Os britânicos Napalm Death emitiram recentemente um comunicado para pedirem clemência para os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, membros do grupo Bali Nine, que foram condenados à morte por trafico de droga. De destacar que o comunicado foi endereçado directamente ao presidente da Indonésia, Joko Widodo, uma vez que este é fã da banda. Segue o comunicado na integra:
"Caro Sr. Widodo,
Apelo directamente a si que por favor poupe as vidas de Andrew Chan e Myuran Sukumaran, os dois cidadãos australianos que aguardam actualmente pela sentença de morte na Indonésia por tráfico de heroína. Como um seguidor da nossa banda Napalm Death, apreciará que as nossas letras e ethos desafiam o ciclo contínuo de violência no mundo, quer provenha de um estado ou de um indivíduo. Se estas coisas não são desafiadas e, fundamentalmente, mudadas, eu acredito que nós nunca iremos verdadeiramente avançar como humanidade.
Eu entendo que, como líder, está determinado a mudar as coisas para melhor, e por isso eu acredito que a concessão de clemência seria um grande passo em frente nessa busca de melhoramento. Eu compreendo que a heroína pode ser prejudicial em muitos níveis, mas acredito que este é um problema muito mais profundo que não pode ser alterado, ou modificado, através da morte das pessoas.
Mais uma vez, peço respeitosamente que faça mesmo a diferença e anule essas sentenças.
Pela esperança e paz
Mark "Barney" Greenway (Napalm Death)"
Por: Bruno Porta Nova - 25 Janeiro 15