About Me

Anette Olzon - Ex-vocalista explica por que decidiu não aparecer no documentário dos Nightwish


Anette Olzon, ex-vocalista dos Nightwish, concedeu recentemente uma entrevista ao site PlanetMosh, onde explica por que motivo decidiu não aparecer no último documentário dos Nightwish. Aqui fica um excerto dessa entrevista:

PlanetMosh: "No DVD dos Nightwish, "Showtime Storytime", não apareces no documentário sobre a tour "Imaginaerum". Por que é que pediste para não seres mencionada?"

Anette Olzon: "Eu disse que não queria fazer parte disso; a decisão foi minha. Houve muitas razões. Em primeiro lugar, falámos sobre o documentário apenas por alto, antes da tour começar, e, depois, quando tudo terminou, e despediram-me de uma forma muito má, fiquei muito irritada e triste com a situação. Então, alguns meses mais tarde, perguntaram ao meu agente, se eu queria pagar por este documentário e participar nele, e a minha reacção foi: "Porquê?" Há uma nova vocalista e eles fizeram isso da pior maneira, portanto não quis participar. Em muitos aspectos, não foi só porque estava irritada, mas também porque não entendia o porquê, e também porque não queria ver metade do documentário sobre mim, e a outra metade sobre a nova vocalista - haveria comparações, e não sabia como é que me mostrariam. Será que me mostrariam de uma forma errada ou correcta? Portanto, a decisão tem muitas camadas diferentes, mas senti que não queria fazer parte disso; naquele momento, queria mandar essa parte da minha vida para trás das costas.

PlanetMosh: "Algo que acho deprimente, é a quantidade de pessoas que parecem obcecadas em defender o seu vocalista favorito como o "melhor" que uma banda teve, criticando os outros vocalistas. Em vez de admitirem simplesmente que cada vocalista é diferente, e tem os seus próprios pontos fortes e fracos, estão constantemente a comparar e criticar."

Anette Olzon: "Quando me juntei aos Nightwish, tive muitas responsabilidades, e os fãs não tornaram isso fácil. Foi uma tarefa difícil de desempenhar, porque os fãs não me aprovaram. Vendemos mais álbuns do que os Nightwish alguma vez venderam, portanto, nesse sentido, fui bem sucedida, mas fizeram-me sentir muito insegura, e por isso é que tive de dar no duro para ser acarinhada, por causa dessas comparações com a Tarja [Turunen, ex-vocalista dos Nightwish], que acho muito engraçadas, porque nós somos muito diferentes. Acho que a música é algo onde não podes competir; acho que não podes dizer quem é o melhor, porque somos todos diferentes, e aquilo que tu gostas, pode ser algo que eu não gosto, e acho que deveríamos parar de fazer comparações. Alguns destes fãs são muito fanáticos, e não sei por que motivo os Nightwish têm este tipo de fã, porque não acho que todas as bandas o tenham, mas há algo nos Nightwish que tornou estas pessoas muito fanáticas."

PlanetMosh: "Existe também o facto de que vozes diferentes funcionam bem em coisas diferentes. Não tenho a certeza se a linda voz de soprano da Tarja funcionaria tão bem, por exemplo, nalgumas das músicas do "Imaginarum", considerando que a tua voz funcionou."

Anette Olzon: "Sim, e a minha voz não se adequaria àquelas primeiras músicas do "Angels Fall First", já que tive alguma dificuldade em cantar aquelas músicas. Acho que, ao trocarem a Tarja por uma nova vocalista, os rapazes tinham como objectivo algo novo, um novo som, mas, ao mesmo tempo, se tivessem escolhido talvez alguém semelhante, porventura teria sido, de certa forma, mais fácil para todos, mas uma vez que os rapazes queriam um estilo novo, essa foi a escolha, e os fãs poderiam talvez ter tentado aceitá-lo, e muitos deles aceitaram-no, certamente, mas foi difícil para todos nós de muitas maneiras."

PlanetMosh: "Aquando da separação com uma banda, existem más memórias, mas também existem, espero, boas memórias. Que boas memórias guardas dos tempos com os Nightwish?"

Anette Olzon: "Acho que foi quando ganhámos um grande prémio na Alemanha intitulado de prémio Echo, que é como um Grammy. A noite foi simplesmente fantástica, estive no mesmo palco com celebridades como Kylie Minogue e os Foo Fighters, e, na verdade, ganhámos o prémio aos Within Temptation e Foo Fighters, o que foi simplesmente fantástico, não conseguia acreditar, de modo que foi uma noite realmente agradável, só pelo facto de fazer parte dessa grande ocasião, e a Alemanha é um país tão grande, sabes, por isso foi simplesmente maravilhoso, portanto acho que é uma das melhores memórias que eu guardo."

Por: Bruno Porta Nova - 24 Fevereiro 14