About Me

Melanchoholics - "Solar Café" Review


Ao terceiro álbum, o trio alemão de seu nome Melanchoholics ainda é consideravelmente desconhecido, pelo menos fora do reduto da música ambiental e experimental, reduto esse por vezes restrito. Temos então um início algo peculiar com ruídos estranhos a marcar presença no tema “Rotten City Radio” e testar aqueles que não sabem bem o que esperarem de “Solar Café”. Para isso, provavelmente fosse melhor o tema Adam Dunkel, onde temos pads suaves, assim como drones e uma linha do que parecem ser teclados hammond a dar aquele toque de classe. Se a primeira faixa não foi eficaz, esta segunda compensa bem e faz a média.

O factor mais marcante dos Melanchoholics (grande nome, já agora), é o facto de não dependerem totalmente de parafernália electrónica para fazer o seu som. Existem aqui muitos ruídos estranhos, onde a voz também é usada como se fosse mais um instrumento para criar arranjos ou efeitos de teclado. As guitarras e baixo, de uma forma bem discreta e quase de fundo, surgem também para acrescentar mais peças a este trabalho que mais parece uma tapeçaria sonora. Para quem não estiver atento, poderá de alguma forma passar ao lado, aliás como todo o trabalho no geral, mas a verdade é que “Solar Café” vive dos detalhes e do ambiente que esses detalhes criam no ouvinte.

Em temas como “Hiring Bearded Women”, o tema título e “Presence Of Absence”, o efeito fantasmagórico e atmosférico é de uma eficácia extrema, capaz de levar o ouvinte a flutuar numa viagem etérea, como num sonho, onde os nossos pés não tocam no chão. No entanto, este ponto, que é uma das suas maiores forças, também poderá ser aquilo que o condena. Poderão existir aqueles que não ficarão impressionados por esta capacidade de abstrair da realidade e de induzir a estados alterados de consciência (ou inconsciência). De forma mais simples, poderá ser uma boa forma de acabar com as insónias. Embora isso possa parecer negativo, não o é. É um trabalho que mesmo mantendo uma aura negra, consegue relaxar, abstrair e fazer viajar. Algo que além de não ser fácil de fazer, não é comum de ouvir. Por isso e pela forma como flui, este é um trabalho a conhecer.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira