Steve Thompson, produtor de música que já trabalhou com grupos como os Metallica, Korn, e Soundgarden, ou com artistas como Whitnet Houston, Aretha Franklin, e Madonna, concedeu recentemente uma entrevista ao site Ulimate-Guitar.com, onde falou, entre outros assuntos, sobre a questão concreta da falta de baixo no álbum "…And Justice For All", dos Metallica. Seguem-se excertos dessa entrevista:
Ulimate-Guitar.com: O Lars não estava satisfeito?
Steve Thompson: Tivemos de aumentar o som da bateria, da acordo com a preferência dele. Eu não era muito fã daquilo. Então, ele perguntou: “Ouves o baixo?” E eu respondi: “Sim. Grande parte, meu. Ele arrasou”. Ele disse: “Eu quero que baixes o volume do baixo, até que mal o oiças na mistura”. Eu perguntei: “Estás a brincar, certo?”
Ulimate-Guitar.com: Ele estava a brincar?
Steve Thompson: Ele respondeu: “Não. Baixa o volume.“ Eu baixei-o até àquele nível e ele diz: “Agora, baixa mais 5 db”. Eu virei-me e olhei para o Hetfield e perguntei: “Ele está a falar a sério?”. Fiquei estupefacto.
Ulimate-Guitar.com: O que é que fizeste?
Steve Thompson: Naquela noite, liguei ao meu empresário, e acho que falei com o Cliff Burstein e o Peter Mensch [empresários dos Metallica], e disse: “Eu adoro estes tipos. Eu acho que eles são incríveis e que criaram um género próprio, mas não concordo com a direcção que o Lars me pediu para seguir. O meu nome vai fazer parte disso. Portanto, porque é que não convidas outra pessoa?” O meu empresário não queria ter nada que ver com aquilo, nem com o Burnstein ou o Mensch.
Ulimate-Guitar.com: Mas estavas pronto para abandonar a mistura dos Metallica?
Steve Thompson: Eles convenceram-me a apoiá-los, e o meu único arrependimento é que não tivemos tempo suficiente para, pelo menos, misturar o disco da forma que o ouvíamos. Eu queria pegar no "Master Of Puppets" e aumentar-lhe mais o volume. Essa era a direcção sónica que eu tinha para o "…And Justice For All". Os elementos estavam todos lá, mas acho que eles queriam adicionar um som mais de garagem, sem baixo. E o baixo estava excelente; estava perfeito. Lembro-me quando os Metallica entraram para o Hall Of Fame. Viajámos de avião, e eu estava sentado ao lado do Lars.
Ulimate-Guitar.com: Conversaste com ele?
Steve Thompson: Ele perguntou: “O que se passou com o baixo no "…Justice"?” Ele perguntou-me isso mesmo. Só me apetecia bater-lhe. Foi uma vergonha, porque eu é que levei com as culpas pela falta do baixo.
Por: Bruno Porta Nova - 25 Março 15