About Me

Iodine - "Izabel" Review


Os leirienses Iodine já fazem parte da cena nacional desde 2006, tendo já lançado 3 EPs, sendo este o mais recente. Numa viagem ao fundo de catálogo do grupo, pode-se confirmar que não se afastaram da sonoridade que praticavam no início de carreira, a qual, passo já a dizer e espero não afastar os leitores assim que que escreva o nome, é o metalcore. Metalcore infundido com alguns elementos de post-metal, sendo que o maior nome a que podemos associar a esta banda é The Ocean na sua fase “Aeolian”.

“Izabel” é um registo bem polido em que a banda segue, liricamente e tecnicamente, o rumo traçado no seu lançamento anterior “An Abyss At Nightfall”, explorando e aperfeiçoando a sua sonoridade, não se tratando mais do metalcore que já referi e que definia o grupo nos seus primeiros anos. “Metastasis” pode trazer consigo todo esse legado, mas também traz muitos momentos que não limitam os Iodine a essa etiqueta e, para confirmação, o tema seguinte, o muito bem conseguido “The Seer” revela um grupo coeso capaz de dominar estruturas variadas e transmiti-las com intensidade ao ouvinte, misturando hardcore com momentos que fazem lembrar uns Cult Of Luna – especialmente no final de “Tempest/Dawn”, um tema dos que mais destaque merece deste EP.

Provando serem uma banda que trabalha para elevar a sua categoria, seria uma boa notícia os Iodine começarem a gravar o seu primeiro longa-duração. Enquanto tal não acontece, este “Izabel” é um excelente registo, digno de ser experienciado.

Nota: 7.8/10

Review por Tiago Neves