About Me

Criminal - "Fear Itself" Review


Desde cedo que os Criminal se tornaram uma das maiores exportações de música extrema do Chile. A banda conta já com uma carreira com quase trinta e cinco anos de carreira e a sua proposta de death/thrash metal moderno foi angariando fãs ao longo dos anos. O momento de viragem talvez tenha sido o álbum Cancer que materializou uma internacionalização que já era merecida. A banda viria a mudar-se para a Grã Bretanha numa primeira instância, sendo que actualmente reside em Espanha.

Poderá dizer-se que apesar de tudo o que foi dito atrás, a banda ainda não chegou à primeira divisão do estilo, sendo a principal razão pelo seu som estar muito associado a um género que teve o seu ponto maior de procura no final da década de noventa. É esse o calcanhar de Aquiles não só de “Fear Itself”, já o oitavo álbum de originais, mas da própria banda. Não é dizer que não existam malhas de valor – “The Needle And Knife” é um temazorro de metal que é impossível ficar indiferente e não se trata de um caso isolado – é apenas ficar a sensação de que a banda está enfiada num beco sem saída .

Apesar de competente, “Fear Itself” não acrescenta rigorosamente nada ao que já conhecemos e será indicado para os fãs die hard da banda, que esperam ter mais do mesmo. Todos os outros, um pouco mais exigentes, vão encarar este trabalho como um marcar passo do que propriamente algo que seja sentido como fresco. Boas músicas, produção ao nível necessário para potenciar essas músicas, mas infelizmente fica a sensação de que falta algo. Esperemos que exista algo mais excitante num eventual nono álbum.


Nota: 6.5/10

Review por Fernando Ferreira