About Me

Synapses - "Devoutness" Review


Segundo álbum dos italianos Synapses que apresentam um som forte com o seu death metal técnico e devastador. Forte mas ainda assim bastante pouco natural. Já lá vamos. Comecemos pela "Intro" que não se percebe a razão da sua existência. O ter uma intro instrumental que não passe por apontamentos de teclados e/ou atmosféricos é algo que a música extrema não precisa, mas também ter uma intro que apesar da inclusão desses mesmos apontamentos de teclados e/ou atmosféricos inclui um riff interessante, acompanhado por um ritmo forte apenas para depois desaguar num silêncio até chegar a próxima faixa também não tem grande razão de ser. Faria sentido uma intro (ou interlúdio ou outro) quando a mesma se insurge imbuída de uma sequência lógica do trabalho. Neste caso, não é isso que acontece de tudo.

Intro tirada do caminho, vamos à música a sério. O death metal aqui é modernaço, a pender para o técnico com alguns (muitos) tiques Meshuggianos. Ora os Meshuggah são um fenómeno interessante. Independentemente dos gostos, são únicos naquilo que fazem e todos os que tentam fazer algo parecido, acabam sempre por ter resultados decepcionantes. Felizmente não é o que se passa aqui exclusivamente. Os tiques em questão não apagam o resto mas acabam por causar grande distracção, principalmente porque temas como "Legates Of Tyranny" e "A Place Will Be Forgotten" surgem-nos como demasiados genéricos.

Esse é o grande problema deste "Devoutness". Passados os quarenta e cinco minutos da sua duração e das suas doze músicas, fica muito pouco na memória, a não ser os defeitos atrás apontados. Com esses defeitos dificilmente ficamos com vontade de pegar nisto outra vez e esquecemos-nos do peso e até melodia que faixas como "A Place Will Be Forgotten" e o excelente e inspirado interlúdio "Hybrid Soul" têm. É um trabalho desequilibrado ainda que tenha tudo para agradar aos fãs menos exigentes do death metal técnico. Seria necessário algo mais (muito mais) para que houvesse um impacto duradouro.

 
Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira