About Me

Paranoid - "The Evidence" Review


Os portugueses Paranoid trazem-nos em 2018 uma criação que merece algum relevo no painel de lançamentos nacionais deste ano, apesar de estarmos ainda em março. O quarteto oriundo de Sintra apresenta-nos o EP "The Evidence" com aproximadamente um quarto de hora e meio e, só neste tão curto espaço de tempo, conseguimos testemunhar o potencial que a banda sintrense tem.

Se há provas que o metal nacional e o potencial lusitano andam de mãos dadas, Paranoid são sem dúvida um exemplo disso. "The Evidence", com quatro faixas, envolve-nos num ambiente quase primitivo. Poder-se-ia destacar um ou dois temas do álbum, mas é que na verdade todos os títulos são detentores de características únicas.

A morfologia dos Paranoid é bastante extensa (desde batidas groove, a vozes rasgadas do thrash, o ouvinte que se delicie com este pequeno pedaço de céu lusitano), e consegue-se testemunhar isso desde a primeira faixa, "Welcome", que é uma espécie de prelúdio para a aventura que é ouvir este álbum. Durante dois minutos o ouvinte é arrastado por riffs calmos e embaladores, para uma dose de thrash bem ao estilo nacional de "Let Them Free", segundo tema deste EP. Seguidamente a banda de Sintra dá-nos "Last Day", carregada de ritmos pesados e vozes que nos rasgam a pele. Por último, "Show Me the Way", é certamente uma forma de despedida agridoce. Por muito que queiramos apreciar cada segundo da melodia, saber que eventualmente nos vamos "despedir" desta criação dá-nos um pequeno aperto.

Dito isto, há que dar os parabéns ao Miguel Carreteiro, João Moura, Marcelo Ribeiro e Tiago Fernandes (bem como a toda a equipa que fez parte deste projecto) por darem ao Metal nacional uma lufada de ar fresco e por reforçar a ideia de que o que é nacional é bom. Que 2018 nos traga muitos mais lançamentos como este.

Nota: 8.7/10

Review por Carolina Lisboa Pereira