Os noruegueses Darkthrone vão lançar, no próximo dia 12 de Maio, a box set "Black Death And Beyond" através da editora Peaceville Records. É uma edição especial de coleccionador com um livro elaborado que contém relatos extensos da história e filosofia da banda por parte de Gylve "Fenriz" Nagell e Ted "Nocturno Culto" Skjellum, bem como lembranças adicionais do baixista Dag Nilsen, outros artistas e amigos, e uma grande quantidade de fotos pessoais do arquivo da banda. Para além do livro, incluem-se também três vinis que reúnem as próprias escolhas dos Darkthrone no que toca à sua ilustre colecção de death metal, black metal, e clássicos do punk.
Fenriz explica o conceito por detrás das selecção das faixas: "Nunca deixei o meu trabalho; uma das razões prende-se com o facto de lá poder ouvir música o tempo todo através dos auscultadores. Em qualquer caso, eu raramente oiço música em casa, e se o fizer, é como se não o conseguisse fazer devidamente. É no trabalho, de auscultadores postos, que se revelam os detalhes, como também as músicas que posso ou não usar em compilações, ou as misturas que aparecem claramente.
"De cada vez que arranjo/compro uma cassete ou um vinil, tenho de transferi-los para ficheiros WAV através de um programa de computador, escrevendo depois uma pequena nota a acompanhar o disco finalizado. Mas a nota passa primeiro pelo meu local de trabalho, onde posso classificar as várias músicas com um sistema inteligente chamado The Fenrizolator. E assim passam os dias.
"Depois, surgiu a ideia de fazer um livro sobre os Darkthrone, e com ele uma vasta box set. Falou-se sobre três discos de compilação, um com death, um com black, e um com outros estilos. Assim foi. Mas desta vez, decidi fazê-lo devidamente. E para fazer isso... bem, tive de enfrentar o meu próprio sistema de classificação. Como também uso o F-olator em CDs normais, levei três dias inteiros para classificar todos os nossos 16 álbuns. Foram feitas certas descobertas, como a música "Hans Siste Vinter"que eu acho que é a pior dos Darkthrone (com apenas 12 em 60 pontos), e também o "The Cult Is Alive" que é provavelmente o nosso melhor álbum - pelo menos é o que tem consistentemente as melhores notas. Mas eu discordo. Discordante agressivo!!! As listas estão feitas, e eu tentei realmente ser o mais honesto e justo possível. O Ted ia inicialmente fazer isso, mas acho que de repente ele constatou que seria uma tarefa abismal, e acabou com - bem, o que tens nas tuas mãos neste momento. O meu "Best of" tenta basear-se quer nos meus votos tendenciosos, quer na lógica, como também nos favoritos pessoais, e nas minhas músicas favoritas do Ted".
"Tracklist da box set Black Death And Beyond":
Black:
Lado 1:
01. In the Shadow of the Horns
02. Inn I De Dype Skogers Favn
03. Under a Funeral Moon
04. I en Hall Med Flesk og Mjod
Lado 2:
01. The Hordes of Nebulah
02. The Claws of Time
03. Fucked Up & Ready to Die
04. Hate is the Law
05. The Cult of Goliath
Death:
Lado 1:
01. Snowfall
02. Sunrise over Locus Mortis
03. Soulside Journey
04. Neptune Towers
05. Nor the Silent Whispers
Lado 2:
01. Iconoclasm Sweeps Cappadocia (NRK version)
02. Sadomasochistic Rites
03. In his Lovely Kingdom
04. Black Daimon
05. Paragon Belial
Beyond:
Lado 1:
01. Graveyard Slut
02. Forebyggende Krig
03. These Shores are Damned
04. Pervertor of the 7 Gates
05. Wisdom of the Dead
Lado 2:
01. The Winds they called the Dungeon Shaker
02. Grizzly Trade
03. Those Treasures Will Never Befall You
04. Stylized Corpse
05. The Ones You Left Behind
Por: Bruno Porta Nova - 7 Abril 14