About Me

Evil Nerfal - "Bellum Est Pater Omnium" Review


Os Evil Nerfal dão-nos, no início do ano, um sopro de Black Metal vindo do outro lado do Oceano Atlântico. A banda colombiana, formada por Brannagh Bapheker e Purzon Dominus, lançou no início de Janeiro "Bellum Est Pater Omnium" e, de certa forma, conseguimos ter uma ideia de que o black metal não é só para os lados frios da Noruega. Ao longo de aproximadamente 41 minutos, Evil Nerfal, composeram 9 faixas que colocam o ouvinte numa atmosfera fria e, de certo modo, entusiasmante. Se há quem diga que o Black Metal é mórbido e nos repele de darmos um passinho de "dança", Evil Nerfal provam-nos do contrário.

Desta peça vinda da América do Sul há algumas faixas que se destacam. A começar pela primeira e última, uma dupla de faixas com sonoridade clássica (se Mozart ou Vivaldi estivessem vivos, iriam certamente ficar orgulhosos). Para além das faixas clássicas, podemos reparar também em "Fuck Off Jesus Christ", segundo tema que ao longo de 4 minutos nos assalta com o típico blast beat do black metal e as vozes agudas e rasgadas. "Foedus Versus Deus (Against the Great Drone of History)" é também um grande exemplo da qualidade da banda que, apesar de ter apenas dois álbuns de longa duração, nos prometem uma carreira sólida, com os blast beats, vozes rasgadas e temas que apelam ao Satanismo.

"Sathanas Kingdom Rises", antepenúltima faixa do álbum, é também uma referência para este álbum. Consegue captar a energia fria desta peça colombiana onde, ao longo de 4 minutos e 18 segundos somos catapultados para cânticos demoníacos e chamamentos a Satanás.

O Black Metal vindo da América Latina tem, ao longo dos tempos, dado provas que também naquela região se conseguem produzir obras únicas e com tanto potencial. Se acham que para se fazer bom black metal é necessário um campo gelado, o ar abafado da Colômbia diz-nos o contrário.

Nota: 8.1/10

Review por Carolina Lisboa Pereira