Owen Brown, conhecido por ser um dos mais velhos amantes do metal, partiu aos 87 anos e levou o seu amor por bandas como Judas Priest e Iron Maiden para o túmulo.
O agricultor era vítima de cancro há 5 anos, mas só nos últimos três meses ficou doente. Diz o seu filho Pedro que como o pai não se sentia bem, costumava ficava acordado a ouvir um programa chamado Planet Rock e permanecia até às 2 da manhã a ouvir metal bem alto, como sempre gostou de fazer. Pedro herdou o seu gosto pela música, embora prefira jazz.
Uma das suas bandas de eleição eram os Megadeth, motivo pelo qual a sua família terá escolhido “Skin O' My Teeth” para a sua procissão final.
Há alguns anos atrás, Owen disse ao Western Daily Press: “Eu tinha cerca de 23 anos quando comecei a ouvir música e, surpreendentemente, foi Cliff Richard quem me pôs a ouvir. Depois mudei-me para o Elvis e nunca mais olhei para trás.”
“Eu vivia numa casa sem electricidade nos anos 60, mas certifiquei-me de que tinha uma aparelhagem com bateria.”
O seu gosto musical tornou-se progressivamente mais pesado e nos seus anos de crepúsculo, o velho metaleiro passava quatro horas na cave, com a sua chávena de chá, os seus chinelos e heavy metal a bom som. Nessa altura, Owen falou desse pequeno prazer: “É óptimo porque posso por música tão alto quanto me apeteça. Posso sentar-me com uma bebida e ouvir Megadeth sem preocupações no mundo.”
“Quando todas as crianças estavam em casa, pediam-me frequentemente para desligar a música ou baixá-la, mas só vale a pena ouvir se for a todo o gás.”
À pergunta de porque é que gostava de rock, o próprio respondeu: “O rock tem um ritmo excitante que outros géneros não têm. A maioria das pessoas cresce fora desse ritmo, mas comigo não foi assim, continuo a ouvir tanto quanto possível e, provavelmente, continuarei para o resto da minha vida.”
Foi o Western Daily Press que tornou Owen numa celebridade quando divulgou a forma como ele, com a sua idade, arrancava mega-riffs de Metallica, Deep Purple, Iron Maiden e Judas Priest no seu gira-discos de 26 anos. Bandas como Black Sabbath e Def Leppard começaram a enviar-lhe merchandise e foi convidado para o seu primeiro concerto de Megadeth. Foi entrevistado por companhias de TV no Reino Unido e no exterior, mas quando os fãs começaram a convidá-lo para o palco em convenções e festivais, ele decidiu que já era suficiente e retirou-se novamente para a sua cave e para a sua música.
Depois da sua mulher ficar doente, Owen vendeu o seu gira-discos e trocou a sua colecção de discos de vinyl por CDs.
Owen Brown faleceu no hospital a 15 de Agosto, deixando 15 netos e 21 bisnetos.
Por: Vera Calvário – 2 Setembro 13