About Me

Ahab - "The Boats Of The Glen Carrig" Review


O pescador louco por baleias está de volta. A banda alemã chega com este "The Boats Of The Glen Carrig" ao quarto álbum e não se estabelece como uma das mais brilhantes propostas dentro do Funeral Doom porque já o é há já algum tempo, mesmo que aqui evidencie vontade e argumentos para não encaixar perfeitamente neste género - na verdade, este facto não é exclusivo a este álbum, mesmo que seja bem mais evidente. Aquilo que caracteriza o funeral doom são os ritmos paquidérmicos e um peso descomunal, coisa que temos aqui em abundância. No entanto, o que temos aqui é uma dose considerável de dinâmicas que fazem com que as suas músicas tenham muito mais punch. Se pegarmos nos momentos de calmaria que "The Isle" e "The Thing That Made search", quase que nos esquecemos do peso bruto que a banda alemã é capaz de colocar em cima das nossas cabeças.

Apenas uma faixa destas cinco é mais unidimensional - "Red Foam (The Great Storm)" que também é a mais curta, apenas com seis minutos e meio - e mesmo essa é provavelmente a música mais rápida que a banda já escreveu, com um andamento algo acima do lentidão habitual e umas melodias incomuns para o estilo. São estas diferenças que podem apontar para o problema que os fãs da banda e/ou do género funeral doom podem ter  com "The Boats Of The Glen Carrig": o que apresenta é algo que vai para além do estilo o que pode representar um (eventual) problema para os puristas. No entanto, para os apreciadores de boa música, este é um álbum de qualidade ímpar.

Doom metal é um estilo muito particular, funeral doom ainda mais. Uma das coisas que os caracteriza é a dificuldade. Dificuldade das bandas em fazer temas que consigam cativar sem desvirtuar as regras do género e dificuldade por parte dos fãs em se deixarem cativar por temas longos e lentos e na maioria das vezes repetitivos. A repetição é algo que está na génese do género, principalmente no variante funeral. Aqui os Ahab fazem batota, porque contornam essas regras. Fazendo uma comparação talvez parva e simplista, "The Boats Of The Glen Carrig" soam como se os Opeth, nas vésperas de lançar o "Blackwater Park" decidissem investir no doom metal com referências náuticas. Independente disto, o que interessa reter é que ao quarto álbum, os Ahab transcende a sua própria identidade com um álbum que tem das melhores composições alguma vez criadas pela banda alemã.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira