Quer se goste, quer não, cada vez mais o hardcore se torna num género estandarte da música extema.
Os Above The Hate são uma banda formada no final de 2010, e chegam-nos da margem sul com o seu segundo álbum de estúdio, Living Under The Sludge. Depois de um full-lenght e um EP de 6 faixas (incluindo uma bónus), temos aqui o trabalho que finalmente define esta recente banda e que pode ser um grande passo para se afirmarem na cena hardcore nacional, que tanto tem para oferecer actualmente.
Living Under The Sludge é composto por 11 faixas e conta com participações de alguns nomes do panorama core português, assim como a participação especial do vocalista Paul Williams da banda britânica Desolated.
Se com os lançamentos anteriores tínhamos uma banda a praticar uma sonoridade algo reciclada e ainda no processo de construção de uma identidade própria, neste lançamento encontramos os mesmos mais coesos que nunca, com riffs e breakdowns característicos do estilo, carregados de peso e agressividade, com alguns momentos a roçar o metalcore ou o beatdown (género derivativo do hardcore).
É notória a rodagem adquirida nos últimos anos, depois de partilhar palco com grandes nomes como Terror ou No Turning Back, ao ouvir malhas como Golden Bones ou Carnations, que colocam esta jovem banda ao nível de muitas outras no resto do mundo.
Não se pode dizer que os Above The Hate tenham feito algo de novo ou original no género, porque não o fizeram, mas este é sem dúvida um grande trabalho que serve como "prova dos nove" deste recente colectivo. Com poucos momentos fracos, temos aqui um excelente lançamento que marcará certamente o panorama hardcore nacional e que "pavimenta" aqui a estrada para uma promissora carreira deste jovem colectivo.
Nota: 8/10
Review por Afonso Veiga