que tipo de ouvinte se vai sentir atraído pelo teu som?

Acho que estamos a acrescentar algo novo ao cenário do rock, e espero que o ouvinte o reconheça. Não queremos apenas ser enquadrados no livro de hard rock. Queremos ser abertos o máximo que pudermos e espero que "Sculpture" abranja o máximo possível de todas as partes diferentes da cena musical e que o ouvinte encontre a sua ligação e vínculo com o álbum.


M.I. - Como surgiu o contrato com a Icons Creating Evil Art?

Inicialmente, trabalhei para mim mesma, com a ajuda da minha agente Elisabeth Jensen Bünger, que não é apenas minha agente, mas é também a minha melhor amiga, que me dedicou muito tempo e amor para eu conseguir criar as minhas músicas. O Carl-Marcus Gidlöf, que gere a Icons Creating Evil Art, ouviu “Sculpture” através da Jenny Walroth (um grande obrigado para ela). O Carl-Marcus trabalha muito com toda a sua equipa, e elaborou um bom plano para o futuro... espero que possa levar a algo óptimo!


M.I. - Como é a relação entre ti e os músicos que te acompanham ao vivo? Eles entendem a tua música ou apenas a tocam?

É muito boa! Somos todos amigos e entendemos as visões uns dos outros e respeitamos isso fortemente. Eles têm muitas opiniões e reflexões sobre as músicas. Estão comigo ao vivo e em estúdio, e espero que tal dure o máximo de tempo possível. Os meus músicos são a razão pela qual Shaam Larein soa como soa, e não consigo imaginar-me a tocar sem eles, mesmo estando por trás das composições... os ensaios e espetáculos ao vivo fizeram de Shaam Larein uma banda.


M.I. - Existem planos para uma tournée para promover o álbum?

Esperemos que sim! Queremos realmente divulgar e promover o álbum o máximo possível em 2020. Vamos ver o que o futuro tem reservado para nós.


M.I. - Por favor, deixa uma mensagem para os leitores da Metal Imperium Webzine. Desejo-te muito sucesso! 

Let sculpture in: Little life, cry me thousands years of lies! Obrigada, Sónia!

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Entrevista por Sónia Fonseca