O guitarrista dos Crise Total, Rui Ramos (também conhecido por Rui Rocker), faleceu ontem aos 49 anos. Fundou a banda em 1983, depois do fim dos Crise, tendo assim perfeito três décadas de carreira. Também era membro dos Asfixia, criados em 2010. De momento, desconhecem-se as causas do seu falecimento.
Os Crise Total foram, juntamente com os Grito Final, das primeiras bandas punk portuguesas. As suas letras defendem aquilo que pensam ser justo e denunciam o incorrecto. Com influências notórias do punk rock da década de 70 e algum hardcore da década de 80, as suas músicas têm melodias simples e batidas rápidas. "Assassinos no Poder" é um dos temas mais célebres da banda, tendo entrado na compilação "Ao Vivo No Rock Rendez Vous em 1984", na qual se encontram temas dos Xutos e Pontapés, Croix Sante, Ocaso Épico, etc. Partilharam palco com os Xutos e Pontapés, os brasileiros Ratos de Porão e os ingleses Varukers. Passaram por vários interregnos e a sua formação foi-se alterando ao longo do tempo, exceptuando a presença de Rui Ramos, que foi uma constante.
Em Janeiro deste ano, celebraram os seus 30 anos de carreira no Ritz Club de Lisboa, partilhando o palco com os Dr.Bifes e os Psicopratas, Albert Fish, Acromaníacos e Siiose.
Por: Sara Delgado - 10 Novembro 13