Os finlandeses Insomnium anunciaram que irão substituir o seu vocalista e baixista Niilo Sevanen, no que respeita à sua primeira digressão norte-americana. A banda de death metal melódico lançou inclusive a seguinte declaração:
"No Sábado passado, recebemos um telefonema inesperado, enquanto nos dirigíamos para o Gothoom Festival, na Eslováquia. Infelizmente, tinha surgido uma doença grave no seio da família do Niilo. Sentimo-nos todos devastados, mas ainda fomos capazes, de alguma forma, de realizar o concerto.
"No entanto, devido a estas circunstâncias imprevistas, não havia maneira nenhuma do Niilo ser capaz de deixar a sua família para trás e participar na próxima digressão norte-americana. A família é a coisa mais importante e vem sempre em primeiro lugar. Ficámos com duas opções igualmente difíceis de tomar. Cancelarmos a digressão ou tentar encontrar um substituto para o Niilo, com dois dias de antecedência.
"Nós já tínhamos investido uma quantidade considerável de dinheiro nesta digressão e todo o pessoal da digressão tinha assumido compromissos para tirar uma folga dos outros trabalhos, de forma a fazer esta digressão. Ao mesmo tempo, sentimo-nos muito mal por pensarmos no lado financeiro das coisas, enquanto um dos nossos melhores amigos está a passar por uma terrível tragédia familiar. Após uma série de reuniões de emergência, decidimos prosseguir e verificar se haveria alguém que nos pudesse ajudar.
"Considerando todas as coisas, ter 50% da formação original seria melhor do que nada. Nós também não queríamos deixar mal as pessoas que já tinham comprado os bilhetes. O mais importante é que nós não queríamos desistir. Então, escrevemos a todos os nossos amigos e perguntámos se conheciam alguém. A resposta e o número de pessoas que nos queriam ajudar arrebatou-nos. Vários indivíduos talentosos estavam prontos para entrarem em cena com pouca antecedência.
"Estamos eternamente gratos e sensibilizados por esta resposta, e isso só mostra como as pessoas da cena metal norte-americana são dedicadas e solidárias. Depois de inúmeros encontros, deparámo-nos com o Mike Bear (Artisan, Prototype), que ficará responsável por rosnar e tocar baixo nesta digressão. O Mike Bear comentou que "é uma enorme honra poder ajudar os Insomnium a embarcarem na sua primeira digressão pela América do Norte. Já estive nos seus concertos, de cada vez que visitaram os EUA, ao longo dos anos, e os desempenhos e energia são algo que tenho em mente como um ponto de referência para trazer a esta próxima digressão. Todos concordamos que estas são circunstâncias infelizes.
"Embora eu esteja animado para tocar com a banda, vou manter o Niilo e a sua família nos meus pensamentos e espero que vocês também. Como fã da banda, posso dizer que o alinhamento escolhido é surpreendente. Espero vê-los a todos a apoiar esta digressão. Vemo-nos em breve!" Ficamos de coração partido ao irmos em digressão assim. Os Insomnium têm tido sempre que ver com solidariedade e unidade. No entanto, ficámos sem nenhuma opção. Caso contrário, não estariam a ler esta declaração. Esperamos que recebam o Mike Bear e o Nick Cordle (guitarrista substituto do Ville) de braços abertos.
"Além disso, espero que levantem os polegares para ambos os Markus, pela sua atitude obstinada de fazerem com que esta digressão aconteça, não importa quais as circunstâncias. Escusado será dizer que estes rapazes vão realizar um grande concerto, todas as noites. Podemos apenas esperar que vocês façam o mesmo e nos apoiem, durante estes tempos difíceis. Vamos compensar isto no futuro e voltaremos mais fortes."
Por: Bruno Porta Nova - 11 Agosto 15