Os Triptykon cancelaram a sua performance do próximo dia 22, num festival em Maryland, para que o líder da banda Tom Warrior pudesse ir ao funeral do seu “mentor” H.R. Giger.
Tom afirma que quer participar na totalidade da preparação do funeral de Giger, e pede desculpa aos fans pelo cancelamento do concerto. O líder ainda terá tentado sugerir que um amigo poderia cantar no lugar dele, mas a banda rejeitou a ideia.
A banda já tinha reservado uma equipa, assim como alojamento e viagens.
Giger, criador do legendário monstro “Alien”, faleceu aos 74 anos no passado dia 12 de Maio, após uma queda, na sua casa em Zurique.
O ex-membro de Celtic Frost e Hellhammer Tom afirma: “Ainda estamos todos a tentar lidar com o choque desta perda dolorosa e inesperada. Durante 30 anos que H.R. Giger havia sido um mentor. Conforme escrevi na minha nota, alguns dias atrás, numa altura em que todos ridicularizaram, ignoraram e até mesmo se opuseram à música que os quase completamente desconhecidos artistas underground suíços Hellhammer criavam, Giger ouviu-nos, falou connosco e deu-nos uma chance. O resultado foi o álbum “To Mega Therion” de Celtic Frost que acabou por ser a base de todas as colaborações subsequentes entre nós.”
Tom acrescenta ainda: “Simplesmente não posso faltar ao funeral privado de H.R. Giger e de fazer parte do memorial público posterior, a ser realizado numa das maiores igrejas de Zurique. É uma coincidência extremamente infeliz que estes procedimentos inesperados e trágicos colidam com a presença de Triptykon no Maryland Deathfest. Desistir não foi de modo algum uma decisão fácil de tomar. Estamos a desiludir o nosso público e o promotor do festival, contradiz o nosso sentido de compromisso e prejudica a reputação da banda.”
Por: Catarina Rodrigues - 21 Maio 14