Não deixa de ser curioso a quantidade de bandas provenientes da Alemanha, que tocam aquilo que vulgarmente designamos por power metal. O RCA Club foi o local escolhido por um desses pesos pesados, para tocar em Portugal. Falamos obviamente dos Brainstorm, que, quase a celebrarem trinta anos de existência, nos visitaram pela primeira vez. As boas notícias não ficaram por aqui, pois para enriquecer o cartaz desta noite eles trouxeram consigo os italianos Sinheresy, aos quais a Metal´s Alliance juntou ainda os portugueses Glasya.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxdAhSB1LoxXchyNprt1PZarWZxZkmFBV4yOPsAKHNVQN2jA7WxnGzVG31MxtO3ccm7oBBkxkkorgEm2Cfj4qu-34Hk27YEk78EFAY8_htFUQZjK0MUJkw9v4gr8dHUVz-VDFXSpSaTDLO/s320/GLASYA+8.jpg)
Seguiram-se os Sinheresy. Esta banda que já tinha visitado o nosso país anteriormente, como suporte a Tarja Turunen e mais recentemente aos Lacuna Coil, tem um álbum recentemente editado. “Out of Connection” demonstra o amadurecimento da banda que, sem nunca se desviar do seu metal sinfónico característico, onde contam com duas vozes mistas, apresenta neste último trabalho temas bastante mais sóbrios. A curiosidade em volta da sua atuação foi confirmada pela afluência de público registada que era agora mais de meia casa. Este mais recente trabalho dos Sinheresy foi várias vezes visitado durante a atuação da banda e podemos afirmar que foi do agrado de todos os presentes. Foi por aí mesmo que iniciaram a sua atuação, “What Makes Us Human” foi o primeiro tema a ser tocado por estes italianos e verificou-se logo o entusiasmo da audiência que posteriormente saltou ao som de “Paint the World”, tema de 2013, onde as vozes de Cecilia e de Stefano mostraram a simbiose existente entre elas. O seu último registo foi novamente visitado para tocarem “Facts, Words, Sand, Stone” e mais tarde “Out of Connection”, o tema que dá nome ao álbum. Na reta final da sua atuação tocaram ainda “Break the Surface”, igualmente do último trabalho e concluíram com o já clássico “Domino”. Atuação muito segura e com muita entrega por parte de todos os elementos dos Sinheresy, que procuraram sempre interagir com o público.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4AOFjyqCBzHoKawURwqr4Jq04-G2nYkHoNBU8swD8yBD_8zrB7mVGB8QqPP2qimNMX7ZVjljfY44N57BTdw1aYYxaBV4PuDlmRoWmPkEoir600jxkd63vPFEs_7YphnuuYtA69-bkTnfw/s320/BRAINSTORM+2.jpg)
Com a promessa de um regresso para breve, os Brainstorm despediram-se sob fortes aplausos, após uma hora e meia de atuação que não deixou ninguém indiferente. Estavam tão satisfeitos com a receção a que tiveram direito, quanto o público com o concerto a que acabara de assistir. Para lá da qualidade de todos os músicos que passaram pelo palco do RCA nesta noite, a dos quatro vocalistas deve ser realçada. Cada qual com o seu próprio registo, é claro, mas todos com ótimas prestações. Uma noite para ficar na memória de todos o que marcaram presença neste magnifico evento.
(Mais fotografias em breve)
Texto por António Rodrigues
Fotografia por Joana Leonardo
Agradecimentos: Metals Alliance